fracasso profissional

FabrikaSimf/Shutterstock O processo de Coaching ajuda o profissional a enxergar que todo fracasso é na verdade uma oportunidade de sucesso e crescimento

Para o senso comum e uma grande parte das pessoas; errar, perder e fracassar é motivo de vergonha.  Por isso mesmo, lidar com o fracasso nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que, como muito se prega, na história só há espaço para os vencedores e ninguém quer assumir que foi vencido.

Por outro lado, no universo do Coaching o fracasso profissional não é motivo para nenhuma desonra e humilhação, mas sim uma oportunidade de aprendizado e crescimento. O ser humano é diverso e, quando se permite, está em constante evolução e amadurecimento.

Se por um lado algo não deu certo, por outro o que fez, foi tudo que o indivíduo podia e sabia fazer naquele momento. Nem sempre tomamos as decisões certas ou nos posicionamos do modo mais assertivo, mas se olharmos de forma positiva, mesmo que suas ações não tenham dado certo, sem estas falhas, não haveria também aprendizados e novas experiências que, na próxima oportunidade, vão evitar que estes mesmos erros se repitam.

Coaching Para Superar o Fracasso Profissional

Quando algo não sai do jeito que queremos em nossa carreira, temos duas opções: desistir e reclamar de tudo e de todos ou aprender com os erros, evoluir e se superar da próxima vez. O Coaching atua exatamente neste sentido, de oferecer ao profissional a oportunidade de ressignificar seus problemas e tropeços, crescer com eles e conquistar sucesso com superação.

Para isso, o processo, com suas técnicas e ferramentas, ajuda o cliente a identificar os motivos técnicos, emocionais ou comportamentais que fizeram falhar profissionalmente, trabalhando no sentido de eliminar exatamente estes focos nocivos que deram origem ao seu problema. Atua ainda no sentido de desenvolver no profissional as competências e habilidades que ele precisa para alavancar os seus resultados em todos os sentidos.

Outro ponto-chave do Coaching é que este método de aceleração de resultados e desenvolvimento humano, também oferece a pessoa uma poderosa oportunidade de autoconhecimento. Isso permite o coachee possa rever seus comportamentos e crenças (eliminar o que é ruim e potencializar o que é bom), conhecer melhor a si mesmo, planejar melhor suas ações, expandir suas possibilidades profissionais e agir de modo mais assertivo e efetivo em sua carreira e empresa.

PSC

Isso impacta diretamente na melhoria das habilidades de liderança, na autoconfiança e autoestima profissional, na comunicação e relacionamento interpessoal, na gestão do tempo e dos processos. Colabora ainda para expandir sua visão estratégica e, especialmente, a que a pessoa possa ser mais resiliente e automotivada e, com isso, ter metas, objetivos e atitudes realmente congruentes com seus anseios como profissional.

Se você também deseja aprender a lidar com o fracasso e desenvolver suas competências e habilidades e alavancar seus resultados de forma otimizada e positiva, invista em Coaching. Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC e aprenda a ser o melhor profissional que você pode ser.