desigualdade-genero

Entenda a Desigualdade de Gênero e Saiba Por Que Ela Deve Ser Vencida

Por: José Roberto Marques | Blog | 22 de julho de 2019

As mulheres lutaram muito para terem acesso a uma série de direitos, como estudar, votar, trabalhar, entre tantos outros. Apesar de já terem avançado tanto, ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que a desigualdade de gênero seja completamente vencida. Falar sobre esse assunto é importante porque ele impacta não apenas as mulheres, mas também toda a sociedade que, mesmo sem saber, é prejudicada. Então, te convido a fazer essa reflexão comigo e entender qual é o seu papel dentro dessa luta.

Baixe gratuitamente meu eBook “Mulheres extraordinárias”!
Descubra quais os passos para se tornar ainda mais incrível!

O Que é a Desigualdade de Gênero?

Quando se fala em igualdade de gênero, a ideia não é de que homens e mulheres sejam considerados iguais, afinal, as diferenças biológicas sempre irão existir, e sim que tenham oportunidades iguais, seja na sociedade ou no mercado de trabalho. Dentro de uma empresa, por exemplo, homens e mulheres têm igual capacidade de desempenharem o seu papel com excelência, então, não faz sentido que elas tenham salários menores, o que ainda acontece em algumas organizações.

No âmbito social, em muitos países as mulheres não têm muitos dos direitos que as brasileiras têm e são consideradas inferiores em relação aos homens. Para se ter uma ideia, quando uma mulher vai testemunhar algum fato para a justiça do Irã, a sua palavra vale metade do que a de um homem. Então, para que as informações reveladas tenham valor legal é preciso que duas mulheres as confirmem.

Recentemente vimos a grande jogadora Marta brilhar em campo na Copa do Mundo de Futebol Feminino, que aconteceu na França. Um fato que chamou a atenção de todos foi que a atleta usou uma chuteira na cor preta, sem qualquer marca de material esportivo. O calçado contou apenas com o símbolo da campanha Go Equal, que luta pela igualdade de gênero no esporte, como protesto por ter recebido propostas muito baixas de patrocínio se comparadas aos atletas masculinos.

Entenda Como a Desigualdade de Gênero Afeta a Sociedade

A igualdade de gênero não é benéfica apenas para as mulheres, toda a sociedade pode ganhar quando ambos os sexos tiverem oportunidades iguais. Uma pesquisa realizada pela Organização Internacional do Trabalho, que está ligada à ONU, descobriu que se a desigualdade que hoje existe no mundo for reduzida em 25%, a economia mundial poderia aumentar em mais de cinco trilhões de dólares em cinco anos. Se considerarmos apenas o Brasil, esse aumento seria de mais de trezentos bilhões de reais.

Além das questões econômicas, a desigualdade de gênero também impacta nos relacionamentos, na política e na vida da sociedade de uma forma geral. Um dos aspectos a serem considerados é que, hoje, muitas mulheres são as responsáveis pelo sustento de suas famílias, então, a falta de oportunidade para elas, prejudica um grande número de núcleos familiares, gerando uma série de problemas de ordem social.

Em se tratando dos homens, também existe um fardo a ser carregado, porque a desigualdade de gênero prega, entre outras coisas, que existem determinadas profissões que são femininas e outras masculinas. Então, aqueles que optam por uma carreira que tenham um estereótipo ligado à mulher, acabam sofrendo preconceito também. Isso sem contar na formação de crenças limitantes, como a de que homens não choram, que os obrigam desde meninos a ocultarem os seus sentimentos.

Como se pode ver, a desigualdade de gênero não é boa para ninguém e todos nós saímos perdendo quando as mulheres são consideradas inferiores e menos capazes em relação aos homens. Por isso, é importante que cada um faça a sua parte para contribuir com a construção de um mundo mais justo e igualitário para todos. Afinal, quanto mais homens e mulheres buscarem se desenvolver e alcançar o seu potencial máximo, mais todos nós teremos a ganhar.

5 Atitudes Para Contribuir Com a Construção de um Mundo Mais Justo Para Todos

Talvez você esteja se perguntando se realmente pode fazer algo para contribuir com o fim da igualdade de gênero, e a resposta é sim! Cada atitude, por menor que pareça, é um passo dado para a construção de um mundo mais justo para todos. Por isso, evite esperar que outras pessoas façam algo, comece você e sirva como exemplo para todos aqueles que convivem contigo, seja em casa, no trabalho ou na sua comunidade.

1 – Repensar Estereótipos

Existem diversos estereótipos de reforçam a desigualdade de gênero, como, por exemplo, dizer que mulheres não são boas motoristas, chamá-las de sexo frágil, associá-las apenas à compras e futilidades e mais uma série de coisas. Seja você homem ou mulher, repense isso e verifique se realmente está de acordo com essas ideias.

2 – Refletir Sobre Sua Postura no Trabalho

Independente se você trabalha em uma empresa ou gerencia o seu próprio negócio, também pode contribuir para a diminuição da desigualdade. Para isso, é necessário que considere o seu papel de empregador, gerente ou colega e identifique as atitudes que pode tomar para que as mulheres não sejam vistas como menos capazes no ambiente em que atua.

3 – Compartilhar Tarefas em Casa

Não é apenas no âmbito profissional que atitudes podem ser tomadas para reduzir a desigualdade entre os sexos, pois existe muito a ser feito em casa. Em vez de fazer todas as tarefas por ser mulher ou deixar que uma mulher que more contigo as faça, comece a compartilhar as atividades. Assim, ninguém fica sobrecarregado e a crianças da família aprenderão desde cedo que cada um deve fazer a sua parte.

4 – Questionar ao Presenciar uma Situação de Desigualdade

Mesmo que faça a sua parte, quando você se cala frente a uma situação de desigualdade, está sendo conivente com ela. Portanto, se presenciar um amigo ou colega, por exemplo, repetindo algum estereótipo e menosprezando uma mulher, converse com ele e mostre que isso não é legal. Encontre maneiras, dentro de cada contexto, de mostrar que aquela postura não é positiva para ninguém.

Baixe gratuitamente meu eBook “Mulheres extraordinárias”!
Descubra quais os passos para se tornar ainda mais incrível!

5 – Empoderar Mulheres

Depois de anos de uma cultura desigual, é natural que algumas mulheres realmente acreditem que são inferiores. Você pode ajudá-las a mudarem o mindset, empoderando-as e mostrando o quanto são capazes de realizar qualquer atividade que desejarem. Afinal, existem mulheres fortes e outras que ainda não se deram conta da fantástica força que possuem.

Espero que tenha gostado do artigo e que as informações aqui compartilhadas tenham te mostrado o quanto é importante que cada um faça a sua parte para que a desigualdade de gênero seja superada e para que todos possam viver em um mundo melhor.

 

Copyright: 1034947447 – https://www.shutterstock.com/pt/g/lightspring

Deixe seu Comentário: