As palavras empreendedorismo e startup têm se destacado cada vez mais num universo corporativo em que se entende que boas ideias não podem ficar guardadas dentro de gavetas. Uma startup trata-se de um modelo de negócios um pouco diferente do convencional, em que a preocupação central é ter um sistema com potencial de repetição e que seja escalável. Continue lendo para entender mais sobre as bases desse tipo de companhia.

Empreendedorismo e startup: entendendo esse modelo de negócios

Embora as startups possuam uma popularidade bastante acentuada nos dias atuais, ainda existem dúvidas a respeito do que configura uma empresa nesse modelo. Dois enganos recorrentes a esse respeito são acreditar que consiste apenas em pequenas empresas e/ou empreendimentos focados na internet. Nem toda startup é, necessariamente, uma companhia de pequeno porte, assim como não precisa ser focada apenas na internet.

Boa parte das startups está na internet por ser um meio que permite mais oportunidades de crescimento com baixos investimentos, no entanto, não é seu ambiente exclusivo. Startup também não é uma empresa em miniatura e nem uma companhia já consolidada em seu segmento. Agora que está claro tudo o que startups não são, é válido explicar quais são as bases para desenvolver um empreendimento dentro desse modelo:

  • – Capacidade de repetição no mercado;
  • – Escalabilidade;
  • – Potencial extremamente lucrativo.

Em linhas gerais, uma startup consiste em uma empresa que tem potencial de produção em larga escala com lucratividade recente, mantendo baixos os custos. O termo startup foi criado entre os anos de 1996 e 2001 como uma definição de grupos que trabalhavam com o objetivo de obter boa lucratividade com ideias diferenciadas.

Riscos

Uma das características desse modelo de negócios é a incerteza quanto ao seu sucesso, investir nesse tipo de empreendimento oferece alguns riscos. Observando os riscos, é fundamental que uma startup conte com a formação de uma boa clientela, tenha um modelo de atuação bem definido e seja escalável. É perceptível que esse modelo de negócios oferece desafios bem distintos daqueles que são oferecidos por organizações convencionais.

Não é incomum que startups apresentem variação de produtos e serviços entregues ao mercado de acordo com o que se mostra mais viável de ser repetido e distribuído em larga escala com boa aceitação. É como se a companhia estivesse constantemente avaliando a eficiência dos seus produtos e serviços no mercado de acordo com as respostas nas vendas.

Startup: o modelo de negócios para entrar no mercado

PSC

Ao longo do artigo, expliquei o conceito de empreendedorismo de startup, uma opção para empreendimentos com potencial de grande crescimento com uma base de custos relativamente baixa, mas que apresenta incertezas quanto ao êxito da empreitada. Trata-se de um excelente modelo de negócios para se inserir no mercado e testar se aquela sua ideia é realmente passível de tornar-se um grande sucesso.

Abaixo vou explicar alguns tópicos relevantes de quem está se preparando para iniciar a sua própria empresa seguindo o modelo de startup. Leia e descubra como essa configuração pode ser uma maneira segura de investir seu capital intelectual e financeiro.

Investimento inicial

Muitos empreendedores de startups conseguem abrir sua empresa com capital próprio porque não é necessário um investimento de grande porte. No começo, será uma companhia pequena com poucos funcionários e com custos de produção relativamente baixos. No entanto, se ainda assim for necessário contar com capital de fora, há a possibilidade de encontrar um investidor anjo ou usar o venture capital.

O investidor anjo é uma pessoa física ou jurídica que decide investir seu capital em empreendimentos que estão começando suas atividades e que possuem potencial de se tornarem bastante lucrativos. O venture capital, também chamado de capital de risco, é uma modalidade de investimento em que o investidor adquire uma participação acionária (normalmente pequena) de uma empresa em início de atividades com o objetivo de venda posterior quando as ações se valorizarem.

Possibilidade de desenvolvimento das ideias

O modelo de startup permite ter mais tempo e dados para analisar o que potencialmente pode dar certo. Por ter uma estrutura de gestão e crescimento mais dinâmica, oferece a possibilidade de que o empreendedor faça testes dos produtos ou serviços que está oferecendo para detectar quais têm maiores chances de êxito.

Iniciar no mercado com uma startup é bem interessante para quem não tem muita experiência. Ter a chance de aprender enquanto está estruturando seu modelo de negócios permite expandir suas ideias e seu alcance conforme o tempo vai passando e o empreendimento vai chegando a uma fórmula mais consolidada para ser um sucesso escalável.

Crescimento rápido

O modelo empreendedor de startups ainda oferece para quem tem uma ideia inovadora a possibilidade de não perder o pioneirismo. Esperar muito para inserir seus produtos ou serviços no mercado pode abrir a brecha para que concorrentes o façam primeiro. A estratégia de ir se aprimorando ao longo de uma jornada de erros e acertos possibilita o crescimento exponencial mais rápido.

Vale a pena para minha empresa?

Essa é uma pergunta que certamente você está se fazendo neste momento, para ter certeza de que o empreendedorismo de startup é a melhor escolha para o seu tipo de negócio. Para chegar a uma resposta, primeiramente analise se a companhia que pretende abrir possui caráter escalável, tem bom potencial de lucratividade e uma base de custos relativamente baixa.

Atendendo a essas questões relativas ao modelo do seu empreendimento, é crucial também observar se o foco está em produzir algo ou atender uma demanda. Algo bastante particular ao modelo de startup é que o objetivo central não está em oferecer um produto e sim uma solução para atender a uma demanda futura. O empreendedor, nesse caso, pensa mais adiante considerando quais serão as necessidades do seu público-alvo. Se o seu negócio venderá uma forma mais eficiente de fazer alguma coisa, então, tem grande potencial para ser uma startup.

Com esse entendimento a respeito do empreendedorismo de startup você já pode definir se esse é ou não o modelo ideal para a sua empresa.