desenho de cérebro humano

© Depositphotos.com / FrameAngel Em uma empresa, podemos dizer que o capital intelectual é a junção de todos os conhecimentos de seus colaboradores e líderes e tudo que se gera a partir disso.

Todo conhecimento que agregamos compõe o que chamamos de capital intelectual. Quanto mais nos aprimoramos e acumulamos experiências profissionais, pessoais e de vida como um todo, maior se torna este patrimônio.

Numa empresa podemos dizer que o capital intelectual é a junção de todos os conhecimentos de seus colaboradores e líderes e tudo que se gera a partir disso. Do mesmo modo, podemos aplicar isso a universidades, escolas e demais instituições que fomentam o conhecimento e sua aplicação prática em sociedade.

Cada um de nós, enquanto cidadãos e profissionais, colabora diretamente para a construção do capital intelectual de nosso país e da empresa em que atuamos. Sem a união destas competências e habilidades, não seria possível conquistar grandes resultados e construir uma reputação baseada nas informações, experiências e conhecimentos que provemos.

A motivação primária de todas as organizações, ao contratar um novo colaborador, é aumentar e potencializar seu capital intelectual. Isso significa inserir mais pessoas preparadas para suprir suas necessidades, que estão dispostas a compartilhar e agregar novos conhecimentos aos que já existem.

Faça uma pequena autoavaliação de seu próprio contexto de trabalho: qual a importância da sua função e dos conhecimentos que dissemina por meio dele? Com certeza, ao fazer esta análise, você perceberá com mais clareza como seu conhecimento é vital para a construção dos resultados.

Como desenvolver seu capital intelectual

Para garantir a manutenção e o aprimoramento contínuo de suas habilidades, é muito importante buscar a expansão de seus conhecimentos por meio de leituras, filmes, troca de experiências, viagens, formações acadêmicas e cursos de Coaching. Essas atividades são essenciais para suprir e aumentar progressivamente o seu grau de instrução e sua autoconfiança para compartilhar suas ideias e opiniões.

PSC

Ao investir em conhecimento, enriquecemos um pouco mais o nosso capital intelectual e fomentamos o acúmulo de experiências diversas, promovemos um maior entendimento a respeito de nossa profissão, das pessoas e do mundo à nossa volta.

Por outro lado, quando preferimos ficar estagnados e não nos permitimos aprender coisas novas ou compartilhar o que sabemos, deixamos de oferecer aquilo que temos e de receber informações sobre temas e assuntos que ainda não conhecemos ou dominamos.

Profissionais ávidos por conhecimento estão sempre em busca de evoluir um pouco e, por isso, criam progressivamente suas próprias oportunidades de desenvolvimento e crescimento intelectual.  Entretanto, sem aplicação prática, o conhecimento torna-se apenas um amontoado de teorias.

É fundamental fazer com que os conhecimentos adquiridos se tornem tangíveis, transformando-os em meios e oportunidades reais de transformar ideias em realizações concretas. Quanto mais nos dedicamos a modificar a realidade na qual estamos inseridos, mais nos tornamos agentes de transformação e cidadãos e profissionais que realmente fazem a diferença no mundo.

Invista em aprimoramento, faça treinamentos, leia e acumule experiências sempre em sintonia com a aplicação prática de seu conhecimento. Quanto mais você consegue aplicar o que sabe, mais agrega novos conhecimentos e se torna mais rico e produtivo intelectualmente.

Ter as respostas por si só não é tudo. É necessário saber o que fazer com elas. Pense nisso e busque transformar seus conhecimentos em ações contínuas. Fortaleça o seu capital intelectual, colabore para os resultados extraordinários e promova-os em sua vida como um todo.