Muitas pessoas têm o objetivo de tornarem-se empreendedoras. Seja por uma aptidão natural ou pela visualização de um futuro melhor, sem querer trabalhar para outra pessoa, o empreendedorismo aparece como uma oportunidade de sucesso.

Ser seu próprio chefe, com autonomia e liberdade de ação, é o sonho de muita gente. Sem falar que empreender, quando é feito com dedicação e planejamento, quase sempre produz excelentes resultados financeiros.

O problema é que, da mesma forma que você pode pensar que o empreendedorismo é a grande oportunidade da sua vida, muita gente também pensa. Isso significa que a competitividade será acirrada. Além disso, todo empreendedor precisa ser um bom conhecedor de sua área de atuação, além de desenvolver diversas competências: liderança, criatividade, inovação, organização financeira, noções de marketing, conhecimentos logísticos e um pouco de legislação.

Por isso, uma grande vontade, por si só, não basta para empreender. São muitas as habilidades que precisam ser desenvolvidas, e é ai que o processo de coaching pode ajudar.

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O que é coaching?

Coaching é um processo por meio do qual um mentor (coach) aplica diversas técnicas e métodos para auxiliar o seu mentorado (coachee) a alcançar seus objetivos de forma acelerada, organizada e estratégica. Para isso, o coaching se utiliza de conhecimentos de psicologia, administração, recursos humanos, neurociência, entre outras áreas do saber. A meta é quebrar as crenças limitantes do coachee e torná-lo a melhor versão de si mesmo.

PSC

O empreendedorismo e o coach caminham juntos, ou assim deveria ser. Muitas pessoas que desejam iniciar um empreendimento ou que já são proprietárias de um, mas que desejam obter melhores resultados, recorrem ao coaching como mecanismo para acelerar o alcance de suas metas.

Essa metodologia contempla um passo a passo para ajudar as pessoas a fazerem de seus empreendimentos grandes exemplos de sucesso.

Diagnóstico de problemas

O primeiro passo de todo processo de coaching, inclusive aquele destinado aos empreendedores, é o diagnóstico inicial. Seja um indivíduo ou uma empresa, tudo começa com a boa e velha pergunta: “por que você está aqui?”.

É por meio dela que o coachee explicará os problemas que tem enfrentado, as dificuldades que surgem em seu dia a dia e como elas estão atrasando o alcance de seus objetivos. Assim, o coach entenderá qual será o propósito das sessões e de que forma ele poderá ajudar.

Análise de forças e fraquezas

Ninguém chega a uma sessão de coaching completamente zerado. Todos nós temos nossas bagagens, conhecimentos e experiências. Por isso, nesse mergulho do autoconhecimento, o indivíduo deverá ser capaz de identificar os seus pontos fortes, para que sejam potencializados, e os seus pontos que ainda precisam de melhorias.

No caso de um empreendimento que já existe, é interessante recorrer à matriz PFOA (também conhecida como SWOT), que permite que a empresa seja avaliada em seu ambiente interno (potencialidades e fraquezas) e em seu ambiente externo (oportunidades e ameaças).

Determinação de objetivos

Os dois primeiros passos permitem que o coach compreenda a situação em que o coachee se encontra. Seja ele alguém que deseja começar a empreender ou melhorar o desempenho de um negócio já existente, a próxima fase é determinar objetivos a serem alcançados.

Numa conversa franca entre coach e coachee, o objetivo (ou mais de um, se for o caso) é definido. Alguns exemplos:

  • adquirir conhecimentos para abrir um negócio próprio;
  • desenvolver capacidades de liderança;
  • fortalecer o pensamento criativo e inovador;
  • desenhar a estrutura do negócio;
  • fortalecer a imagem da marca já existente;
  • aumentar as vendas;
  • melhorar a situação financeira do empreendimento.

Esses são apenas alguns exemplos de objetivos que podem ser definidos numa sessão de coaching aplicada ao empreendedorismo.

Plano de ação

Tendo sido definidos os objetivos a serem alcançados, o próximo passo é a elaboração de um plano de ação. São definidas as estratégias que serão empregadas para que as metas do empreendedor sejam atingidas.

Por exemplo, se o objetivo definido foi de fortalecer a imagem de uma marca que já existe, algumas estratégias podem ser definidas, como:

  • criar peças criativas para a comunicação nas redes sociais;
  • construir um site;
  • explorar ações promocionais;
  • produzir conteúdo relevante para atrair novos clientes;
  • produzir e-mails de conteúdo, incluindo novos formatos: e-books, newsletters, infográficos;
  • implementar uma cultura organizacional;
  • implementar uma rede de comunicação interna.

Prazos

Um aspecto importante que precisa ser ressaltado sobre as sessões de coaching é que elas não se resumem à teoria. Entre uma sessão e outra, pequenas “missões” são definidas para que o coachee de fato comece a pôr em prática as estratégias que foram definidas.

Para que essas atividades sejam de fato cumpridas, e não fiquem apenas no discurso e nas ideias, é fundamental definir prazos para que cada etapa seja cumprida. Por exemplo: “escrever a missão, a visão e os valores da empresa em uma semana” ou “desenvolver novas peças de comunicação do empreendimento nas redes sociais em três semanas”.

Liderança

Outro aspecto que todo empreendedor precisa desenvolver é a liderança. Um bom líder é aquele que tem uma visão geral de seu negócio e conhece as pessoas que trabalham nele. Por isso, o empreendedor é capaz de atribuir as tarefas de acordo com as competências de cada funcionário, comunicar-se com clareza, prestar auxílio, ser empático ao dar feedbacks, motivar suas equipes, ouvir sugestões e preocupar-se em sempre extrair o que há de melhor nas pessoas.

Por todos esses motivos, a liderança também é um assunto de suma importância no coaching aplicado ao empreendedorismo.

Gestão de Processos

Todo empreendimento precisa de processos, que incluem a solicitação do cliente, o contato com os fornecedores, a fabricação do produto/ prestação do serviço, a distribuição, as pesquisas de satisfação do cliente, as técnicas de fidelização, enfim, toda a cadeia de processos.

O desenho de uma cadeia de processos que seja de fato produtiva, eficiente e econômica é um dos pilares de sucesso de qualquer empreendimento.

Gestão de Pessoas

Além da gestão dos processos, o coaching aplicado ao empreendedorismo também auxilia o empreendedor na gestão de pessoas. Isso inclui não apenas ser um bom líder, mas saber recrutar profissionais adequados às atividades de seus negócios, de modo que a empresa como um todo seja capaz de atingir bons resultados.

A gestão de pessoas inclui também a comunicação interpessoal, a avaliação e o feedback de funcionários, bem como a implementação de programas de desenvolvimento e capacitação constantes.

Ação

Depois que as etapas mais teóricas do processo foram definidas, o coachee precisa tirá-las do papel e colocá-las em prática, em seu dia a dia. É nesse momento que os conhecimentos adquiridos tomam forma e de fato começam a transformar as ações do empreendedor e a aproximá-lo da conquista de suas metas.

Melhoria contínua

Outro aspecto importante das sessões de coaching é que todo plano estratégico pode ser revisto. Se alguma estratégia não está surtindo os efeitos desejados, ela pode ser revista, modificada ou substituída por uma que seja mais adequada e eficiente, dentro do contexto em questão.

O processo de coaching ensina a não desistir, mas a recalcular a rota até que o destino de sucesso seja alcançado.

Resultados

Ao fim do processo, depois de muito planejamento estratégico, correções, ações e melhoria contínua, o coachee conseguirá visualizar seu progresso e seus resultados. Com estratégia e organização, o indivíduo será capaz de concretizar seu sonho de empreender, ou de melhorar os resultados de seu empreendimento.

No entanto, o importante é que, nas sessões de coaching, seja estabelecida uma relação de parceria e cooperação, pois o comprometimento e a disciplina precisam estar presentes nas duas partes. Assim, objetivos serão alcançados, e esse empreendedor despertará a melhor versão de si mesmo.