educacao-infantil

A Educação Infantil é a Base Para a Formação do Caráter do Indivíduo

Por: José Roberto Marques | Blog | 26 de agosto de 2019

Você consegue imaginar uma casa sem uma base? Certamente não, já que é a base que dá sustento para que a construção seja erguida. Em se tratando da formação de seres humanos, também há a necessidade de uma base, afinal, ninguém nasce com suas capacidades todas desenvolvidas. E é por meio da educação infantil que um indivíduo tem a oportunidade de começar a explorar o mundo fora de seu círculo familiar, o que irá lhe render uma bagagem fantástica de aprendizado.

Por mais que a família tenha um papel de grande importância, devemos reconhecer o quanto a escola também é necessária nessa fase inicial da vida, pois é através da vivência escolar que a criança tem a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu em casa, além de poder ter acesso a novos conhecimentos. No decorrer do artigo, você terá a oportunidade de visualizar o quanto essa base é fundamental em diversos aspectos.

O Autoconhecimento é um importante alicerce no desenvolvimento humano!
Quer saber mais sobre? Baixe “O Poder do Autoconhecimento”! É um presente!

7 Benefícios da Educação Infantil Para a Formação de um Indivíduo

O ensino técnico e superior são muito importantes, afinal, representam a preparação profissional de um indivíduo. Contudo, é sempre importante lembrar que uma pessoa apenas consegue chegar nesse estágio de sua formação porque teve uma base na infância, onde aprendeu uma série de coisas que foram essenciais para que pudesse se desenvolver. Veja, a seguir, sete benefícios que a educação infantil tem na trajetória das pessoas.

1 – Socialização

O primeiro grupo social que uma criança conhece ao chegar ao mundo é sua família e, embora ela possa aprender muito com seus pais, irmãos e outros familiares, a socialização proporcionada pela escola é muito importante. Afinal, trata-se de um ambiente que contará com pessoas diferentes dela, com outros costumes, valores, personalidades. É como se fosse uma amostra da vida adulta e dos lugares que ela irá frequentar no futuro.

2 – Cooperação

Na escola, a criança aprende a compartilhar, trabalhar em equipe, a conviver em comunidade. Isso é ainda mais importante quando se é filho único, porque não há, em casa, outras crianças para aprender a dividir o brinquedo, o lanche, a atenção dos pais. Já no ambiente escolar essa necessidade de cooperar está constantemente presente, o que é muito positivo e contribui para a formação do caráter de cada um dos pequenos indivíduos que ali estão.

3 – Respeito

O respeito é um valor que naturalmente costuma ser ensinado pelos pais e que é reforçado na escola. Através do convívio com colegas e professores, a criança aprende o quanto é importante respeitar o espaço do outro, as diferenças nos mais variados aspectos, os horários e mais uma série de outros quesitos. Esse é um valor intrínseco dos seres humanos, essencial para que seja possível conviver em comunidade, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar.

4 – Concentração

Uma criança tem uma energia ímpar, que a leva a querer explorar o mundo ao seu redor o tempo todo. Na escola, ela começa a aprender a controlar esse ímpeto, a fim de canalizá-lo para a realização das atividades propostas pelo professor. Entende que precisa se manter em sua carteira, em silêncio, ouvir as instruções do educador e, então, se concentrar naquela tarefa para que consiga concluí-la.

5 – Paciência

Como adultos, sabemos que diariamente nos deparamos com situações em que nossa paciência é testada. E é na escola que a habilidade de esperar começa a ser desenvolvida, através de vários tipos de situações, como: esperar o recreio para brincar e lanchar, aguardar que o professor termine o que está fazendo para responder uma pergunta, esperar o colega usar determinado objeto e assim por diante.

6 – Autoconfiança

A autoconfiança é a capacidade de acreditar na sua própria capacidade, algo que é essencial para que um indivíduo se desenvolva como pessoa e profissional. Na escola, a criança tem as primeiras oportunidades de explorar e desenvolver os seus talentos, habilidades e interesses, e é através desse contato que ela começa a se tornar segura sobre quem é e o que pode realizar.

7 – Entusiasmo Para Aprender

Aprender coisas novas é maravilhoso e, através da educação infantil, a criança tem os primeiros contatos com diversas áreas do conhecimento. E é na infância que se constrói o interesse pelo saber e pelo explorar, que são ações fundamentais para o desenvolvimento. Quanto mais interessada e curiosa uma criança for, maiores são as chances de que se torne um adulto que estará sempre em busca de se aperfeiçoar e evoluir.

O Autoconhecimento é um importante alicerce no desenvolvimento humano!
Quer saber mais sobre? Baixe “O Poder do Autoconhecimento”! É um presente!

O Papel dos Pais na Educação Infantil

Não há como dizer que a educação de uma criança seja responsabilidade apenas dos pais ou da escola, pois toda experiência vivida por um indivíduo nos primeiros anos de sua vida contribui para a sua formação. Desse modo, o ideal é que seja realizado um trabalho em conjunto, para que cada lado faça a sua parte e, juntos, possam ensinar aos pequenos lições e valores que serão úteis durante toda sua vida.

A seguir, você verá cinco atitudes que os pais podem tomar para serem mais ativos na vida escolar e, assim, participarem da educação de seus filhos.

1 – Conversar Com a Criança Sobre a Escola: estimule a criança a contar sobre a escola e ouça-a com atenção. Assim, saberá como ela está se desenvolvendo, além de identificar possíveis problemas.

2 – Participar de Eventos da Comunidade Escolar: muitas escolas realizam eventos para a família e a participação dos pais é essencial, pois é uma forma de estreitar os laços com o ambiente e as pessoas que convivem com o seu filho diariamente.

3 – Ir às Reuniões de Pais: as reuniões de pais são muito importantes para que ouça dos professores como está o desempenho do seu filho, se existe algum ponto do seu comportamento a ser trabalhado em casa, entre outras questões.

4 – Dar Bons Exemplos Para a Criança: as crianças são como esponjas que absorvem grande parte do que veem acontecer ao seu redor. Dessa maneira, é fundamental que os pais procurem sempre dar bons exemplos, mostrando, principalmente, o quanto é importante respeitar os professores e colegas através de atitudes.

5 – Falar da Escola Sempre de Modo Positivo Para a Criança: o modo com o qual os pais falam da escola é quase que determinante em relação à forma como a criança irá se relacionar com aquele ambiente. Nesse sentido, é essencial que se use uma linguagem positiva, para que ele entenda o quanto a educação é poderosa e necessária.

A educação infantil é realmente muito importante, é a base do desenvolvimento de cada um de nós. Aproveite para deixar o seu comentário abaixo sobre como ela te influenciou para que se tornasse o indivíduo que é hoje.

 

Copyright:  307383305 – https://www.shutterstock.com/pt/g/esb+professional

Deixe seu Comentário: