Você já parou para pensar que quando está em meio a uma situação complexa não consegue enxergar com clareza todo o contexto envolvido? Isso acontece porque as emoções nos impedem de ter uma perspectiva mais ampla, então, é preciso se distanciar para entender com clareza e tomar decisões de modo mais consciente. No artigo de hoje falarei a respeito desse distanciamento e do quanto ele é importante em nossas vidas.

O poder do distanciamento para ter perspectiva

Quando uma pessoa está sobre uma colina, consegue enxergar apenas aquela parte da paisagem. Porém, se ela se afasta, passa a ter uma visão privilegiada e que contempla vários outros elementos, como a casa localizada aos pés da colina, o gramado verde, as flores, os animais, o céu azul. Isso torna sua experiência muito mais interessante, porque a permite olhar além do local em que ela estava inicialmente.

Na vida acontece de maneira semelhante, porque um indivíduo que está envolvido em um atrito com um colega de trabalho, por exemplo, consegue enxergar apenas o seu próprio ponto de vista de modo totalmente egocêntrico. Então, ele tem certeza absoluta de que está certo e que o outro não tem motivo algum para dizer o contrário.

Se ele parar, respirar e fizer o exercício de se distanciar, poderá olhar para aquilo sob outra perspectiva, reconhecer seus excessos, sua razão e a razão do colega, o que permitirá a ele buscar uma solução efetiva para colocar fim ao desentendimento. O distanciamento permite retirar-se do centro para refletir a respeito da situação sob a visão do outro e, também, de maneira mais ampla e justa.

Você também pode utilizar os benefícios do distanciamento para refletir a respeito das coisas que acontecem em sua vida. Pesquisadores já constataram que fazer isso pode ser extremamente útil para lidar com emoções desafiadoras, situações complicadas e para tomar decisões difíceis. Funciona como se você estivesse assistindo um filme, em que pode analisar os fatos apenas como espectador. É claro que não dá para fazer essa análise sendo totalmente imparcial, porém, reduz drasticamente a cegueira gerada pelo lado emocional.

Entenda o distanciamento na prática

Um grupo de pesquisadores se dedicou a entender como o distanciamento age na mente humana. Para isso, fizeram um experimento com dois grupos de pessoas e pediram que elas recordassem duas situações que tivessem vivido, uma relacionada à raiva e outra à ansiedade.

PSC

Os participantes do primeiro grupo foram instruídos a pensar em si mesmos na primeira pessoa, ou seja, começando as frases em seu pensamento com o pronome “eu”. Já para os do segundo grupo, os pesquisadores pediram que pensassem na situação usando a segunda pessoa ou o próprio nome, com frases começadas por “você” ou “Fernando”, por exemplo. Ao analisarem o desempenho dos dois grupos, constataram que o segundo grupo conseguiu aumentar o distanciamento emocional e contar a situação de maneira mais objetiva.

A partir desse resultado, é possível perceber o quanto fazer uma simples mudança no modo de pensar uma questão, trocando o “eu” por “você”, torna possível obter uma visão mais clara sobre as coisas. Além disso, ajuda a reduzir emoções negativas e pensamentos de raiva, promovendo maior controle emocional. E o melhor é que se trata de um exercício extremamente simples, que todo mundo pode realizar.

Dicas poderosas para praticar o distanciamento e enxergar os fatos com mais clareza

Você tem uma discussão com um familiar, então fica horas, ou mesmo dias, remoendo cada palavra que foi dita e se culpando também pelo que falou. Um turbilhão de emoções te impede de enxergar claramente o que aconteceu e, consequentemente, de entrar em um acordo e se entender com a outra parte. Através do distanciamento torna-se possível reverter isso de maneira simples e indolor, veja como a seguir.

Imagine a situação como se estivesse assistindo um filme

Para começar a praticar o distanciamento, é importante que assuma uma postura de narrador, como se estivesse apenas observando toda a situação, sem fazer parte dela. Para isso, poderá usar tanto a segunda quanto a terceira pessoa, ou seja, você ou ele. O importante é tirar o “eu” de cena, para que realmente consiga se distanciar. Pense no fato de maneira abrangente e depois sob a perspectiva de cada um dos personagens envolvidos. Faça disso um hábito e veja o quanto te ajudará a tomar boas decisões.

Finja que está aconselhando um amigo

O ser humano, de modo geral, tem a tendência de dar excelentes conselhos aos seus amigos, mas raramente mantém a mesma sensatez ao pensar sobre sua própria vida. Contudo, você pode driblar esse costume e refletir sobre determinado acontecimento exatamente como se estivesse aconselhando um grande amigo. O que iria sugerir que ele fizesse? Que palavras de apoio iria oferecer para consolá-lo? Esse exercício também te ajudará a fortalecer o seu diálogo interno e a se conhecer melhor.

Escreva uma narrativa sobre o fato

Escrever é uma atividade fantástica, não é à toa que os diários são usados há séculos pelas pessoas para registrar informações sobre suas vidas. Em se tratando de distanciamento emocional, a escrita pode te ajudar a dar um passo para trás e olhar para todo o contexto de forma mais clara. Para isso, registre o fato que está te incomodando ou a decisão que precisa tomar em forma de narrativa, quando terminar terá uma surpresa ao perceber como suas ideias clarearam.

Pratique o distanciamento futuro

Existe um tipo de distanciamento específico que é bastante interessante para pessoas que costumam se preocupar demais com as coisas. Consiste em pensar em uma determinada situação como se fosse você mesmo, porém, daqui alguns anos. Pergunte-se algo do tipo: como me sentirei sobre isso daqui cinco ou dez anos? Ao fazer essa simples viagem no tempo conseguirá diferenciar o que realmente merece sua preocupação daquilo que deve ser esquecido.

O distanciamento é uma técnica extremamente poderosa que irá te ajudar a entender os seus sentimentos sem se deixar abater por eles. É bastante útil para ser usado em relação a questões profissionais, amizades, relacionamentos, enfim, para qualquer situação da vida. Inclusive, é interessante ensinar isso para crianças, para que aprendam desde cedo a reagir aos desafios da vida de modo construtivo.

Você já tinha ouvido falar a respeito do distanciamento emocional? Já fez algo parecido para refletir sobre alguma questão? Conte-me nos comentários abaixo!

 

Copyright: 1036936771 – https://www.shutterstock.com/pt/g/m_ksenofontov