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Dinâmica das Cores- Crie um Clima de Empatia no Ambiente de Trabalho

Por: José Roberto Marques | Blog

Você já ouviu falar na Dinâmica das Cores? Aposto que sim, entretanto, saiba que existem muitos modelos diferentes e com as mais diversas aplicações e finalidades. No universo corporativo, as dinâmicas são muito usadas para integrar colaboradores, estimular o trabalho em equipe, o respeito às diferenças, a sinergia do grupo e o desenvolvimento de habilidades interpessoais como: liderança e comunicação assertiva, por exemplo.

Por isso mesmo, para ter uma ferramenta assertiva, que estimule a interação em sua equipe e ajude a criar um ambiente de trabalho mais harmônico e descontraído, é importante saber escolher a dinâmica das cores correta. Ou seja, a que tiver mais congruência com os resultados que deseja alcançar e, especialmente, com o perfil comportamental dos seus profissionais.

A que escolhi, por exemplo, é mais indicada para profissionais experientes e equipes que já estejam formadas há um tempo, pois envolve autoconhecimento e o sentimento de empatia em relação aos sentimentos dos outros e às próprias emoções. Assim, é essencial que os profissionais já tenham desenvolvido certa sinergia e espírito de grupo no trabalho em conjunto. Vamos conhecê-la e aprender como colocá-la em prática? Acompanhe!

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Dinâmica das cores para autoconhecimento e empatia na equipe

Vamos ver como aplicar e, também, entender melhor os benefícios da Dinâmica das Cores na prática:

Objetivo: inspirar o sentimento de empatia e a integração entre a equipe e estimular a boa convivência no ambiente de trabalho.

Material: folhas de papel branco, lápis de cor, tintas coloridas ou pincéis coloridos e variados. Sala com espaço para os participantes se sentarem no chão.

Como realizar: o instrutor deve distribuir os materiais entre todos os participantes, com 3 a 5 folhas para cada, e deixar à mão os lápis coloridos. Em seguida, deve pedir que cada pessoa expresse com uma cor o sentimento ou emoção que está experimentando naquele momento por meio da Dinâmica das Cores.

Após cada um fazer isso, todos devem mostrar seu papel e explicar o que aquela cor representa naquele momento. Se a cor expressar uma emoção negativa, por exemplo, todos os colegas devem oferecer uma emoção positiva ao outro, por meio de uma cor que transmita um sentimento bom. Por exemplo, se alguém escolheu cinza porque está preocupado, o colega pode oferecer a cor azul como desejo de que tenha tranquilidade para resolver a questão.

Se alguém usa o vermelho para mostrar que está com raiva, o colega pode oferecer o branco, que traz a ideia de paz interior, para aplacar sua ira. Do mesmo modo, alguém pode usar a cor amarela para dizer que está feliz; verde realizado e por aí vai. A ideia é que todos possam se sentir à vontade para expressar seus sentimentos naquele momento e abertos a dar e receber apoio, conforto e ajuda do colega ao lado.

Como a Dinâmica das Cores ajuda a melhorar o ambiente organizacional?

No dia a dia, muitas vezes, nós convivemos mais tempo com nossos colegas de trabalho do que com a nossa família. Por isso, desenvolver a empatia e aprender a entender as nossas emoções e as emoções alheias, é uma forma de aprender a conviver melhor. Com a boa convivência fica mais simples se dedicar às tarefas profissionais e obter os melhores resultados possíveis.

O instrutor pode ir mais longe ainda, apresentando situações específicas do dia a dia da empresa e pedindo a cada um dos participantes que expresse com uma cor o que costuma sentir nesses momentos. Isso permitirá que cada participante se conheça melhor e todos se enxerguem de maneira mais humanizada, gerando proximidade e conexão.

A Dinâmica das Cores é excelente e uma poderosa ferramenta para estimular seus colaboradores e fomentar a sinergia e a boa convivência entre os membros da equipe. Estratégias que visam construir um ambiente agradável e colaborativo são sempre muito positivas para as empresas e beneficiam todos os setores.

Você é feliz?

Benefícios das dinâmicas para construir um ambiente de trabalho positivo

As dinâmicas, também conhecidas como atividades de team building, ou seja, construção de time, são extremamente positivas nas empresas. Elas representam uma forma de integrar os profissionais que passam horas trabalhando juntos de forma leve e descontraída. Afinal, com a correria do dia a dia, nem sempre sobra tempo para estreitar os laços com os colegas.

Se você nunca realizou nenhuma dinâmica com os seus colaboradores, leia atentamente os benefícios que esse tipo de atividade pode proporcionar ao seu negócio.

1. Estimula o trabalho em equipe

Nas dinâmicas a equipe fica toda concentrada em torno de um mesmo objetivo. No dia a dia de trabalho, por mais que isso também se aplique, o fato de cada um estar concentrado na sua função acaba não gerando esse espírito de time. Já na atividade, a importância do papel de cada membro fica mais clara, o que estimula a união.

2. Melhora a comunicação

Uma das principais ferramentas que a equipe usa para alcançar o objetivo da dinâmica é a comunicação. Caso algum membro deixe de se expressar claramente, isso irá comprometer o resultado. Então, até mesmo as falhas ao longo da atividade trazem ensinamentos, mostrando o quanto é importante informar aos demais o que está fazendo.

3. Proporciona momentos de descontração aos funcionários

Um ponto que muitas vezes é esquecido é que as dinâmicas, apesar de serem voltadas para o desenvolvimento de habilidades, são bastante divertidas. Proporcionar esses momentos de descontração aos colaboradores também tem muito valor. Eles poderão rir, se divertir, quebrar o gelo com colegas dos quais não são tão próximos e recarregar as energias.

4. Auxilia a identificação de perfis de liderança

Ao longo da realização de uma atividade em grupo é possível facilmente identificar os membros que possuem perfil de liderança. Isso é positivo porque permite que a empresa encontre novas opções, caso precise de novos líderes. Além do mais, poderá posicionar esses colaboradores estrategicamente em funções em que a liderança é interessante, mesmo que não sejam cargos de gerência.

5. Fortalece os vínculos entre os colaboradores

Como mencionado anteriormente, a rotina de uma empresa costuma ser corrida, nem sempre dá para se tornar próximo de todos os colegas. Através das dinâmicas e de outros eventos, como confraternizações, torna-se possível fortalecer esses vínculos. Quanto maior é a proximidade, melhor é a fluidez do trabalho.

6. Estimula a criatividade

Dinâmicas trazem atividades que se diferenciam da rotina dos profissionais e simulam situações que os fazem pensar fora da caixa. O esforço que eles têm para encontrar soluções para a questão apresentada faz com que sua criatividade seja estimulada. Então, eles poderão levar isso para o dia a dia, resultando em ideias e soluções inovadoras para a empresa.

7. Permite a descoberta de talentos ocultos

Existem pessoas que são naturalmente reservadas e acabam não mostrando todo seu potencial no trabalho. Ao observá-las em ação durante a realização de uma dinâmica torna-se possível identificar talentos que estavam ocultos. Por isso, é muito importante que, além do organizador, outros gerentes participem como observadores para se atentarem a esses detalhes.

8. Aumenta a energia e o engajamento

Toda a atmosfera envolvida em uma dinâmica, a descontração, a união com os colegas, o fato de a empresa promover esse tipo de atividade, tudo isso aumenta a energia e o engajamento da equipe. Essa é uma forma simples e de baixo custo de proporcionar algo diferente aos colaboradores e estimulá-los a se dedicarem aos objetivos da companhia.

9. Gera confiança entre a equipe

O fato de se aproximarem e participarem da dinâmica juntos leva a um aumento da confiança entre a equipe. Isso é extremamente benéfico porque, quando confiam umas nas outras, as pessoas tendem a se engajar mais no trabalho em equipe, pedir e oferecer ajuda, tudo com mais naturalidade. A empresa tem muito a ganhar, pois se nota uma melhora nos processos, no atendimento ao cliente e no relacionamento com parceiros de negócios.

10. Ajuda a reforçar a cultura da empresa

Ao escolher as dinâmicas que serão realizadas, é importante considerar a cultura da empresa. No caso da Dinâmica das Cores, por exemplo, por se tratar de uma atividade voltada ao autoconhecimento, é ótima para companhias que têm essa preocupação com o seu pessoal e visa o bem-estar de todos. Os colaboradores precisam conhecer a fundo os valores da empresa para que os considerem em suas atitudes no ambiente de trabalho.

Gostou de conhecer a Dinâmica das Cores e os benefícios que esse tipo de atividade pode trazer? Comente deixando suas percepções abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar a informação adiante!

Imagem: Por Alexander_Safonov

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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