Desenvolver a comunicação interpessoal é muito importante para nosso crescimento profissional e para nos destacarmos em nosso trabalho e carreira. Esta competência é tão relevante porque, como bem sabemos, precisamos nos relacionar com nossos colegas, líderes, clientes e fornecedores e saber se comunicar bem, faz a diferença nas mais diferentes situações.

Profissionais habilidosos em sua comunicação são aqueles que constroem boas relações interpessoais na empresa, que conseguem se comunicar de maneira mais clara e ser bem mais assertivos na apresentação de suas ideias. Também são aqueles que têm mais facilidade em fazer um bom atendimento aos clientes, mediar as situações de conflito e liderar as pessoas.

Todas estas competências só são possíveis porque um comunicador nato também é aquele que tem uma empatia alta pelas pessoas. Na prática, esta habilidade interpessoal se reflete não apenas na forma de se expressar verbalmente, mas na forma como “lê” as outras pessoas e interpreta seus sentimentos, comportamentos e ações. Esta sensibilidade é um grande diferencial.

Deste modo eu resolvi falar um pouco mais sobre a importância que a comunicação interpessoal exerce sobre o nosso trabalho e também sobre o nosso convívio social. Além disso, separei uma lista com dicas verdadeiramente extraordinárias e que vão te ajudar a melhorar e desenvolver as suas habilidades em comunicar-se. Vamos lá.

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Importância da comunicação interpessoal

PSC

Não é difícil entender o principal motivo pelo qual a comunicação interpessoal é tão importante. Afinal de contas, no decorrer do nosso dia a dia somos apresentados a diversas situações em que precisamos nos relacionar com outras pessoas.

Seja na vida pessoal ou profissional, a comunicação é o principal meio pelo qual as pessoas se relacionam umas com as outras. Portanto, manter uma boa comunicação interpessoal é uma habilidade verdadeiramente poderosa e capaz de render bons frutos.

Pois, à medida que a comunicação se torna cada vez mais assertiva e livre de ruídos, conseguimos transmitir, através da comunicação, mensagens cada vez mais claras, fáceis de serem compreendidas.

Ainda não consegue visualizar a aplicabilidade disso para a vida? Sem problemas, vamos abordar quais são esses benefícios propostos por uma boa comunicação interpessoal, do ponto de vista pessoal e também profissional.

Comunicação Interpessoal – Vida profissional

Trata-se de uma habilidade que, de uns tempos pra cá, tem se tornado cada vez mais importante. O perfil do profissional extremamente técnico já não é mais o bastante. Ele precisa ter a habilidade de comunicar-se, relacionar-se com os outros membros da equipe.

E não só isso, para assumir um cargo de gestão e liderança, é imprescindível que ele seja capaz de estabelecer uma boa comunicação com os seus liderados. Do contrário, ele poderá enquadrar-se naquela figura do chefe cuja incumbência estava relacionada a dar ordens.

Deste modo, desenvolver a comunicação interpessoal se torna uma tarefa imprescindível para qualquer profissional que deseja alcançar o sucesso. Entenda que, desenvolver essa habilidade traz consigo inúmeros benefícios, tais como:

  • Desenvolvimento de network;
  • Desenvoltura na resolução de conflitos;
  • Aprendizado;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Voz ativa, à medida que a sua comunicação se torna mais assertiva;
  • Facilidade em dar e receber feedbacks.

Comunicação Interpessoal – Vida pessoal

Por outro lado, quando pensamos sob o ponto de vista social e como a comunicação se relaciona com ele, não é difícil entender quais são os benefícios que comunicar-se bem pode gerar.

Isso porque estamos cercados de atividades em que precisamos nos relacionar, dia a dia. Além disso, para desenvolver um relacionamento saudável, seja com a sua família e amigos, ou um relacionamento amoroso, é necessário saber conversar. 

De outro modo, é capaz que a sua relação se torne muito propensa a desenvolver conflitos com o potencial de desgastá-la conforme o tempo passa.

Além disso, desenvolver uma boa comunicação interpessoal contribui para:

  • Resolução de conflitos;
  • Relacionamentos saudáveis e duradouros;
  • Clareza ao expor ideias e desejos, bem como críticas construtivas.

Dicas para Melhorar sua Comunicação Interpessoal

Aprenda a ouvir na essência

Mais do que falar é importante saber se posicionar no momento e do jeito certo e para isso é preciso ouvir verdadeiramente o que o outro tem a dizer, compreender as diferentes visões e, então, colocar sua opinião.

É importante que haja respeito, e quando eu falo de ouvir na essência é justamente ligado a esse sentido. É preciso escutar o que o outro tem a dizer sem fazer julgamentos.

Crie empatia

Mesmo que você seja uma pessoa tímida e tenha dificuldades de falar em público, seja uma pessoa aberta ao outro. Lance um sorriso, esteja aberto a ajudar, colaborar com suas ideias e busque se relacionar de forma positiva com seus colegas e líderes e criar empatia.

Aprenda a se comunicar

Assim como você, cada pessoa tem um modo de se expressar. Observe ao seu redor e veja como seus colegas, líderes ou liderados se comunicam e  tente regular sua forma de se comunicar de modo que consiga expor suas ideias.

Deste modo, você conseguiria falar e ser claro em sua mensagem, facilitando assim a compreensão de todos ao seu redor.

Tenha clareza 

A comunicação efetiva está diretamente relacionada ao modo como cada um de nós se manifesta. Nos e-mails, nas conversas e apresentações seja o mais claro e conciso possível, evitando gírias, expressões chulas e erros de português.

Respeite o outro 

Comunicação é relacionamento, por isso, mesmo que num determinado momentos suas opiniões e ideias sejam divergentes das pessoas com quem trabalha jamais perca o respeito ou o bom senso. Tenha calma, ouça o que o outro tem a dizer, reflita se aquilo faz algum sentido e só então tome uma posição. Isso ajuda a evitar discussões sem sentido e criar atritos.

Como podemos perceber, desenvolver uma boa comunicação interpessoal é o melhor caminho para construirmos relacionamentos interpessoais positivos e duradouros, acumularmos bons resultados como profissionais e líderes e termos uma carreira de sucesso.

Obviamente que tudo isso deve ser aliado a comportamentos assertivos, comprometimento, automotivação, engajamento, alta produtividade e ações eficazes, que contribuam diretamente para o crescimento da empresa.

Se você busca por tudo isso e muito mais e quer desenvolver suas habilidades de comunicação de forma rápida, objetiva e assertiva, minha dica é – faça Coaching. Quer saber mais sobre esta metodologia? Conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC e obtenha todas as ferramentas e técnicas para desenvolver uma comunicação de forma extraordinária.