motivacao-pessoal

Dicas de dinâmica de motivação pessoal

Por: José Roberto Marques | Blog | 03 de outubro de 2019

A motivação é, sem dúvida, a principal característica de colaboradores e equipes de sucesso. É comum que os profissionais que são estimulados de alguma forma, entreguem suas atividades no prazo e ainda sejam proativos para melhorar cada vez mais o nível das tarefas. 

Os líderes que trabalham constantemente nesse quesito têm mais chance de ter índices positivos de produtividade e qualidade, além de conseguirem a harmonia do time com mais facilidade. Mas não basta um gestor querer fazer isso sozinho, enquanto o resto das lideranças e setores não se mexa nesse sentido também.  

Para que as mudanças efetivamente aconteçam, é essencial que as empresas invistam em processos e ações que mantenham os funcionários sempre motivados e comprometidos com o alcance efetivo dos resultados almejados. Apesar de a solução ser lógica, não é algo fácil de conseguir, porém não é impossível. Com a união da gestão e do setor de recursos humanos (RH), é possível fazer isso acontecer com sucesso.  

Uma das formas para se chegar a implementação de motivadores para os times, são as dinâmicas de motivação pessoal. São exercícios simples e eficazes podem trazer resultados excelentes em curto, médio e longo prazo. Continue lendo o texto para conferir quais são as principais delas e como aplicá-las corretamente.  

Quer conhecer outras dinâmicas para motivar você e sua equipe?
Clique e baixe agora um ebook só de dinâmicas! É um presente!

3 dinâmicas de motivação pessoal 

A aplicação das dinâmicas de motivação pessoal pode ser um caminho efetivo para o aumento dos índices positivos de clima organizacional, aderência à cultura organizacional, produtividade, qualidade e sentimento de coletividade dentro de uma empresa.  

Por meio delas, é possível avaliar o grau de motivação ou desmotivação dos profissionais, identificar as melhores estratégias e maneiras de aplicá-las no meio corporativo e, principalmente, melhorar o desempenho dos colaboradores no dia a dia de trabalho. 

Se você é um gestor ou profissional de RH que está buscando por este tipo de solução, é s´po continuar lendo para conferir. E, se você é um colaborador que está procurando por uma alternativa para melhorar esses índices no seu trabalho, mostre essas dica s´para o seu líder. Quem sabe você não indica um processo de evolução dentro da empresa não é mesmo? Vamos lá! 

  • O que você parece para mim 

Esta ação tem como objetivo melhorar o entrosamento da equipe e identificar pontos fortes e de melhoria de cada profissional a partir da visão de seus colegas. 

Materiais utilizados: papel, caneta e fita adesiva.; 

Como funciona: peça que uns ajudem os outros a colar um papel em branco nas costas de cada colaborador. Com uma caneta em mãos, ao sinal do coordenador da dinâmica, cada profissional deverá escrever, com apenas uma palavra, a principal qualidade de cada participante e um ponto que pode e deve ser melhorado. 

Você é feliz?

É importante lembrar que, como em qualquer dinâmica, o comportamento profissional e imparcial é fundamental. Trata-se de uma ferramenta para melhorar a performance dos profissionais e não um momento para apontar erros e defeitos de cada um.

  • Desafio 

Essa é uma dinâmica que tem como objetivo questionar e instigar os participantes a não terem medo dos desafios que terão que enfrentar na vida pessoal e profissional, além de estimulá-los a enfrentarem as dificuldades que vierem, sem medo. Os desafios são um grande estímulo motivacional para o crescimento e desenvolvimento pessoal ou em grupo. 

Material utilizado: chocolate dentro de uma caixa de presente. 

Como funciona: coloque uma música animada para tocar e organize os profissionais em um círculo. O condutor da dinâmica dá o comando para que a caixa seja passada de um para o outro. Durante este processo, ele fará perguntas que desafiem os participantes a abrirem a caixa quando a música parar, ressaltando que o que pode estar dentro da caixa pode ser algo bom como também pode não ser. 

Pare a música 3 vezes, e o profissional que estiver com a caixa no momento pode escolher entre a abrir ou não. Caso ele escolher não abrir, continua a dinâmica. Após a terceira rodada, o condutor afirma que o último a ficar com a caixa não terá escolha e deverá a abrir. Ao abrir, ele encontrará um chocolate com a mensagem: “coma”, que ele deverá cumprir. 

Ao final da dinâmica, os profissionais devem refletir sobre os seus medos e anseios, e como eles podem perder grandes oportunidades se não aprenderem a lidar com este bloqueio. 

  • Para quem você tira o chapéu 

O objetivo desta dinâmica é estimular e aumentar a autoestima dos profissionais. 

Materiais utilizados: chapéu e espelho. 

Como funciona: com o espelho colado ao fundo de um chapéu, o condutor da dinâmica diz que dentro há uma foto ou o nome de um dos colaboradores participantes, e que, a cada rodada, o nome ou foto será mudado para que todos participem. 

Em seguida, ele escolhe uma pessoa do grupo e passa o chapéu a ela. Antes de ver o que há dentro, o condutor pergunta se o profissional tira ou não o chapéu para a pessoa que ver, e o motivo. Ao observar o chapéu o colaborador verá sua própria imagem refletida, e deverá avaliar suas próprias qualidades e talentos. 

E você, quais outras dinâmicas você utiliza para estimular a motivação profissional de sua equipe? Escreva abaixo nos comentários no fim do artigo para que todos possam aprender também. 

Quer conhecer outras dinâmicas para motivar você e sua equipe?
Clique e baixe agora um ebook só de dinâmicas! É um presente!

Dica extra: continue os seus estudos

Os profissionais de gestão e RH podem aprimorar ainda mais a sua capacidade de aumentar a motivação pessoal de cada colaborador por meio das formações de coaching. O método é especializado em exercitar o seu autoconhecimento, autodesenvolvimento, autoconfiança, inteligência emocional e outros pontos que são essenciais para o seu amadurecimento pessoal e profissional.  

Além disso, é possível evoluir em questões que podem influenciar diretamente no desempenho profissional, buscando otimizar o seu potencial infinito, aprendendo a lidar com os pontos sabotadores da sua vida. Nesse sentido, você pode desenvolver a sua capacidade de mapear comportamentos, contribuindo efetivamente para os processos de recrutamento e seleção, bem como com a gestão contínua de profissionais. 

Compartilhe esse artigo com os seus amigos nas suas redes sociais. Até mais, pessoa querida!

 Copyright: © Depositphotos.com / andresr 

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: