A somatização ocorre quando um indivíduo começa a apresentar sintomas físicos, mas que possuem origem psicológica. Assim, ele pode experimentar fortes dores de cabeça, falta de ar ou náuseas, por exemplo, sem que exista uma doença de ordem física causando essas sensações. Na maioria dos casos, como nenhum problema é diagnosticado, existe um grande preconceito por parte da sociedade com quem passa por isso, como se as reações da pessoa fossem um simples chilique. Para não incorrer neste erro também, entender mais a respeito do assunto é essencial para respeitar e, identificar se isso acontecer contigo ou com alguém próximo e para ter uma postura mais assertiva nestes momentos de dificuldades.

A Origem da Somatização

Alguns tipos de transtornos emocionais podem desencadear sintomas físicos comuns a certos tipos de doenças, levando o indivíduo e seus familiares a deduzirem o problema pelo qual ele está passando. Então, em uma visita ao médico, essas hipóteses são descartadas, levando muitos a acreditarem que se trata apenas de uma tentativa do indivíduo de chamar a atenção. Assim, aquele que está apresentando a somatização tende a se fechar cada vez mais, agravando o seu transtorno psicológico.

É importante deixar claro que não se trata de uma invenção de doença ou de querer apenas chamar a atenção, mas sim de problemas emocionais que se manifestam fisicamente. Em grande parte dos casos, a origem da somatização é a ansiedade, o estresse, a depressão, ter passado por uma situação delicada ou qualquer outro tipo de acontecimento que tenha causado o desequilíbrio das emoções. Vale dizer que também pode ser de ordem genética, ou seja, ser passada dos pais para seus filhos e outros descendentes.

Como a Somatização Acontece?

Cada uma das emoções que sentimos causa algum tipo de reação em nosso corpo, acelerando ou reduzindo a produção de determinados hormônios. No caso do estresse e da ansiedade, essas substâncias podem trabalhar de forma exagerada a gerar sintomas físicos, como: taquicardia, dores de cabeça, no corpo ou de estômago, entre outros acometimentos. Para algumas pessoas, isso se resume a sensações que causam incômodos físicos. Contudo, para outras, pode realmente ser o início de patologias, como é o caso da gastrite nervosa, por exemplo.

É importante dizer que, embora muitos tratem a saúde do corpo e da mente como coisas distintas, elas estão completamente conectadas. Inclusive, a Organização Mundial da Saúde – OMS, afirma que não é possível separá-las em dois blocos, já que as duas têm igual importância na vida dos indivíduos. Portanto, cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo, pois um influencia na qualidade do outro e ambos são essenciais para promover o bem-estar integral de todo o sistema que compõe a vida da pessoa.

Sintomas Mais Comuns da Somatização

A somatização pode se apresentar através dos mais diferentes sintomas físicos. Entretanto, existem alguns que são mais comuns. Veja quais são eles:

  • Dores de cabeça, na coluna, no peito, nas articulações ou em qualquer parte do corpo sem uma causa física aparente;
  • Problemas de ordem gastrointestinal, como diarreia, náuseas e vômito;
  • Dificuldade para respirar, ingerir alimentos ou se locomover;
  • Perda da voz, visão ou audição de forma temporária.

Como Lidar Com a Somatização

PSC

Assim como qualquer outro problema de ordem emocional, a somatização pode ser tratada e controlada. Se isso está acontecendo com você ou com uma pessoa próxima, acalme-se, pois, manter a tranquilidade é fundamental para controlar esses sintomas que podem ser bastante desagradáveis e comprometer a qualidade de vida de quem está passando por isso.

Outro ponto que eu quero enfatizar é que você não tem culpa de estar assim. Portanto, não se puna, pois muitas vezes, o diagnóstico não é tão rápido ou preciso quanto deveria. Muitas pessoas levam algum tempo para saber o que realmente tem e sofrem muito estas consequências. Com isso, acabam apenas tratando os sintomas físicos de uma doença que é emocional. Portanto, atente-se a isso e busque também a ajuda de profissionais especializados em psicologia e psiquiatria, por exemplo, pois, com certeza, eles poderão ajudar a identificar e tratar o problema com mais assertividade.

1 – Busque Ajuda Especializada

Como citei acima, o primeiro passo deve ser buscar ajuda especializada para que o tratamento adequado seja iniciado. Nos casos em que já houve uma consulta com um médico e nenhuma doença foi diagnosticada, é necessário procurar por um profissional especializado em saúde mental, pois ele estará apto para lidar com a somatização e verificar qual é o caso em questão. Quando os sintomas geram doenças de ordem realmente física, como a gastrite, por exemplo, é necessário realizar tratamentos em conjunto com cada especialista.

2 – Descubra Qual é o Fator Estressor

A somatização geralmente é causada por um fator estressor, que pode ser uma grande sobrecarga de obrigações em casa ou no trabalho, ter passado por uma situação delicada ou por uma mudança brusca na vida, entre outros. Entender essa causa é de grande importância, tanto para buscar resolver isso dentro de si, quanto para informar ao médico. Quanto mais informações forem oferecidas ao profissional durante a consulta, mais rapidamente a solução poderá ser encontrada.

3 – Adote Hábitos Saudáveis

Essa é uma dica que vale tanto para quem já está apresentando os sinais da somatização quanto para quem deseja se prevenir. Quando se fala de hábitos saudáveis, muitos logo pensam na alimentação, que é realmente uma medida importante e necessária, mas não é tudo. Além de se preocupar com o que alimenta o seu corpo, é fundamental que se atente também para a forma com a qual está alimentando a sua alma. Portanto, evitar guardar mágoas e se envolver em situações de estressantes sem necessidade. Preze sempre pela sua paz e tranquilidade também.

4 – Procure Se Conhecer Melhor

Conhecimento é poder e isso também se aplica ao autoconhecimento. Nesse sentido, quanto mais se conhecer e entender a origem de seus sentimentos e emoções, mais aprenderá a lidar com eles, o que é fundamental para evitar acumular tensões que podem gerar sintomas físicos. Sempre que estiver com raiva, ansioso, triste ou feliz, questione-se em relação à razão pela qual se sente de tal maneira. Assim, irá se conhecer cada vez mais e descobrir como agir em cada situação, de modo a preservar a sua saúde física e emocional.

5 – Conte Com o Apoio de Amigos e Familiares

Ter pessoas de confiança, com quem conversar e desabafar sobre o que está sentindo, é muito importante para que consiga lidar melhor com o que está passando. Muitas vezes nem é necessário que o amigo ou familiar dê algum tipo de conselho, basta que ouça com carinho e atenção. Ao falar sobre o que sente uma pessoa consegue se entender melhor. Além disso, o fato de saber que existem entes queridos que apoiam você fará com que se sinta mais forte, amparado e capaz de superar todos os desafios.

Por fim, nunca é demais ressaltar que a somatização é um problema de saúde que deve ser levado a sério. Se perceber que alguém próximo está passando por isso, evite os julgamentos e ofereça o seu apoio. Caso seja você a se sentir dessa maneira, não hesite em procurar ajuda, pois é possível vencer essa barreira e voltar a se sentir bem consigo mesmo. Aproveite e compartilhe este artigo com outras pessoas para levar a informação adiante!

 

Copyright: Fonte: 654377656 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stevanovic