Estresse

Obak/Shutterstock Aprenda a lidar e controlar o estresse é fundamental em todos os aspectos de nossa vida

Nos dias atuais, o estresse é uma companhia cada vez mais frequente na vida da população adulta. Vemos-nos estressados com a violência, falta de dinheiro, com o desemprego, o trânsito, o transporte público, o trabalho e em casa com nossos cônjuges, familiares e filhos. Tudo isso, quase sempre, nos faz ter a sensação de que nossa paciência está chegando ao limite, que não vamos dar conta de tudo e a qualquer momento, podemos explodir.

Sucumbir ao estresse não é melhor caminho, pois ele nos leva a perder a cabeça, a agir de maneira impulsiva e irracional, entretanto, é um grande desafio também. Consequentemente, após passar por este destempero todo, nós também nos sentimos arrependidos do que dissemos e fizemos e nem sempre dá para voltar atrás.

Quanto maiores são as cobranças e exigências do meio e quanto menor é o tempo para fazer tudo o que precisamos fazer; maiores também são as chances de também sentirmos estresse emocional. Daí vem à pergunta – Como controlar estes focos de tensão? É possível, com tudo que vivemos atualmente, manter o autocontrole? Continue lendo e veja como o Coaching pode ajudar neste sentido.

Como o Coaching Ajuda a Controlar o Estresse

Se nós estamos nos estressando cada vez mais com os acontecimentos é porque também estamos dando muito valor a elementos externos e nos permitindo sucumbir a isso. Isso ocorre porque de certa forma condicionamos nossa visão, sentimentos e mente para olharmos apenas os aspectos negativos das situações e a focar apenas nisso.

Estes comportamentos afetam diretamente o nosso bem-estar interno e externo, pois estresse é falta de autocontrole emocional. Por isso mesmo, entender que nós podemos escolher a forma como vamos lidar com os eventos faz toda diferença em nossa forma de reagir a tudo que nos acontece.

O Coaching trabalha exatamente neste sentido, visando por meio de suas técnicas, métodos e ferramentas, dar todo o suporte necessário ao desenvolvimento emocional e comportamental do coachee (cliente). O objetivo com isso, é que ao invés de se tornar uma constante vítima do estresse, ele possa desenvolver seu autocontrole e se tornar uma pessoa mais equilibrada, autoconsciente e positiva e que também aprenda a lidar com seus problemas sem se exceder.

PSC

A metodologia também trabalha na identificação das fontes de estresse da pessoa, de modo a evitar que ela sempre fique agressiva e impaciente diante de suas lacunas. A intenção é que assim possa trabalhar assertivamente todos os aspectos que a levam a ficar chateada e estressada em determinadas situações e a vencer este problema de forma mais efetiva.

Vale ressaltar que, muitas vezes, mais do que uma reação do indivíduo, que está numa situação desconfortável, a forma com que a pessoa lida com os acontecimentos, também pode ser uma herança comportamental.  Na prática, isso quer dizer que estes comportamentos e a forma intempestiva de reagir, podem ser reflexos da influência dos pais e não necessariamente natural da pessoa.

O processo de Coaching traz esta consciência, ajuda na separação de perfis, ou seja, daquilo que é e não é da pessoa. Também proporciona ao coachee o autoconhecimento necessário a que possa desenvolver estratégias mais efetivas para lidar com seu estresse de forma mais positiva, correta e sem consequências desastrosas para sua vida.

Interessante, não é mesmo? Leve os benefícios do Coaching para sua vida também e permita-se ter uma vida menos estressada. Para isso, faça a formação Professional & Self Coaching – PSC e obtenha todas as ferramentas para conquistar resultados extraordinários sem sair do seu melhor.