A ansiedade é um sentimento comum. Assim, a simples existência da ansiedade em si não significa algo ruim. Quando é pontual e esporádica, é normal que nos sintamos ansiosos. Certas situações podem levar a uma ansiedade normal, por exemplo, uma prova importante ou uma entrevista de emprego podem fazer com que o sujeito se sinta agitado pela antecipação daquilo que está por vir.
A questão essencial sobre a ansiedade é quando ela se torna um transtorno, quando passa a atrapalhar a vida e o andamento do cotidiano do indivíduo, e quando os sintomas físicos são comumente percebidos. Aí sim isso pode ser preocupante.
Fique atento. Se você está constantemente tenso, nervoso e com medo, sempre esperando que algo de ruim ou negativo vá acontecer ou se está constantemente irritado, isso pode significar que sua ansiedade está fugindo do controle. Além disso alguns sintomas físicos incluem palpitações, tremores, sudorese, tensão muscular, entre outros.
Se você, algum amigo ou ente familiar apresentar muitos desses sintomas, de maneira que vem afetando negativamente e profundamente sua vida e suas relações, é preciso investigar os motivos que o levam a sentir assim. Busque aconselhamento médico especializado. Ignorar o problema ou achar que ele irá embora sozinho não funcionará e poderá somente agravar a situação. Procure ajuda.
O tratamento da ansiedade pode envolver o uso de medicamento e terapia, que juntos contribuirão para entender melhor o paciente e seus sintomas.  Isso se dá de forma a buscar soluções para que o sujeito ansioso tenha mais qualidade de vida; assim as preocupações serão melhor manejadas de maneira que possa continuar com sua vida normalmente.
As melhores maneiras de contornar ou controlar a ansiedade, além do tratamento médico, é ter uma vida equilibrada e saudável em todos os aspectos: físico, mental, espiritual, social.
De acordo com estudo da Universidade da Geórgia, os participantes que se exercitavam de maneira regular diminuíam os sintomas como nervosismo em 20%. Exercícios físicos são, portanto, uma ótima maneira de manter seu corpo ativo e saudável. Isso contribui fortemente para a saúde mental, pois quando nos exercitamos, os níveis de hormônios estressantes como a adrenalina e o cortisol baixam. Em contrapartida, a endorfina, um hormônio de felicidade e bem-estar, e a dopamina, que nos tranquiliza, são liberados em nosso organismo quando praticamos exercícios.
Além da liberação imediata dessas substâncias benéficas, os exercícios físicos podem beneficiar seus praticantes também nas áreas sociais, com interação com outros participantes. Outro ponto positivo é o aumento da autoestima do indivíduo de uma maneira geral, assim como aperfeiçoamento de seu corpo.
Um importante hábito que pode ser implementado na rotina do ansioso, de maneira a trazer ele de volta ao presente, ou seja, de volta ao agora, é a respiração consciente e a meditação. Quando ficamos ansiosos estamos focados no futuro e em seus possíveis problemas. Não estamos presentes no agora, perdemos contato com nós mesmos e com a realidade atual e nos transportamos para um futuro aparentemente tenebroso.
Por isso fique atento aos sinais do seu corpo e aos seus pensamentos, principalmente aqueles negativos, que começam a criar cenários desastrosos em sua mente. Antes ou mesmo durante essa sequência mental que te leva a ficar ansioso, respire profundamente, como uma forma de te trazer de volta ao momento presente.
Se conseguir, saia do ambiente em que se encontra, principalmente se ele contribuir para sua agitação. Se não puder fazer isso, ainda pode permanecer no mesmo local. Tente fechar os olhos para se conectar ainda mais com você mesmo e em seu corpo.
O primeiro passo é ficar em uma posição confortável e inspirar profundamente pelo seu nariz. De forma calma sinta o ar entrando pelas suas narinas, enchendo seus pulmões e seu abdômen. Tente manter o ar por alguns segundos. Em seguida solte-o tranquilamente, em um movimento contrário ao anterior, primeiro na região do abdômen, logo após o peito e por fim solte o ar pelo nariz.
Faça isso de maneira regular, várias vezes ao dia, sempre que achar necessário. Essa ação ajuda nosso cérebro a ficar mais oxigenado. O oxigênio que chega em abundância ao nosso sistema nervoso é estimulante e nos ajuda a relaxar de forma completa.
A meditação é uma técnica incrivelmente poderosa que pode auxiliar a pessoa ansiosa, pois quando meditamos precisamos desenvolver um maior controle e foco para que nossa mente e pensamentos não fujam, o que é extremamente benéfico a quem tem ansiedade, já que um dos aspectos fundamentais dela é exatamente o devaneio negativo que o leva a pensar no pior.
Desse modo a meditação pode contribuir também para que no futuro este indivíduo passe a olhar e perceber as situações do dia a dia, e também aquelas mais estressantes, de um modo mais natural e racional. Quando encaramos essas situações, não de uma maneira precipitada, mas de um modo mais lógico e coerente, podemos perceber a real gravidade de cada situação, e não aumentá-la e torná-la catastrófica sem que nem ao menos tenha ocorrido, como faz normalmente aquele que sofre de ansiedade.
Meditando começamos a entender melhor a nós mesmos, nossas emoções, sentimentos, alavancas emocionais, medos, enfim, ajuda imensamente a nos conhecermos melhor e a pensarmos sobre o funcionamento de nosso corpo. Assim tomamos maior controle sobre nós e sobre a maneira como reagimos ao mundo.
Para iniciar a meditação, você pode procurar um local que seja mais propício a você, que seja calmo e tranquilo. Sente-se de maneira confortável. Você pode fechar os olhos de maneira a se concentrar com mais facilidade. Perceba o seu corpo, desde os seus pés ao seu tronco, seu rosto, suas mãos. Note também o ambiente, os sons que te cercam, a sensação tátil, a temperatura, a luz do ambiente.
Tudo isso é uma maneira de você se focar e se manter no agora. Foque em você e em tudo que está ao seu redor e que te afeta. Se chegarem pensamentos intrusos, não se preocupe, principalmente se você estiver no início desta prática, não fique chateado ou incomodado. Abrace esse pensamento sem agitação e depois deixe-o ir, naturalmente, voltando a se focar em sua meditação.
Faça esse exercício de maneira regular, todos os dias. Você pode escolher o melhor lugar e fazer sempre no mesmo horário, ou quando perceber que o estresse e ansiedade estão tomando conta de você. Fazer isso por dez minutos diariamente já contribuirá para o controle da agitação e do nervosismo típicos da ansiedade.
Outra dica que ajuda a melhorar a ansiedade é tomar chás calmantes, como o de camomila, que contribui para atenuar os sintomas, pois tem um efeito sedativo. Evite bebidas estimulantes como o chá preto ou café, que contém cafeína. Fumar cigarro, o uso de álcool e outras drogas também podem contribuir para o aumento da ansiedade, portanto busque ficar longe deles.
Caminhar e ficar em contato com a natureza também ajudam com os sintomas da ansiedade. Outra dica para lidar com ela: você pode fazer um diário ou colocar no papel seus sentimos em busca de compreendê-los melhor, isso ajuda você entender a origem de seus pensamentos negativos e assim evitá-los.
Ler e ouvir músicas, principalmente aquelas mais relaxantes e calmantes, também pode ser uma ferramenta para manter sua mente ocupada e focada em algo benéfico, que te estimula positivamente e te deixa mais feliz.
Fique atento também ao sono e à sua qualidade. Talvez sua ansiedade esteja atrapalhando você a pegar no sono ou a permanecer dormindo a noite toda. Porém existem hábitos que prejudicam e atrapalham nosso sono, assim devemos ficar atentos e eles.
Tente dormir e acordar sempre no mesmo horário, até mesmo nos finais de semana. Apague todas as luzes do seu quarto, desligue a televisão e não use eletrônicos antes de dormir. Mantenha uma temperatura agradável, fique atento à qualidade do colchão e dos travesseiros, evite exercitar-se à noite e consumir cafeína e álcool perto do horário de dormir, pois são estimulantes.
A ansiedade é um distúrbio comum. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 23,93% da população brasileira sofre de algum transtorno de ansiedade. Você não é único e não está sozinho nesta luta.
Procure a ajuda médica, faça os tratamentos necessários e mantenha hábitos de vida saudável. Eles contribuem para a melhora e manutenção de sua saúde mental, o que aumentará sua qualidade de vida como um todo. Assim você terá mais controle sobre os pensamentos negativos, não permitindo que eles tomem conta de você. Desse modo você consegue ter mais foco e permanecer no presente, evitando a ansiedade.
 
Copyright: 166861856 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tartwork