Autoestima é um assunto bastante recorrente atualmente, contudo, o tema mais abordado diz respeito a situações em que ela é baixa ou inexistente. Porém, é importante considerar que também existem casos de pessoas que têm autoestima excessiva e se colocam sempre acima dos demais, julgando que são melhores do que, de fato, são. Conviver com um indivíduo assim é extremamente complicado, porque ele não reconhece suas falhas e se mostra fechado a aprender, já que julga ser bom o suficiente.

O que acontece quando uma pessoa tem autoestima excessiva?

Se ter baixa autoestima é problemático, o mesmo se aplica ao excesso dela. Uma pessoa que não gosta de si mesma tende a se mostrar insegura e, com isso, deixa de agir e se desenvolver. Por outro lado, quando a autoestima é excessiva, a autoconfiança se torna elevada demais, impedindo o indivíduo de identificar pontos em que ele precisa melhorar. Ele se sente tão autossuficiente, que acredita já ter atingido seu ápice com as habilidades e atributos que possui.

Ser confiante e acreditar no próprio potencial é muito importante, contudo, deve haver equilíbrio, para que seja possível reconhecer erros e identificar pontos em que precisa melhorar, porque é assim que um ser humano conseguirá se desenvolver. Esse tipo de autocrítica é fundamental porque permite que a pessoa esteja consciente sobre si mesma e, assim, possa trilhar um caminho de desenvolvimento e evolução.

Autoestima excessiva no trabalho

Dentro de uma empresa, um funcionário com autoestima excessiva é aquele que sempre terceiriza a responsabilidade pelos erros que comete, porque se julga incapaz de falhar. Quando alguém que dá um feedback sobre algo que ele precisa melhorar, acha que tudo é fruto de inveja e segue seu caminho, sem nem ao menos considerar a sugestão recebida. É o tipo de colaborador que nenhuma empresa deseja, porque esse é um comportamento totalmente avesso à evolução.

Autoestima excessiva na vida pessoal

Em relacionamentos pessoais, o problema da autoestima excessiva persiste, porque a beleza das relações humanas está exatamente em um aprender com o outro. E, se um dos envolvidos se acha perfeito e autossuficiente, irá se recusar a crescer ao lado de seus entes queridos. Sem contar no fato de que se colocará sempre um patamar acima de todos, incluindo seu cônjuge, seus amigos e familiares, o que torna as relações tóxicas e insustentáveis.

7 Dicas para superar a autoestima excessiva e encontrar o equilíbrio

Se você fez uma autoavaliação sobre seu comportamento e percebeu que sua autoestima está elevada demais, saiba que sempre é tempo de reconhecer que precisa melhorar. Tudo na vida é capaz de nos ensinar lições importantes e o fato de ter reconhecido sua confiança excessiva já mostra que está aprendendo. Confira, a seguir, sete dicas para manter sua autoestima em um nível saudável e equilibrado.

1 – Faça uma autoavaliação do seu comportamento

PSC

O primeiro passo que você precisa dar é fazer uma autoavaliação do seu comportamento nos últimos tempos. Considere a forma como reage a críticas, quando comete um erro, como se relaciona com outras pessoas. Essa é uma etapa importante porque é daqui que a sua trajetória de mudança e evolução irá partir. Apenas lembre-se de fazer isso com tranquilidade, sem julgar a si ou aos outros, porque a intenção não é essa.

2 – Liste seus pontos fortes e os que precisa desenvolver

Durante a sua autoavaliação, é interessante que monte uma lista com todas as suas características que julga mais importantes e aquelas que acredita que precise melhorar. É preciso contemplar os dois lados porque a ideia não é de que reduza sua autoestima, apenas que a equilibre e evite os excessos. O ato de escrever essas informações faz parte do exercício, porque permite que identifique todas elas com mais clareza.

3 – Peça feedbacks para pessoas da sua confiança

Por mais que, até agora, tenha se mostrado uma pessoa avessa a críticas, é importante que dê esse passo para que comece a se abrir aos feedbacks, pois eles podem ser de grande valia e contribuir para sua evolução. Comece pedindo para que pessoas da sua confiança lhe digam pontos em que acham que você precisa melhorar. Como é provável que elas façam isso com carinho, ficará mais fácil de assimilar e se acostumar.

4 – Assuma a responsabilidade por suas ações

Um dos problemas de pessoas com autoestima excessiva é que elas são incapazes de assumir a responsabilidade por suas falhas. Quando algo dá errado no ambiente de trabalho, por exemplo, logo conseguem encontrar um culpado. Isso é ruim porque, quando você não se responsabiliza pelo que faz, está deixando de aprender com o erro e de assumir o controle sobre a sua própria vida. Por essa razão, é preciso que comece a se tornar consciente em relação às suas ações e a responder por elas.

5 – Desenvolva a humildade

Ser humilde é reconhecer as próprias limitações, pedir desculpas quando errar, perguntar quando não souber. É uma característica das pessoas nobres, porque é através dela que se torna possível aprender, crescer e ir além. Muitos confundem humildade com submissão e subserviência e isso nada tem a ver. Pessoas seguras de si e que possuem a autoestima equilibrada são as mais humildes, porque reconhecem seu valor, mas têm a consciência de que sempre é possível evoluir.

6 – Reconheça o valor das pessoas

Em seu grupo de amigos, na sua família e no seu trabalho certamente existem pessoas fantásticas com as quais você pode aprender muito. Saiba reconhecer o valor delas, celebrar suas conquistas, aprender e ensinar, porque é isso que dá sentido à vida. A autoestima elevada demais te impede de enxergar os exemplos extraordinários ao seu redor, portanto, equilibre-a e se permita se inspirar e aprender com eles.

7 – Mantenha-se em constante aprendizado

A última dica para superar a autoestima excessiva e encontrar o equilíbrio é que tenha a consciência de que, enquanto uma pessoa está viva, ela pode aprender. Todos os dias nos trazem grandes oportunidades de desenvolvimento, porém, precisamos nos manter atentos para aproveitá-las. Você pode aprender com seu chefe, com o estagiário que acaba de entrar na empresa, com seus pais, seus filhos, essa troca de conhecimento e experiências é maravilhosa e extremamente enriquecedora.

Ninguém é tão bom que não tenha algo a aprender e nem tão despreparado que não tenha algo a ensinar. Mantenha sua autoestima equilibrada para reconhecer seu potencial de ensinar e também de aprender, isso te levará longe, acredite!

Deixe seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhe este conteúdo com os seus amigos!

Copyright:  1197091564 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Magicforest