dificuldades-empreender

Conheça as principais dificuldades para empreender e saiba como superá-las

Por: José Roberto Marques | Blog

Brasileiros que desejam ter seu próprio negócio precisam enfrentar as dificuldades para empreender descobrindo como superá-las. Dar início às atividades corporativas e se manter no mercado com oportunidades reais de crescimento pode ser bastante difícil ao se deparar com a burocracia existente no país e com outras barreiras em potencial. Continue lendo para conhecer essas dificuldades e suas potenciais soluções.

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Conheça as 7 principais dificuldades para empreender e como superá-las

Abaixo listei as principais dificuldades que os empreendedores encontram em seu caminho para manter sua organização operando plenamente e como superá-las.

1 – Competição desleal com empresas informais

O número expressivo de negócios que funciona informalmente afeta consideravelmente o desempenho dos empreendimentos legalizados. Contudo, isso jamais deve soar como um convite para a informalidade, pois não ter um CNPJ e não estar em dia com o pagamento dos impostos impede a empresa de crescer no médio e longo prazo. Além disso, muitos clientes em potencial não aceitam negociar com empreendimentos informais.

O grande desafio está em conseguir se estabelecer em seu segmento de atuação como uma companhia formal, enfrentando os baixos preços praticados por negócios informais. O ideal é estruturar seu empreendimento de maneira enxuta para evitar custos desnecessários que podem acabar se refletindo em um preço mais elevado para seus produtos ou serviços. Algo muito relevante é prestar atenção para a escolha de um regime tributário favorável para o seu formato de atividades mercadológicas.

2 – Falta de conhecimento em gestão corporativa

Muitos profissionais de talento em suas áreas decidem abrir seu próprio negócio para se tornarem donos de sua própria força de trabalho, no entanto, boa parte dessas pessoas não tem conhecimento de administração e gerenciamento e nem busca por tais qualificações para manter seu negócio operando com assertividade.

É essencial trazer à pauta a estatística de que, a cada quatro empresas abertas no Brasil, uma fecha as portas com menos de dois anos de atuação no mercado. Isso é um reflexo da falta de entendimento de como gerenciar um empreendimento. A melhor forma de superar esse desafio é buscar por cursos de qualificação para gestão, o Sebrae oferece oportunidades de fazer cursos completos e gratuitos. Você pode ainda investir seu tempo em leituras que enriqueçam seus conhecimentos de gestor.

3 – Falta de investimento em cultura inovadora

O mercado corporativo brasileiro ainda é carente do desenvolvimento de uma cultura focada em inovação. Os empreendedores não são incentivados a buscar por soluções diferenciadas para se inserir no mercado e o resultado é um número significativo de empresas que oferecem mais do mesmo. As dificuldades existentes para quem tenta emplacar um negócio com formato ou objetivo diferente do tido como padrão são bastante elevadas e chegam a desanimar quem está buscando por consolidação.

Você é feliz?

Cada vez mais os negócios inovadores vêm se fortalecendo e se tornando uma poderosa tendência no mercado. É imprescindível que se busque por um viés mais inovador para empreender. Para superar essa barreira, recomendo que os empreendedores estejam atentos às novidades do seu setor de atuação e se mantenham constantemente se questionando a respeito de como entregar produtos e serviços mais interessantes para atender as demandas dos consumidores.

4 – Falta de persistência

A intrincada burocracia e pesada carga tributária destinada às empresas pode ter um grande peso para o desânimo dos empreendedores. Contudo, é fundamental se manter insistindo no seu sonho de ter um negócio próprio. Os pequenos e médios empreendimentos são responsáveis por um destacado volume de postos de trabalho e contribuem massivamente para que a economia do país cresça.

A dica desse tópico pode parecer mais subjetiva em comparação com as demais, porém, ressalto que é a base para conseguir superar as dificuldades para empreender. Ser persistente te levará a lugares que parecerão quase impossíveis em um primeiro momento. Não desista ao se deparar com as primeiras dificuldades e esteja pronto para recomeçar se for necessário.

5 – Necessidade de agir com rapidez

Os empreendedores sentem por natureza uma necessidade de iniciar as operações dos seus negócios o mais rápido quanto possível para não perder oportunidades. Contudo, é essencial evitar confundir rapidez com precipitação. Antes de investir tempo e dinheiro em uma empresa, é importante fazer um plano de negócios e uma pesquisa de mercado.

O plano de negócios nada mais é do que uma estruturação detalhada da forma como sua organização irá operar no mercado observando os seus concorrentes, o seu público-alvo, as melhores estratégias de marketing, entre outros. Já a pesquisa de mercado visa investigar quais são as chances da sua marca ser bem aceita e ter sucesso no segmento em que deseja entrar. Abrir um negócio sem planejamento e sem ter uma ideia do que o público-alvo espera pode ser bem arriscado.

6 – Falta de capital

Boa parte das pessoas que sonha em ter sua própria empresa não tem o capital necessário para dar início às suas atividades. Se essa é a sua realidade, digo que não é necessário desanimar e achar que precisa postergar indefinidamente o momento de abertura do negócio. Uma solução para esse problema é encontrar um sócio capitalista ou um investidor. Para isso, é crucial ter um bom planejamento e saber “vender” sua ideia.

Outra possibilidade é solicitar uma linha de crédito junto a uma instituição financeira ou fazer um empréstimo com um amigo ou familiar. Se nenhuma das duas alternativas é viável para você, indico montar uma estrutura enxuta para começar operando por demanda e ir reinvestindo as receitas geradas, vai levar algum tempo para o negócio se tornar sustentável, porém, você também estará livre de dívidas.

7 – Falta de conhecimento legal

Para fechar essa lista de dificuldades para empreender, preciso mencionar o desconhecimento a respeito das regras legais e tributárias. Os empreendedores precisam saber o que diz na legislação e de que forma aplicar essas regras em sua companhia. O ideal é delegar o setor financeiro para um contador, porém, mesmo assim, é necessário conhecer as regras para ter certeza de que está tudo sendo feito em conformidade.

Superar as dificuldades para empreender permite realizar o seu grande sonho de ter uma empresa para chamar de sua!

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: