Se formos comparar nossa vida com uma empresa, iremos constatar que existem muitas semelhanças. Temos metas a cumprir, um setor financeiro que precisa ser organizado, manter bons relacionamentos, precisamos nos adaptar às mudanças e nos reinventarmos sempre. Seguindo essa analogia, te pergunto: como você tem administrado a sua vida? Se ela fosse um negócio, estaria funcionando de modo equilibrado ou beirando a falência?

10 Dicas para administrar a sua vida e alcançar a felicidade

Para que a sua vida decole, como uma empresa de sucesso, é preciso cuidar com atenção de cada setor: relacionamentos, finanças, capacitação, equilíbrio emocional, entre outros. Confira, a seguir, dez dicas que te ajudarão a manter o equilíbrio em todas essas áreas.

1 – Verifique seus hábitos atuais

Para iniciar uma transformação no modo com o qual tem administrado a sua vida atualmente é preciso analisar o estado em que ela se encontra. Quais são os hábitos que tem atualmente em relação a tudo, a si, aos outros, à saúde, finanças? Essa análise permitirá que identifique quais atitudes são positivas e devem ser mantidas e aquelas que estão apenas te prejudicando e que, certamente, devem ser descartadas.

2 – Aprenda com os erros

Empresas também cometem erros, saem na frente aquelas que aprendem com essas falhas e as usam para evoluir. Você pode, e deve, seguir pelo mesmo caminho, aproveitando para aprender lições poderosas em vez de se culpar. Lembre-se que todo ser humano erra, ninguém é perfeito ou nasce sabendo todas as coisas. É exatamente nos tropeços que temos a oportunidade de rever atitudes e melhorar.

3 – Vença a procrastinação

Se os colaboradores de uma organização começam a procrastinar, deixando de realizar suas obrigações, a tendência é que todo o negócio desande. O mesmo se aplica ao seu dia a dia, se deixar que a procrastinação tome conta da sua rotina, nunca sairá do lugar. Portanto, aprenda a usar o seu tempo com sabedoria, porque horas desperdiçadas não voltam mais. Elimine as distrações e mantenha o foco, assim conseguirá concluir suas atividades mais rapidamente e, em seguida, poderá conversar com os amigos, descansar, verificar suas redes sociais e fazer o que desejar.

4 – Cuide das suas finanças com responsabilidade

A saúde de uma empresa é medida pelo seu setor financeiro, as contas precisam estar sempre equilibradas para que ela continue funcionando. Você, pessoa física, também precisa cuidar das suas finanças com atenção e responsabilidade. Verifique os seus custos atuais, se possui alguma dívida, coloque tudo em ordem. Se ainda não tem o hábito de poupar uma quantia mensal, comece, tanto para o futuro quanto para uma eventual emergência, isso te dará mais tranquilidade e segurança.

5 – Tenha sempre o desejo de aprender

PSC

Uma empresa que fica estagnada e não busca evoluir, certamente será engolida pela concorrência. Isso também se aplica aos profissionais, que devem sempre se atualizar, independentemente da área em que atuem. Mesmo que já tenha uma carreira consolidada, saiba que o jogo não está ganho, as coisas mudam a uma velocidade imensa e devemos todos aprender com tudo isso e evoluir. Além disso, o aprendizado nos abre horizontes no lado pessoal, o que nos faz muito bem.

6 – Transforme seus sonhos em objetivos

Sonhar é realmente muito bom, imaginar o que aconteceriam em nossa vida se pensamentos se tornassem realidade. Contudo, apenas sonhar não basta, é preciso transformar esses desejos em objetivos, separá-los em metas e irmos em busca deles. Evite deixar que pessoas negativas e crenças limitantes te desestimulem, acredite em si, dê o seu melhor e poderá chegar lá.

7 – Pense de forma estratégia

Grandes empresários têm visão estratégia e usam essa habilidade para traçar objetivos para o seu negócio, extraindo ao máximo o potencial dos recursos que possuem. Você também pode levar essa visão para sua vida, testando formas diferentes de realizar uma mesma atividade, assim, saberá qual é a mais eficiente. Essas experiências também terão como benefício o aprendizado que irá obter ao longo do caminho.

8 – Invista nas relações pessoais

Os relacionamentos pessoais são muito importantes, até mesmo para as empresas, que precisam estar em sintonia com seus colaboradores, clientes e parceiros de negócios. Para que administre a sua vida com excelência e a mantenha equilibrada, precisa cuidar dos laços afetivos que possui. Mantenha o diálogo aberto com seus entes queridos, ouça o que eles dizem com atenção, passe tempo de qualidade na companhia deles, confie e inspire confiança.

9 – Evite querer fazer várias coisas ao mesmo tempo

As empresas de maior sucesso se destacam porque se tornaram especialistas em sua área de atuação. Existem companhias que são especializadas em cosméticos, outras em roupas, calçados e assim por diante. Você acha que elas conseguiriam chegar onde chegaram se decidissem fabricar e comercializar tudo? Isso não as permitiria aprofundar em seu segmento.

Na vida pessoal isso também se aplica, pois aqueles que tentam fazer tudo acabam não conseguindo fazer nada ou, se fazem, obtêm resultados medianos. Se deseja se desenvolver, ser referência no que faz e alcançar o máximo desempenho, concentre-se em uma coisa de cada vez. Assim, poderá concluir cada tarefa mais rapidamente e partir para a próxima, se dedicando por inteiro.

10 – Cuide da sua saúde

Por fim, é preciso que cuide do seu bem mais precioso, a saúde. Hoje, grandes companhias, como o Google e Facebook, sabem que a saúde de seus colaboradores é fundamental para que se mantenham produtivos e que a satisfação deles está diretamente ligada aos resultados. Então, se deseja ser feliz, se desenvolver e alcançar seus objetivos, adote hábito saudáveis, como os que verá a seguir.

  • Alimente-se bem, dando preferência para ingredientes naturais;
  • Durma o suficiente, se observe e irá perceber de quantas horas de sono diárias seu corpo precisa;
  • Mantenha-se hidratado, especialistas afirmam que adultos devem ingerir 35 ml de água por peso diariamente;
  • Pratique atividades físicas, o corpo humano foi feito para se manter em movimento;
  • Cuide também da mente, se conheça, observe suas emoções e procure ajuda caso sinta que algo não vai bem.

Com essas dicas você estará pronto para administrar a sua vida com equilíbrio e ser muito feliz.

Se gostou, passe essa ideia adiante, compartilhando o artigo em suas redes sociais!