crescimento-desenvolvimento-continuo

Como Ter Melhoria Contínua na sua Vida Profissional?

Por: José Roberto Marques | Blog

 

O sucesso é para aqueles que se atrevem. Pensando nisso, em nossa carreira, devemos, veementemente, fugir da zona de conforto e sempre buscar a melhoria contínua. Digo isso porque, ao longo do caminho, iremos encontrar muitas dificuldades e desafios e é preciso estar preparado para enfrentar e superar tudo isso.

No dia a dia em nossa vida profissional, somos desafiados a mostrar nosso potencial, nossas competências e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais. O que as empresas buscam são colaboradores completos, com visão de negócios, inteligência emocional e social e que sejam capazes de atender plenamente suas demandas e necessidades.

Essas exigências do mercado são bastante positivas, pois motivam e estimulam os profissionais a buscarem evoluir continuamente, investir em treinamentos, atualizações, palestras, workshops, leituras e a expandir sua rede de relacionamentos. Nesse sentido, as formações em Coaching se destacam como poderosos aliados de seu desenvolvimento progressivo.

Invista em você – Faça Coaching!

Com a alta competitividade nas empresas, saem na frente os profissionais que estão antenados com as tendências, que buscam aprimorar suas competências de forma sistêmica e evoluir cada dia mais. Com isso, ganham cada vez mais espaço os cursos de Coaching, que oferecem uma formação integral e realmente diferenciada aos colaboradores.

A metodologia se destaca entre os demais tipos de formações, porque oferece, de forma assertiva, rápida e planejada, o desenvolvimento e aprimoramento de novas habilidades comportamentais, técnicas e emocionais. Essa expansão é fundamental para melhorar aspectos relacionados à liderança, comunicação, gestão de tempo, relações interpessoais, controle emocional, aumentar a produtividade e a visão estratégica de negócios.

O Coaching é um grande aliado da melhoria contínua

Com suas técnicas e ferramentas, baseadas nas principais ciências voltadas ao desenvolvimento humano, o Coaching vem ganhando cada vez mais espaço e respeito por parte das empresas e de seus profissionais. Isso ocorre porque, em todo mundo, o método promove mudanças duradouras nos comportamentos, a eliminação de crenças e atitudes negativas e estimula o crescimento contínuo.

Esse apoio especializado permite, ainda, a formação de profissionais com habilidades de coach, que levam para suas organizações outra visão do trabalho e de seu papel no alcance das conquistas. Assim, eles também disseminam, nesse ambiente, a cultura de Coaching, que promove o alcance de resultados extraordinários, mas sempre com o foco nas habilidades, aptidões e valorização dos colaboradores.

Para as empresas, isso é essencial para que obtenham maior engajamento, comprometimento, produtividade e tenham colaboradores mais assertivos, resilientes, criativos e preparados para vencer os desafios do dia a dia. Para os profissionais, uma formação em Coaching transforma suas possibilidades, aumenta suas chances de sucesso, pois, além de expandir os conhecimentos, os permite ir além em todos os sentidos de sua vida.

7 Dicas para ter melhoria contínua na vida profissional

Depois de conhecer todos os benefícios que o Coaching pode oferecer para que a sua vida profissional seja marcada pela melhoria contínua, confira dicas que irão te ajudar a trilhar um caminho constante de desenvolvimento.

1 – Identifique os pontos que precisa desenvolver

Se a intenção é melhorar continuamente, é importante reconhecer os pontos mais importantes a serem desenvolvidos. Para isso, é preciso que se conheça, entenda quais são as suas habilidades mais marcantes, para usá-las a seu favor, e essas que precisa aperfeiçoar.

Você é feliz?

O autoconhecimento é um aspecto bastante trabalhado ao longo do processo de Coaching, exatamente pela sua importância para o desenvolvimento, pois apenas conhecendo o estado atual torna-se possível se planejar para alcançar o estado desejado.

2 – Aprenda algo novo todos os dias

Você já parou para pensar que é possível aprender algo novo todos os dias? Claro que nem sempre será algo que irá transformar a sua vida, contudo, pequenas pílulas de conhecimento diárias podem realizar uma grande transformação a longo prazo e agregar para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Mesmo que muito conhecimento possa ser adquirido de forma natural, se você tiver isso como um objetivo irá adotar uma postura de modo a buscar o aprendizado, e isso fará toda a diferença. Pense bem, a ferramenta que está usando para ler este artigo pode te ajudar a encontrar informações sobre qualquer coisa. Use a internet a favor do seu desenvolvimento!

3 – Torne-se indispensável

Se você se ausentar do trabalho por uma semana, acha que a empresa na qual trabalha conseguirá lidar bem com isso ou seus colegas irão encontrar algum tipo de dificuldade para realizar suas obrigações? Por mais que as organizações busquem evitar concentrar certas demandas em apenas um colaborador, você pode se tornar indispensável pela sua expertise.

Lembrando que a intenção não é diminuir ninguém e ofuscar os colegas, e sim buscar se tornar cada vez mais a sua melhor versão. Dessa maneira, procure manter o foco em você, no que pode fazer para aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades, é isso que irá tornar você um profissional indispensável.

4 – Mantenha o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Quando se fala em melhoria contínua, alguns associam a um profissional incansável, que não para nunca e é sempre o primeiro a chegar e o último a sair. A verdade é que não é bem assim e buscar melhorar continuamente não precisa acontecer através de um caminho de excessos.

Inclusive, o ideal é que mantenha o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, porque isso ajuda na manutenção da saúde, da felicidade e do entusiasmo. Pessoas que se sentem felizes e bem consigo mesmas são mais produtivas, dedicadas e criativas.

5 – Seja uma pessoa curiosa e interessada

Em uma escala de 0 a 10, o quanto você é uma pessoa curiosa e interessada em buscar maiores informações sobre algo? Se já tem essa característica, ótimo, explore-a cada vez mais, se não tem, comece a exercitar. Inclusive, estamos vivendo um momento bastante propício para isso, em que é muito importante pesquisar para confirmar notícias que ouvimos e recebemos.

Utilize essa ferramenta fantástica que tem em mãos e pesquise sobre assuntos do seu interesse. Essa é uma ótima maneira de construir esse hábito e estimular sua curiosidade e interesse. Quanto mais forte isso se tornar em você, mais inclinado a buscar o conhecimento estará.

6 – Participe de eventos, cursos, workshops

Aproveite toda oportunidade que tiver de se desenvolver, participe de eventos, workshops, faça cursos, converse com pessoas que sejam especialistas nos temas do seu interesse. Claro que não é para sair aceitando tudo, porque é preciso usar seu tempo de forma estratégica. Mas sempre que perceber que o conteúdo que será apresentado poderá agregar à sua carreira, vá em frente.

7 – Expanda sua rede de contatos

Uma boa rede de contatos é uma ferramenta valiosa para a melhoria contínua na carreira. Afinal, através dessas pessoas poderá ficar sabendo de oportunidades incríveis para se desenvolver. Você pode expandir sua network de muitas maneiras, seja durante eventos, através de contatos que já tem e, também, por meio das redes sociais, com destaque para o LinkedIn, que é voltado especificamente para contatos profissionais.

O que você está esperando para melhorar continuamente sua vida profissional? Não espere mais! Invista agora na Formação Professional & Self Coaching – PSC do IBC, fale conosco e conquiste resultados extraordinários em sua carreira!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: