Tradicionalmente, o namoro é a fase em que um casal se conhece e se prepara para o casamento. Hoje, nem sempre isso se aplica, já que nem todos chegam a se casar de fato, muitos apenas vão morar juntos ou permanecem cada um em sua casa. Independente de qual seja a situação, passar pelo fim do namoro depois de anos de convivência pode ser um tanto quanto delicado. Contudo, não precisa ser visto como o fim do mundo, pois assim como se acostumou a viver com uma pessoa, conseguirá se acostumar a viver sem ela.

Como você se encontra em relação aos seus sentimentos?
Tenha uma vida e relacionamentos mais leves e felizes!
Mude sua vida em 21 dias com o Detox da Mente!Clique aqui!

As Fases do Luto Após o Fim do Namoro

Sempre que uma pessoa sofre uma perda, esteja ela relacionada a um falecimento ou ao fim de uma relação, é natural que sofra o luto. A psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross desenvolveu o que ela chamou de cinco estágios do luto, que descrevem como o ser humano reage às perdas, começando pela notícia até chegar à superação. Veja, a seguir, quais são essas fases e suas características.

1 – Negação

Ao ver o namoro se acabar, é natural que custe a acreditar que aquilo está realmente acontecendo. Então, durante essa fase, é comum rejeitar completamente a ideia e, em muitos casos, tentar continuar o contato com a outra pessoa, como se nada tivesse mudado entre vocês.

2 – Raiva

Depois de um tempo, a ficha cai, você começa a pensar em tudo o que aconteceu e passa a sentir raiva pelo sofrimento que o outro está lhe causando. Neste estágio, é comum que se sinta como se tivesse se libertado de algo ruim e queira mostrar a todos que está muito bem.

3 – Negociação

Aos poucos, a raiva vai passando e surge uma vontade incontrolável de tentar de novo ou de, pelo menos, conversar com o ex-par. Nesta fase, é comum apresentar comportamentos, como: enviar mensagens, pedir para voltar, dizer que está com saudade, entre outras.

4 – Depressão

PSC

Em muitos casos, a outra parte recusa todas as propostas feitas na etapa anterior, o que faz com que você se sinta completamente perdido, acreditando que nada mais faz sentido. Neste estágio, muitos costumam ficar em casa, sem ter vontade de sair, ver os amigos, nada.

5 – Aceitação

Então, quando parece que a vida não vai mais voltar ao normal chega ela, a aceitação. Você percebe que é muito mais forte do que imagina, reconhece que já superou situações piores e entende que tem todas as condições para reconstruir a sua vida e ser feliz.

É claro que cada ser humano é único e não dá para ter uma lista com o comportamento exato que todos irão apresentar. Contudo, esses cinco estágios representam o que costuma acontecer com a grande maioria das pessoas. Cada um deles tem a sua importância, pois irá te ajudar a assimilar a mudança e as lições que ela trouxe.

7 Dicas Para Superar o Fim do Namoro e Se Redescobrir

Depois de conhecer melhor as fases do luto após o fim de um namoro, confira dicas que irão te ajudar a superar o sofrimento e aproveitar tudo isso para se redescobrir.

1 – Respeite o Seu Luto

Em primeiro lugar, é essencial que entenda que o luto é uma fase e que vai passar, mas que precisa ser vivida. Então, se tiver vontade de ficar mais em casa, fique, se quiser chorar, chore. Ficar triste faz parte, afinal, você está se acostumando a uma nova realidade, a viver sem a companhia de alguém que passou um bom tempo contigo. Seja paciente consigo mesmo e acolha seus sentimentos.

2 – Tire Lembranças do Seu Campo de Visão

Manter porta-retratos com fotografias do casal ou objetos que tenham sido dados pela outra pessoa apenas fará com que se lembre dela com maior frequência. Por isso, procure retirar tudo isso, talvez mudar a decoração da casa, renovar. Isso não é fugir do sofrimento e sim evitar se chatear em momentos nos quais não estava pensando no ocorrido.

3 – Fique Perto de Pessoas Que Goste

Quando nos sentimos tristes, nada melhor do que estarmos ao lado de pessoas que nos amam. Por essa razão, peça para que familiares e amigos te façam companhia, seja para desabafar, dar um passeio ou qualquer outra coisa. A energia que o carinho dessas pessoas irá te proporcionar certamente fará com que se sinta mais forte.

4 – Encontre Novos Passatempos

Depois de anos namorando, é natural que grande parte das suas atividades de lazer estejam relacionadas ao outro. Que tal ir em busca de novas opções de passatempo? Aproveite para se conhecer, descobrir gostos e preferências. Para isso, deixe o preconceito de lado e se permita experimentar novas modalidades de esporte, dança e outras atividades.

5 – Dedique-se a um Projeto Pessoal

Este também é um ótimo momento para se dedicar a algo só seu, talvez um projeto relacionado à carreira, uma viagem. Aproveite para canalizar as suas energias a uma coisa que te faça bem. Assim, pouco a pouco, conseguirá perceber que não precisa de alguém para te completar, pois é uma pessoa inteira e tem todas as condições necessárias para ir em busca dos seus objetivos.

6 – Evite Querer Iniciar um Novo Relacionamento

Algumas pessoas, quando terminam um namoro e veem que não há a chance de reconciliação, querem logo iniciar outro como uma forma de esquecer o que passou. É daí que vem aquela famosa expressão que diz que não há nada melhor do que um novo amor para esquecer o antigo. A verdade é que isso não é muito saudável, pois seria como preencher um vazio com outra pessoa. Prefira aproveitar essa fase para se conhecer e deixe que as coisas aconteçam naturalmente, sem pressão.

7 – Conheça Pessoas Novas

Apesar de não ser indicado que busque um novo relacionamento durante a recuperação de um término, isso não significa que não possa conhecer pessoas novas, fazer amizades. Para isso, aceite mais convite dos seus amigos para ir em lugares diferentes ou vá por conta própria. Mudar de ares irá te fazer muito bem, pode acreditar.

Ver um relacionamento chegar ao fim é doloroso, mas também é completamente possível de ser superado. Embora em muitos momentos tenha a sensação de que as coisas não irão mais se encaixar, acredite, você irá voltar a ser feliz e será agraciado pela vida com muitas surpresas.

 

Copyright: 1230899545 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes