A maioria das pessoas associa o ambiente de trabalho a um lugar estressante e negativo. Não é à toa que tanta gente se identifica com o gato Garfield e a sua clássica frase: “Odeio segundas-feiras!”. Realmente, pessoas com diferentes personalidades, que não estão juntas por vontade, cumprindo uma série de ordens para ganhar o pão de cada dia pode ser algo desafiador.

Colegas que só reclamam, clientes arrogantes, chefes incompreensivos e aquele computador lento formam o conjunto da obra da negatividade no trabalho. Mas será que é possível reverter essa situação e trabalhar em um clima mais positivo? Neste artigo, você conferirá 9 dicas para que isso ocorra. Boa leitura!

  1. Evite as lamentações

Aquilo que pensamos e que falamos tem um poder enorme sobre o nosso humor e também sobre o humor das pessoas que estão ao nosso redor. Desabafar de vez em quando é útil, mas não podemos permitir que a reclamação se torne algo constante em nosso dia a dia de trabalho.

Em vez de lamentar-se por algo que não saiu de acordo com o que você queria, questione-se: o que eu poderia ter feito de diferente? O que eu posso fazer para melhorar na próxima oportunidade? Substitua a lamentação pela atitude, pois isso sim permitirá que você obtenha resultados melhores!

  1. Fuja das fofocas

A fofoca é o nome popular dado ao ato de conversar sobre a vida alheia quando a pessoa-assunto não está presente. Em geral, fala-se da vida pessoal do indivíduo, incluindo a sua situação financeira, os seus relacionamentos amorosos, as suas amizades, enfim, uma diversidade de temas.

O problema é que se alguém fala de um terceiro para você, muito provavelmente essa pessoa também fala de você para terceiros. A fofoca, portanto, além de ser completamente inútil, ainda pode provocar quebras de confiança e intrigas, o que só colabora com a negatividade do ambiente de trabalho. Melhor fugir delas!

  1. Afaste-se das pessoas negativas

Da mesma maneira que você não deve reclamar constantemente e alimentar as fofocas, também é importante afastar-se das pessoas que têm atitudes do tipo com frequência. Se precisar trabalhar diretamente com elas, procure manter as conversas sempre dentro do assunto de trabalho.

PSC

Em compensação, procure intensificar a sua convivência com os indivíduos que, na maior parte do tempo, têm assuntos agradáveis e um humor em geral positivo. Aproxime-se das pessoas que têm essa energia positiva, que faz com que você se sinta bem. Da mesma maneira, procure ser essa energia positiva para outras pessoas.

  1. Não absorva os problemas alheios

É importante evitar as pessoas que só reclamam. No entanto, se alguém da sua confiança quiser conversar com você para desabafar, está tudo bem em ouvir o que a pessoa tem a dizer. Talvez, você de fato tenha um conselho útil para dar, ou talvez apenas ouvir o que a pessoa tem a dizer já será suficiente para que ela se sinta melhor.

Todavia, como na vida pessoal, também não permita que os problemas dos seus colegas da vida profissional interfiram nos seus. Existe uma diferença considerável entre ouvir um desabafo e absorver esses problemas (o que pode interferir no seu humor). Estabeleça esse limite.

  1. Desabafe em particular

Se você estiver estressado com algum assunto relacionado ao trabalho, ou mesmo por motivos pessoais, evite ficar reclamando por todos os cantos da empresa sobre o quanto você está infeliz. Isso só tende a prejudicar a imagem que as pessoas têm de você.

Da mesma forma que você pode ouvir o desabafo de um colega, também pode pedir que alguém da sua confiança na empresa ouça o que você tem a dizer. No entanto, faça isso numa conversa em particular, como no horário de almoço, por exemplo. Assim, você conseguirá aliviar a sua tensão, mas sem dissipar negatividade por todo o ambiente.

  1. Socialize quando estiver de bom humor

Quando você estiver estressado ou de mau humor, procure desabafar com um colega ou ficar mais quietinho, focando nas suas atividades. Em compensação, quando estiver tranquilo e bem humorado, não hesite em interagir com os colegas, especialmente durante as pausas.

Compartilhar uma notícia positiva, fazer um elogio ou simplesmente conversar sobre amenidades pode deixar o clima mais leve. Além disso, o seu bom humor pode contagiar e tornar as pessoas ao seu redor também mais positivas e otimistas. Portanto, quanto sentir-se alegre, compartilhe essa alegria ao seu redor (mas sempre respeitando o momento das outras pessoas).

  1. Proponha iniciativas de bem-estar na empresa

Qualidade de vida no trabalho é um assunto complexo, que vai muito além de um salário adequado. Hoje em dia, as novas gerações que chegam ao mercado de trabalho procuram por empresas que ofereçam um ambiente harmônico e de integração entre as pessoas, o que lhes confere mais bem-estar.

As empresas mais modernas promovem momentos de integração, como as confraternizações de fim de ano, eventos internos, comemorações para os aniversariantes do mês, Casual Friday (uso de vestuário mais despojado às sextas-feiras), happy hours, acompanhamento psicológico e até mesmo sessões de meditação e de ginástica laboral. Há empresas que oferecem um espaço específico para descompressão, com televisores e salões de jogos. Inspire-se nesses exemplos.

  1. Ouça música, se possível

Em algumas instituições, geralmente as de menor porte, é possível colocar uma música ambiente para que as pessoas trabalhem mais motivadas e bem-humoradas, desde que não estejam executando uma atividade que exija mais concentração. Caso isso não ocorra na sua organização, você pode ouvir as músicas da sua preferência nos fones de ouvido.

A música pode promover relaxamento e até mesmo aumentar a sua produtividade, melhorando o seu humor e o seu desempenho. No entanto, se estiver fazendo uma atividade que demande muita atenção e concentração, o melhor a se fazer é colocar um instrumental tranquilo e sem letra, de modo que você não se distraia.

  1. Se não se sentir bem onde estiver, mude!

Por fim, saiba que, infelizmente, a positividade pode ser incompatível com alguns ambientes de trabalho, não importa o quanto nos esforcemos. Se esse for o seu caso e se você perceber que o seu humor e a sua qualidade de vida estão sendo muito prejudicados pela negatividade do seu local de trabalho, considere a possibilidade de sair.

Certamente, você será capaz de encontrar outra organização cujo clima seja mais compatível com o seu estilo de vida e de trabalho. Não vale a pena desgastar a saúde mental (e, muitas vezes, física!) em um ambiente onde todos são negativos e destroem toda e qualquer motivação que você tenha.

A negatividade pode aparecer em alguns momentos, mas, com as dicas acima, provavelmente esses momentos serão cada vez mais raros. Analise a cultura da sua empresa e o comportamento dos seus colegas para colocar as recomendações em prática. Que você encontre e ajude a construir um ambiente de trabalho cada vez mais positivo e harmônico!

E você, querida pessoa, como enxerga o humor dos seus colegas e da sua empresa? O que tem feito para tornar o seu ambiente de trabalho menos negativo? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Além disso, lembre-se de compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Leve esta reflexão a todos os seus amigos, colegas e a quem mais possa se beneficiar deste conteúdo!