Fofoca no ambiente de trabalho é um assunto bastante delicado e que precisa ser falado para ser evitado. Em alguns casos, o principal causador desse tipo de movimento dentro de uma empresa pode ser a política de comunicação da própria organização. Um local que tem uma comunicação restrita, pode dar margem a conversas que muitas vezes não são verídicas.

Um colaborador, quando não é ouvido por seus superiores, pode buscar outras formas de desabafo. Nesse caso, as conversas com outros colegas se torna uma forma de “escape”, o que tem grandes chances de virar fofoca. Há também situações em que a empresa não possui uma cultura que deixa claro que não há tolerância para esse tipo de coisa.

Continue lendo para saber mais sobre os problemas que podem surgir através da fofoca no ambiente de trabalho e conferir dicas de como evitá-la.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Problemas que a fofoca no ambiente de trabalho pode causar

Empresas nas quais há muitas fofocas podem enfrentar diversos problemas. O primeiro deles é o clima negativo entre a equipe, afinal, isso gera uma atmosfera de desconfiança, até mesmo por parte dos gestores e supervisores, o que compromete o desempenho profissional e o bem-estar de todos.

Os colaboradores tido como “fofoqueiros” se tornam mal vistos pelos demais. Isso é bastante prejudicial porque pode fazer com que percam oportunidades de crescimento ou até o próprio emprego. Afinal, caso haja uma necessidade de corte de pessoal, os gestores, de maneira geral, tendem a optar por demitir aqueles que criam problemas.

PSC

Dependendo do tipo de empresa e das fofocas, elas podem atingir até mesmo clientes e parceiros de negócios. Consegue imaginar a proporção que isso pode tomar? É por isso que as empresas não devem tolerar qualquer tipo de fofoca, nem mesmo aquelas consideradas “inocentes”, pois todas podem trazer grandes problemas aos envolvidos.

O que motiva a fofoca no ambiente de trabalho?

Existem algumas medidas que a organização pode adotar para evitar a fofoca entre os funcionários. Em primeiro lugar, é interessante manter um canal aberto de comunicação com os colaboradores. Assim, antes que eles comecem a espalhar informações entre colegas, estarão seguros para iniciar uma conversa com seus superiores ou pessoas responsáveis por determinado assunto.

Muitas vezes, o que estimula a fofoca é exatamente o fato de ser algo proibido. Quando as pessoas sentem que podem conversar com seus superiores sobre suas insatisfações, esse tipo de comentário perde a força. Afinal, deixa de haver motivos para que o tema seja falado na espreita, sem que mais pessoas saibam.

Além das fofocas feitas sobre a empresa, também há aquelas que têm como foco outros colegas. A melhor forma de evitá-las é incentivando o bom relacionamento entre todos. Quando as pessoas se respeitam, dificilmente irão repassar informações íntimas, verdadeiras ou falsas, sobre seus companheiros de trabalho.

Caso você perceba que mesmo assim as fofocas estão ocorrendo, é importante realizar conversas individuais e averiguar o que está acontecendo, evitando que esses comentários se espalhem.

Como escapar daquele colega que adora fofocar?

Se você é funcionário de uma empresa, pode contribuir para o fim da fofoca fazendo a sua parte quando um colega chegar com esse tipo de assunto. Ignorar mudando os rumos da conversa ou simplesmente dizer que não quer saber sobre determinado assunto, é a saída mais simples.

Mas, que tal fazer melhor e levar a pessoa a refletir sobre o que está fazendo e a proporção que aquilo pode tomar? Faça algumas perguntas como: esse assunto realmente é de interesse? O que vai nos acrescentar saber disso? Qual a veracidade desse assunto?

Outras dicas para evitar se envolver em fofocas no ambiente de trabalho:

  • Evite determinadas conversas em lugares comuns a outros colaboradores;
  • Não repasse boatos e nem conversas sobre a vida pessoal de colegas de trabalho adiante;
  • Se alguém estiver fofocando em lugares comuns da empresa, saia de perto;
  • Se alguém lhe procurar para saber sobre alguma fofoca, seja cordial e esquive-se;
  • Evite piadas que possam difamar ou ofender alguém;
  • Evite falar da sua vida pessoal e dos demais colegas, prefira se abrir apenas com amigos próximos;
  • Caso ouça algo grave, de maneira discreta e sem expor ninguém, você pode chegar a um superior e falar sobre o que ouviu.

Seja sincero e primeiramente diga a ele que o assunto de alguma maneira o incomoda e pode atrapalhar seu processo de trabalho. Explique que, por isso, está tomando a atitude de procurá-lo para conversar, pois sabe da importância de se evitar fofocas dentro da empresa, sendo melhor esclarecer o assunto.

A empatia é a chave para eliminar a fofoca do ambiente de trabalho

A empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro e se imaginar naquela mesma situação. Trata-se de uma capacidade psicológica fundamental para a boa convivência entre pessoas, seja em família, entre amigos, no trabalho e na sociedade de maneira geral.

Em se tratando de fofoca, ser empático é importante porque faz com que as pessoas percam o estímulo de passar esse tipo de informação adiante. Afinal, ninguém gostaria que fizessem isso com eles, certo? Fazer esse exercício de se ver no lugar do alvo da fofoca leva à reflexão se aquela atitude vale mesmo a pena.

Se você, alguma vez na vida, já passou adiante uma fofoca sobre um colega de trabalho ou qualquer outra pessoa, não precisa se culpar por isso agora. Afinal, a culpa leva a um lugar que não estimula a mudança, pois faz com que o indivíduo se sinta incapaz de alcançá-la.

O melhor a fazer é pensar no momento presente, no que pode fazer daqui para frente, que é reconhecer o erro e se comprometer a não o cometer mais. Caso alguém tenha sido prejudicado com isso, é importante pedir desculpas e demonstrar através de atitudes que realmente mudou.

Não há nada de engraçado ou divertido em espalhar fofocas no ambiente de trabalho ou em qualquer outro lugar. É muito importante que as empresas deixem claro aos seus funcionários que essa não é uma atitude apreciada.

Organizações que prezam pelo respeito e cordialidade entre seus colaboradores têm como benefício um clima acolhedor, em que todos confiam e desejam o melhor uns para os outros.

Tem algum comentário a fazer? Deixe sua opinião sobre o assunto abaixo e aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais para passar a reflexão adiante!