acalmar

Como Se Acalmar em Momentos Complicados?

Por: José Roberto Marques | Blog | 29 de junho de 2018

Todos nós passamos por momentos delicados em alguma fase da vida e cada uma dessas experiências tem algo a nos ensinar. Quando algo assim acontece, saber como se acalmar é fundamental para que consiga manter as ideias no lugar e possa tomar decisões positivas e que ajudem a realmente resolver a situação e não a torná-la mais crítica. Continue acompanhando este artigo e descubra como manter o equilíbrio emocional mesmo perante circunstâncias geradoras de estresse.

A Importância de Manter a Calma em Momentos Delicados

É perceptível quando uma pessoa está sob um grande estresse, a respiração fica ofegante, o rosto tende a ficar vermelho, o corpo sua e pode até mesmo chegar a tremer. Além desses sinais externos, existem as ações que ocorrem na mente, e fazem com que se perca a capacidade de discernir as consequências de suas ações. Por todos esses motivos, é muito comum que indivíduos tomados pela raiva cometam ações negativas, colocando a si mesmos e a terceiros em risco.

Quando você consegue manter a calma mesmo em momentos críticos, consegue agir com cautela e encontrar soluções efetivas para solucionar ou amenizar o ocorrido. Além desse benefício, essa postura é extremamente positiva para manter o seu equilíbrio emocional. Conseguir agir com tranquilidade em momentos delicados irá te proporcionar mais autoconfiança e resiliência, características que são bastante valorizadas no mercado de trabalho e na vida de uma forma geral.

7 Dicas Poderosas de Como Se Acalmar e Manter o Equilíbrio

Depois de descobrir mais a respeito da importância de saber como se acalmar em momentos delicados, confira dicas que irão te ajudar a atingir esse nível de equilíbrio.

1 – Identifique o Agente Estressor

Se concentrar no que exatamente está fazendo com que você se sinta estressado é o primeiro passo para superar esse sentimento e conseguir se acalmar. Ser capaz de identificar o agente estressor irá permitir que descubra quais são os seus pontos fortes, os que precisam ser trabalhados e desenvolvidos e, então, possa utilizá-los ao seu favor. Assim como com uma criança que tem medo do escuro, as coisas nunca serão tão assustadoras quando passar a entendê-las completamente.

2 – Respire Profundamente

A respiração tem uma grande responsabilidade sobre a forma com a qual cada indivíduo se sente. Por esse motivo, parar alguns minutos para respirar em atenção plena certamente irá te ajudar a desviar o foco do ocorrido, ao mesmo tempo em que o seu cérebro obtém todo o oxigênio que precisa para processar as informações e tomar decisões positivas. Praticar ioga regularmente é uma forma de se familiarizar cada vez mais com a respiração consciente e conseguir manter a tranquilidade naturalmente.

Você é feliz?

3 – Reconheça a Sua Capacidade

A insegurança é um sentimento que pode agravar o estresse, porque leva o indivíduo a acreditar que não será capaz de resolver aquela situação que está vivendo. Dessa maneira, uma forma extremamente eficaz de trabalhar isso em seu interior é reconhecendo as suas qualidades. Para isso, é necessário que volte a sua atenção para si e reflita a respeito de todas as coisas boas que já foi capaz de conquistar com o seu esforço e os desafios que conseguiu superar.

4 – Desapegue-se Daquilo Que Não Pode Controlar

Ninguém tem o poder de controlar o comportamento do outro, mas pode escolher como lidar em relação a ele. Portanto, evite se estressar por coisas que não estão ao seu alcance mudar. Se algo começar a te incomodar, reflita se existe algo que possa fazer para resolver, se a resposta for não, desapegue-se da necessidade de controle e aprenda a lidar com aquilo. Muitas vezes uma mudança na sua percepção será o suficiente para que se sinta melhor.

5 – Distancie-se da Situação

Vários indivíduos podem ter percepções diferentes em relação a uma mesma situação e isso se deve ao fato de que cada um sente o mundo de acordo com os seus valores e as experiências que viveu. Então, para evitar ter uma visão tendenciosa do que está acontecendo, tente imaginar o mesmo cenário, mas com outras pessoas envolvidas. Se distanciar e refletir como se não fizesse parte daquele problema é um exercício poderoso e que irá te ajudar a obter uma visão mais justa e imparcial.

6 – Tire um Tempo Para Si

Tentar resolver coisas no calor do momento pode ser pior tanto para você quanto para os outros envolvidos. Dessa maneira, se possível, tire um tempo para si, para que possa relaxar e recarregar as suas energias para encontrar soluções realmente eficazes posteriormente. Encontre uma atividade que te ajude nessa missão, que pode ser tomar um banho, sair para correr ou praticar outro tipo de esporte, dormir, desabafar com alguém da sua confiança, enfim, algo que faça você se sentir melhor.

7 – Solicite Apoio

Reconhecer que precisa de ajuda não deve ser motivo de vergonha para ninguém. Aqueles que hesitam em solicitar apoio acabam se sentindo sobrecarregados, o que faz com que o estresse se torne cada vez maior. Portanto, não tenha medo de pedir que um familiar, amigo ou colega de trabalho te ajude a superar esse desafio e a encontrar soluções. Apenas o fato de saber que tem com que contar já fará com que se sinta mais calmo e confiante.

Os Benefícios de Ter Inteligência Emocional

Antes de começar a colocar essas dicas em prática é importante que saiba que manter a calma em momentos delicados é uma habilidade que requer um esforço diário, para que se conheça cada vez mais e possa desenvolver a sua inteligência emocional. Ao fazer isso estará dando um grande passo rumo à felicidade e ao sucesso, porque, além de te proporcionar uma vida mais tranquila, conseguirá ter um desempenho mais positivo no trabalho, pois não se permitirá abalar por qualquer coisa.

Uma forma bastante eficaz de realizar essa e outras mudanças positivas em seu comportamento é através da poderosa metodologia do Coaching. O IBC – Instituto Brasileiro de Coaching conta com uma opção extraordinária de curso que pode te ajudar nessa missão. Trata-se do PSC – Professional & Self Coaching, que te dará toda a bagagem necessária para transformar a sua vida e ter a possibilidade de se tornar um Coach profissional e ajudar outras pessoas a desenvolverem seu potencial máximo. Invista em si mesmo e ouse ir além!

 

Copyright: 528930796 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: