estilo-lideranca-chiavenato

Como São os Estilos de Liderança Chiavenato

Por: José Roberto Marques | Blog | 07 de outubro de 2019

 

O artigo de hoje é extremamente importante para quem tem interesse nas áreas de administração de empresas e recursos humanos (RH). Porém, se você não trabalha com esses assuntos ou não pretende, também é importante continuar lendo esse artigo, pois vou apresentar um dos escritores técnicos mais relevantes do Brasil: Idalberto Chiavenato. Acompanhe!

Quem é  Idalberto Chiavenato

O Idalberto Chiavenato é um brasileiro nascido em 1936, que escreve livros de relevância mundial sobre administração de empresas e recursos humanos. Além disso, ele é professor é conselheiro no Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo (CRA-SP) e presidente do Instituto Chiavenato de Educação. 

O que é a teoria de estilos de liderança chiavenato 

Agora, que você já conhece quem é o pensador e a importância dele, vamos entender mais sobre a sua teoria dos tipos de liderança. As teorias de Idalberto Chiavenato são fontes de estudo essenciais quando o assunto é administração de empresas e liderança, pois estas trazem conceitos aprofundados, mas de fácil compreensão. Isso permite que qualquer leitor consiga ter um entendimento mais claro das ideias apresentadas pelo autor, ainda que sejam teóricas, pois sua linguagem é acessível.

Em uma das suas reflexões, Chiavenato determinou que existem alguns estilos de liderança, que são conhecidos dentro de fora do meio acadêmico, tornando-se referência quando precisamos identificar e classificar os diferentes tipos de gestores. Seus modelos de liderança que descrevem 3 perfis distintos de líderes no universo das empresas, suas características, comportamentos e sua forma de se relacionar com os seus liderados.

Segundo o pesquisador, existem três formas diferentes de o líder fazer sua gestão e estas se referem diretamente à sua forma de conduzir sua liderança e os liderados. Veja quais são elas:

Liderança autocrática: esse é um estilo em que o líder centraliza todo o poder e dá ordens aos seus funcionários, sem permitir que eles façam contestações ou mesmo que tomem decisões sem o seu consentimento. O trabalho só pode ser feito com a sua autorização e, em alguns casos, somente com a sua presença. Neste tipo de regime fechado, os liderados se sentem oprimidos e desvalorizados de forma constante, pois o gestor faz um trabalho quase que agressivo, que pode chegar até a amedrontar as pessoas, criando um ambiente tenso na empresa. Este tipo de líder é aquele que não gosta que sua equipe tenha um bom relacionamento interpessoal e só permite que se comunique para falar de assuntos profissionais. 

Liderança democrática: este é um caso totalmente diferente do anterior. O líder democrático reconhece, orienta e instrui os seus liderados, dando liberdade para que compartilhem suas sugestões, ideias e opiniões e façam parte do processo de tomada de decisão. A comunicação é direta e produtiva, ninguém se sente oprimido, mas sim encorajado a dar o seu melhor e colaborar com suas habilidades e conhecimentos para o alcance dos resultados.

Liderança liberal (Laissez-faire): neste modelo de liderança, delegar é o ato de ordem, pois o líder delega todas as tarefas e demandas para os seus liderados. Ao contrário do primeiro caso, não é mesmo? Entretanto, este tipo de gestão não se mostra muito efetivo, uma vez que, o líder não tem respeito de sua equipe e ainda acaba gerando uma competitividade agressiva com resultados pouco expressivos.

Você já teve um líder ou gestor que agia de um dos 3 estilos acima? Tem gente que até já passou pelos 3 tipos de liderança! Para aprendermos mais, conte suas experiências nos comentários no fim do artigo. É sempre bom compartilhar histórias profissionais, pois elas nos ajudam a desabafar e a evoluir. 

Como encontrar o seu estilo de liderança

Hoje, você conheceu os três tipos de líderes descritos por Idalberto Chiavenato. Na prática, mesmo que possuam características diferentes, podemos concluir que o líder, dependendo da situação, acaba assumindo um ou outro tipo de liderança, sem, necessariamente, deixar sua essência e perfil principal.

Se você está trabalhando para ser um gestor, é fundamental que você busca pelos livros escritos por Idalberto Chiavenato. Aqui, eu te mostrei apenas uma parte do profundo pensamento do autor, por isso, é essencial que você mergulhe nas palavras dele e absorva todo o conhecimento. E ainda é possível aprender mais!

Você não precisa decidir agora mesmo qual tipo de líder será, mas é fundamental que você já comece a pensar nessas questões, pois o seu comportamento será exemplo para muitas pessoas quando você alcançar a posição que deseja. Para desenvolver uma liderança diferenciada e se tornar o melhor gestor que você pode ser, além de ler os livros do Chiavenato, invista em coaching. 

A formação Leader Coach Training (LCT) te ensina com exemplos da vida real a como você pode ser um profissional melhor e se tornar uma referência técnica, intelectual e comportamental dentro e fora da empresa em que trabalha. Afinal o mercado está sempre de olho e é importantíssimo ser um profissional de destaque na sua área.

Durante a formação, você aprende na prática a utilizar as técnicas e as ferramentas do coaching para conseguir ir além e conquistar com sua equipe resultados extraordinários. Isso significa que você irá fortalecer suas características mais fortes e desenvolver outras por meio de exercícios. Além disso, você irá progredir em campas da sua vida que não imaginava que precisam mudar. Sua mente vai abrir para novas possibilidades e você conseguirá ultrapassar desafios que nem sonhava em alcançar.

Para você ter uma ideia, você vai aprender com um coach (profissional de coaching) a praticar o autoconhecimento,  autodesenvolvimento, a autoconfiança e a inteligência emocional. Esses 4 pilares serão essenciais para que você evolua de forma progressiva e com consistência, construindo um profissional mais forte e mais preparado para assumir responsabilidades e vencer obstáculos. 

Mão na massa!

Agora, que você já conhece os 3 estilos de liderança chiavenato, sabe da importância do autor e ainda conferiu a relevância do coaching, é hora de colocar a mão na massa! Não tenha medo de aprender e de colocar o seu novo conhecimento em prática no seu ambiente de trabalho. Não importa qual é a sua idade, gênero ou profissão, o desenvolvimento é algo constante nas nossas vidas e que contribui muito para sermos pessoas melhores, tanto dentro quanto fora do trabalho.

 

Aproveite que você está lendo este artigo e já corra atrás dos seus sonhos!

Copyright: Rawpixel.com/Shutterstock

Deixe seu Comentário: