A meditação é uma técnica milenar que tem sido empregada com os mais diversos propósitos. Amenizar a ansiedade, alcançar um estado de equilíbrio emocional e até mesmo elevar-se espiritualmente são alguns deles.

O processo de meditação consiste em canalizar o fluxo de seus pensamentos num único foco, que pode ser uma imagem, um objeto, um som, seu corpo e até mesmo sua própria respiração.

Independentemente de qual seja o seu objetivo para a prática meditativa, é preciso atentar-se para alguns pontos para que você obtenha o máximo possível de benefícios. Confira 7 desses itens a seguir:

  1. Preparação do ambiente

O ambiente em que você fará a prática da meditação precisa ser minimamente preparado. Se você for meditar na sala de casa com a televisão ligada e as crianças brincando e falando alto, vai ser muito difícil acalmar a sua mente.

Por isso, é importante meditar num espaço só seu, como seu quarto, por exemplo. Esse espaço deve ser confortável, com iluminação na medida certa, nem muito claro nem muito escuro. Além disso, é importante que seja um espaço silencioso. Se preferir, coloque uma música ambiente, de preferência em seu fone de ouvido.

Também é importante regular a temperatura do ambiente. Se estiver frio, aqueça-o. Se estiver muito quente, refresque-o. Parece bobagem, mas, na hora da meditação, todas essas questões de som, iluminação e temperatura podem te distrair. TVs, celulares e computadores precisam ser evitados. Se desejar, coloque almofadas, tapetes, incensos e velas aromáticas (com muito cuidado) para criar uma atmosfera meditativa.

Outra dica importante é comunicar as pessoas que convivem com você de que você estará em prática meditativa e não poderá ser interrompido nos próximos minutos, salvo em caso de emergência.

  1. Roupas confortáveis

PSC

Calça jeans, sapato e jaqueta de couro com certeza não são as opções mais indicadas para uma meditação. Utilize roupas confortáveis para que você se sinta bem e não perca o foco durante todo o processo. Uma dica bacana é utilizar suas roupas de dormir durante a meditação.

Além da questão da roupa, você também deve meditar sem fome e sem vontade de ir ao banheiro, já que isso pode te distrair. Resolva essas necessidades com antecedência e então comece a relaxar para meditar.

Também não é interessante ficar olhando para o relógio enquanto medita. A dica nesse sentido é programar um alarme com o tempo que deseja meditar, seja 5, 10 ou 30 minutos, por exemplo.

  1. Posição do corpo

A posição para a realização da meditação varia. Em geral, é recomendado que a prática aconteça com a pessoa sentada e com as pernas cruzadas, de modo que mantenha a coluna alinhada, a cabeça erguida e as mãos unidas uma sobre a outra ou sobre as coxas.

Contudo, apesar das recomendações gerais, o importante é que você se sinta confortável, numa posição que não canse seus músculos e nem provoque dores nas costas. Você pode até mesmo meditar deitado, embora não seja recomendado, pois você pode pegar no sono (a não ser que seja uma meditação para insônia – nesse caso, essa é a posição indicada).

Mantenha os olhos fechados ou abertos, como preferir. Fique numa posição agradável, que promova relaxamento e facilite a sua respiração.

  1. Respiração consciente

Para que você relaxe a sua mente e entre num processo meditativo, é preciso tirar os seus pensamentos das preocupações do dia a dia e canalizá-los em sua respiração. Preste atenção nos movimentos que o seu corpo realiza para que você possa respirar. Procure também ouvir os sons de sua respiração. Focar em sua respiração, de modo mais profundo e lento, ajuda a “avisar” o cérebro de que é hora de relaxar.

Inspire pelo nariz, observando o ar mais frio que entra. Expire pela boca, percebendo que o ar que sai é mais aquecido devido ao calor do seu corpo. Perceba também se a sua respiração é mais torácica ou abdominal. Não existe certo ou errado, apenas foque sua atenção sobre o seu modo de respirar.

  1. Observação dos pensamentos

Você já deve ter ouvido alguém dizer que meditar é não pensar em nada. Isso não só está incorreto como também é impossível. Esvaziar a mente é uma utopia. O que você pode e deve fazer durante a meditação é diminuir o ritmo dos seus pensamentos, evitando as preocupações e pensamentos desagradáveis.

Sempre que esse tipo de pensamento surgir, volte a prestar atenção em sua respiração. Não se apavore, não se frustre, nem comece a “brigar” com a própria mente quando esses pensamentos aparecerem. Apenas os observe, sem se apegar a eles, como se você estivesse observando nuvens que passam pelo céu.

Uma técnica que ajuda bastante é colocar no papel todas as suas preocupações antes de começar a meditar. Isso te tranquiliza de que você não se esquecerá de nada. Lembre-se de que você tem o dia inteiro para resolver aquelas questões, mas nesses 5 ou 10 minutos, foque sua atenção em sua respiração e em seu relaxamento.

  1. Mindfulness

Existe uma técnica de meditação chamada “mindfulness”, que significa atenção plena. Nesse tipo de meditação, a pessoa deve manter o foco de seus pensamentos no presente. Para isso, ela deve prestar atenção, sobretudo, em seu próprio corpo.

Dos pés ao topo da cabeça, a mindfulness é como um escaneamento geral do corpo, identificando todas as sensações do momento. Por meio dela, o indivíduo percebe se seu corpo está ou não confortável, se a temperatura está agradável, se há partes de do corpo em pressão com outra superfície, como está sua respiração, como estão seus batimentos cardíacos, se há algum ponto de tensão etc.

O objetivo da mindfulness não é corrigir possíveis desconfortos, mas apenas trazer a atenção de quem medita ao seu próprio corpo e às sensações por ele vivenciadas em relação ao ambiente.  A atenção plena nada mais é do que o foco dos pensamentos sobre o corpo e sua relação com o meio, no momento da prática meditativa.

  1. Meditação guiada

Uma dica interessante para quem não tem prática com a meditação ou tem dificuldade em deixar as preocupações de lado são as chamadas meditações guiadas. Elas são técnicas de relaxamento em que um instrutor dá orientações para que a pessoa visualize determinadas imagens e acontecimentos com o objetivo de promover mais tranquilidade.

Em geral, são visualizações de paisagens da natureza, como campos, praias, montanhas e rios. É a prática perfeita para aqueles momentos de estresse, em que encontramos dificuldade para relaxar ou até mesmo para pegar no sono.

Na internet, é possível encontrar diversos áudios e vídeos com meditações guiadas que permitem que você relaxe sem sair de casa. Também há alguns aplicativos para smartphones que oferecem esse tipo de conteúdo.

No meu canal no YouTube (José Roberto Marques – IBC Coaching), você tem acesso a uma playlist cheia de meditações guiadas para encontrar a paz, a prosperidade, o relaxamento e a energia positiva para combater o sofrimento e o estresse.

Acesse o meu canal e tenha ótimas práticas meditativas! Se você já pratica a meditação, deixe aqui nos comentários a sua experiência e as suas dicas para quem estiver começando. Ah, e não se esqueça de compartilhar essas informações com as pessoas que você ama. Vamos fazer da prática da meditação um hábito para uma vida de mais serenidade, foco e conquistas.