Meditar é sempre uma boa escolha, a qualquer hora do dia, afinal essa prática poderosa pode trazer benefícios tanto em relação aos aspectos físicos, quanto mentais e emocionais. No início, era uma atividade indicada para aqueles que desejavam reduzir os níveis de estresse, mas com o tempo se descobriu que as vantagens vão muito além disso. No artigo de hoje falarei especificamente sobre a meditação antes de dormir, um hábito excelente para aqueles que lutam contra a insônia e outros problemas relacionados ao sono.

A Importância de Se Preocupar Com a Qualidade do Sono

Os seres humanos têm necessidades básicas, como alimentação, roupas, moradia e, claro, o sono. Dormir é uma ação indispensável para que um indivíduo possa recarregar as suas energias para desfrutar de um novo dia e exercer todo o potencial que possui. Se atentar para a qualidade do seu repouso é fundamental para a sua saúde e bem-estar e, por essa razão, é algo que merece muita atenção.

Deitar-se um pouco mais tarde esporadicamente é natural, mas quando isso se torna rotineiro, é importante ligar o sinal de alerta, porque o descanso que falta hoje, certamente irá se refletir no amanhã. Assim, um indivíduo que não dormiu o suficiente pode experimentar sonolência durante o dia, falta de atenção, irritabilidade, entre outros sintomas que podem ser bastante prejudiciais, tanto em relação ao trabalho quanto aos relacionamentos.

Outros problemas relacionados ao sono ineficaz incluem baixa imunidade, obesidade, diabetes, doenças cardíacas, derrame cerebral, câncer e redução da expectativa de vida. Como se pode ver, é realmente um assunto que precisa ser visto com atenção. Por isso, procure sempre manter uma rotina para dormir e acordar e adote hábitos que te ajudem a dormir melhor, como a meditação, por exemplo.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente e na Essência!

7 Benefícios da Meditação Antes de Dormir

Para que entenda melhor como a meditação pode ajudar você a dormir melhor, confira sete benefícios que essa prática é capaz de oferecer.

1 – Ajuda a Preparar a Mente Para o Descanso

PSC

Já aconteceu de você estar sentindo um cansaço tão grande a ponto de não conseguir relaxar? Saiba que isso é bastante comum e a meditação é uma ótima maneira de conseguir esse relaxamento que é fundamental para ter uma noite de sono tranquila e reparadora.

2 – Permite Que Se Separe Mentalmente do Dia Que Passou

Um dos motivos mais comuns para que as pessoas tenham problemas para dormir são os pensamentos relacionados a tudo o que se viveu no decorrer do dia. Ao meditar, você conseguirá se separar mentalmente de todas essas experiências e deixar para trás a ansiedade e o estresse.

3 – Traz Calma e Foco

A mente das pessoas agitadas costuma seguir esse mesmo ritmo, tornando-se palco para uma verdadeira confusão de ideias. O foco necessário para meditar afasta, pouco a pouco, esses pensamentos intrusivos, trazendo calma e relaxamento.

4 – É um Poderoso Auxiliar Natural Para Dormir

Por mais que existam medicamentos para dormir, sabemos que o abuso de substâncias deve ser evitado e a ingestão deve acontecer apenas sob orientação médica. Já em relação à meditação, se trata de um hábito natural e sem qualquer tipo de contraindicação.

5 – Alivia as Tensões do Corpo

Ao concentrar a mente, o corpo também é beneficiado, porque sabemos que ambos estão completamente conectados. Assim, as tensões físicas vão embora e permitem que o relaxamento seja completo, preparando o terreno para o merecido descanso.

6 – Pode Ser Realizada em Alguns Minutos

Assim como tudo na vida, o foco da meditação não deve estar na quantidade de tempo que você pratica, mas sim na qualidade. Cerca de cinco minutos diários são o suficiente para que consiga relaxar e ter uma noite mais tranquila de sono.

7 – Traz Benefícios Para a Vida de uma Forma Geral

Ao adotar o hábito de meditar todas as noites, sentirá os efeitos não apenas em relação ao sono, mas também à sua vida de uma forma geral. Se desejar, poderá praticar em outros períodos do dia, intensificando ainda mais os benefícios.

Tipos de Meditação Para Praticar Antes de Dormir

Confira algumas dicas para começar a praticar a meditação antes de dormir. Experimente cada uma dessas modalidades até encontrar aquela que faça com que se sinta melhor ou, se preferir, alterne entre elas.

Meditação Mindfulness

A forma mais tradicional de meditação, consiste em simplesmente focar toda a sua atenção no seu corpo. Sinta o seu respirar, o ar entrando e saindo dos seus pulmões, o seu corpo tocando a cama, as suas mãos, os seus pés. Se o seu pensamento vagar, mantenha a calma e, gentilmente, traga-o de volta, fazendo isso quantas vezes forem necessárias.

Meditação Guiada

Um método bastante indicado para aqueles que estão começando a praticar. Consiste em ouvir áudios que o conduzem e sugerem o que você deve fazer, como forma de respirar, o que visualizar, onde focar a sua atenção. Podem ser encontrados em aplicativos e sites especializados, ou mesmo no YouTube.

Meditação de Concentração

Para realizar a meditação de concentração basta que escolha um elemento específico para manter o seu foco, o que pode ser a chama de uma vela, um mantra, uma imagem na sua mente. É outra modalidade bastante indicada para iniciantes e que têm problemas para se concentrar.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!

Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Meditação de Respiração

Outra forma de meditar é manter o foco exclusivamente na sua respiração, o que é ótimo para que pessoas ansiosas consigam relaxar. Você pode, por exemplo, contar até quatro enquanto inspira e repetir a contagem para também expirar de maneira mais longa, alternar as narinas, puxar o ar pelo nariz e soltar pela boca. Existem muitos exercícios que podem te ajudar a relaxar, respirar melhor e, consequentemente, ter noites mais tranquilas.

Se você está lutando para vencer a insônia ou simplesmente está em busca de soluções para melhorar a qualidade do seu sono, considere a meditação. Apenas comece, sem se cobrar ou se julgar, e logo perceberá os benefícios. Contudo, vale lembrar que, caso o problema persista, é fundamental que procure ajuda médica, para que a causa seja investigada e tratada.

Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e fazer com que mais pessoas conheçam o poder dessa prática que é capaz de proporcionar maravilhas para a sua mente, seu corpo e sua alma!

 

 

Copyright:  614265854 – https://www.shutterstock.com/pt/g/belchonock