preocupacoes-evite

Como Evitar Preocupações e Começar a Viver Com Mais Leveza e Equilíbrio

Por: José Roberto Marques | Blog | 15 de março de 2019

De 0 a 10, como classifica o seu nível de preocupação com as coisas de um modo geral? Saiba que é natural, até certo ponto, se preocupar com as coisas, pois é através disso que uma pessoa se torna cautelosa e se atenta a detalhes importantes. Porém, é necessário tomar cuidado para evitar que esses pensamentos se excedam a comprometam seu bem-estar e equilíbrio. Se você deseja saber como evitar preocupações e começar a viver com mais tranquilidade, é só continuar acompanhando o artigo.

A Importância de Equilibrar as Preocupações Para Ser Feliz

Maria é uma pessoa que nunca se preocupa com nada, deixa tudo para depois e, com isso, acaba se esquecendo de coisas importantes que precisava fazer. Já Júlia, está sempre com a mente a mil, preocupada com as contas que precisam ser pagas, as obrigações que tem em relação ao trabalho e, assim, não consegue relaxar e descansar. Qual delas acredita que seja mais feliz? A resposta para esse questionamento é nenhuma delas, pois vivem dois opostos que são marcados por excessos.

Entre não se preocupar com nada e se preocupar demais, a melhor opção é sempre aquela que está no meio. Afinal, é através do equilíbrio que uma pessoa consegue se lembrar de cumprir com suas responsabilidades, mas sem permitir que o excesso de preocupações comprometa o seu bem-estar. Por tudo isso, é fundamental que sempre busque tomar decisões que te levem para o caminho do meio, onde nada é excessivo e tudo é dosado com sabedoria e comedimento.

7 Dicas de Como Evitar Preocupações e Começar a Viver Com Tranquilidade

Preocupar-se demais não é saudável, pois compromete seu bem-estar e pode, inclusive, resultar em somatização, que é quando um problema emocional gera sintomas físicos. Existem algumas atitudes que podem evitar que isso aconteça contigo, veja quais são elas.

1 – Mantenha Sua Atenção no Momento Presente

A primeira dica é a mais importante e transformadora de todas, pois é através dela que aprenderá a se concentrar em cada instante que viver ao invés de tentar adivinhar o que virá amanhã. Trata-se de um processo que precisará de tempo e empenho para resultar em uma transformação definitiva, porém, a cada dia, poderá notar os benefícios. Para colocar em prática, basta que, sempre que perceber que está com a mente distante do que está, de fato, vivendo, traga-a de volta, quantas vezes forem necessárias, com paciência e persistência.

2 – Pense Racionalmente Sobre Suas Preocupações

Grande parte das preocupações que rondam nossas mentes não fazem o menor sentido, pois envolvem chances muito remotas de algo acontecer. Desse modo, procure sempre se questionar para entender o que está gerando aquela preocupação, se é um motivo justo ou algo completamente infundado. Mantenha esse diálogo interno sempre, se ouvindo com atenção e sem julgamentos, pois, assim, passará a se conhecer melhor e o autoconhecimento é a chave do aprendizado e da evolução pessoal.

3 – Adote o Hábito de Anotar Suas Tarefas

Existe um tipo de preocupação específico que diz respeito às atividades que uma pessoa precisa realizar. Com isso, sua mente parece não desligar, pois está cheia de pensamentos do tipo: “preciso pagar a conta de luz”, “tenho uma relatório para entregar na terça”, “não posso me esquecer da reunião com um cliente amanhã às 17 horas”. Uma forma bastante simples e eficaz de reduzir esse volume de informações é adotar o hábito de registrar compromissos, assim, sua mente poderá relaxar, pois saberá que nada será esquecido.

4 – Converse Sobre Temas Diversos

Pessoas preocupadas costumam falar muito sobre suas preocupações, o que faz com que seus pensamentos se tornem cada vez mais fortes. Agora que você aprendeu a anotar suas obrigações e não precisa pensar nelas o tempo todo, que tal aproveitar para falar sobre assuntos diversos? Converse com seus familiares, amigos, colegas de trabalho ou mesmo com desconhecidos em filas sobre atualidades e temas do cotidiano. Assim, terá oportunidades de conhecer coisas novas e, de quebra, tirar o foco das preocupações.

5 – Adote o Hábito de Meditar

Por muito tempo, a meditação foi vista como uma prática reservada aos budistas. Porém, atualmente, essa visão está mudando e cada vez mais pessoas perceberam o quanto meditar é transformador, independente da crença religiosa que se tenha. Inclusive, muitos profissionais da área da saúde indicam esse hábito aos seus pacientes. Em se tratando do excesso de preocupações, meditar poderá te ajudar a conectar-se consigo mesmo, se conhecer melhor e desapegar de pensamentos intrusivos que servem apenas para gerar estresse.

6 – Desconecte-se Com Mais Frequência

A internet é, hoje, uma ferramenta extraordinária, que nos permite aprender coisas novas, fazer negócios, conectar com pessoas do mundo todo, além de proporcionar diversas facilidades para o nosso dia a dia. Entretanto, como tudo na vida, é importante evitar excessos para continuar desfrutando apenas dos benefícios.

Se desconectar com mais frequência é necessário para que não consuma informações demais, pois isso gera ansiedade e estresse. Então, é interessante que busque manter o celular de lado mais vezes, pois essa atitude é essencial para colocar a primeira dica em prática e se concentrar no momento presente.

7 – Aprecie a Beleza da Incerteza

Na vida, não temos a certeza de nada e é exatamente aí que está a beleza da existência. Imagine o quanto nossas vidas seriam monótonas se todos nós nascêssemos com uma lista contando toda a nossa trajetória, teríamos que segui-la sem contestar e sem a possibilidade de mudar de planos. Felizmente, não é assim que acontece, e temos o poder de construir tudo aquilo que quisermos, aprender com os erros, mudar as rotas, definir um novo destino. Aprenda a apreciar beleza da incerteza e utilize-a para escrever uma história de sucesso e evolução.

Preocupar-se excessivamente com algo é tão eficaz quanto manter-se inerte e esperar que as coisas aconteçam magicamente. Portanto, evite ocupar a sua mente com ideias limitantes e com coisas que não tem o poder de mudar. Prefira concentrar-se em cada experiência que viver e naquilo que pode transformar. Assim, estará concentrando todas as suas forças no que é realmente importante, a sua felicidade.

Copyright: 289501205 – https://www.shutterstock.com/pt/g/marvent

Deixe seu Comentário: