Você já se viu em meio a uma crise de ansiedade no trabalho? A ansiedade é considerada um problema comum da sociedade atual. Nunca estivemos tão ansiosos e, em grande parte, isso se deve à rapidez com que as coisas acontecem e à forma como as informações fluem. Contudo, não é por se tratar de algo comum que deve ser considerado normal.

Se atentar aos sinais da ansiedade é muito importante para gerenciá-la e evitar que se agrave. Além disso, assim, torna-se possível procurar ajuda médica ao perceber que não está conseguindo controlá-la.

Continue lendo para conhecer algumas formas de lidar com uma crise de ansiedade no trabalho, além de ações para evitar que volte a acontecer.

Quer ajuda para se livrar dos pensamentos tóxicos?
Clique aqui e acesse meu desafio
“Detox da Mente”!

Possíveis causas da ansiedade no trabalho

Muitas vezes, essa alteração do estado emocional acontece em decorrência de preocupações exageradas com o trabalho, insegurança profissional, excesso de demandas, estresse, prazos de entrega sempre apertados e da constante pressão por resultados. Também pode ocorrer por conta da alta competitividade na empresa, da insatisfação profissional ou ainda pela dificuldade em manter um bom relacionamento com os colegas ou o líder.

Por falar no gestor, dependendo da forma como este trata seus liderados, pode ser exatamente ele o foco desencadeante desses ataques de pânico. Quando há uma liderança abusiva, autoritária, arrogante e que age de forma agressiva, o profissional pode acabar tão amedrontado que suas crises de ansiedade se tornem frequentes e incontroláveis.

PSC

Isso faz com que o colaborador fique o tempo inteiro em estado de alerta, sofra com suores, tremores, crises de choro, ou seja, fique apreensivo, ansioso e com medo de ser assediado. Mais um grande problema é que essa preocupação não acaba quando ele vai para casa. Muito pelo contrário, ela continua e gera mais ansiedade. Só de pensar que no outro dia terá que enfrentar tudo de novo, a pessoa já se descontrola.

Como lidar com uma crise de ansiedade no trabalho?

Você está com algum problema pessoal, algo aconteceu no trabalho ou mesmo sem um motivo aparente e se vê em meio a uma crise de ansiedade. O fato de estar na empresa pode fazer com que sinta uma angústia maior, talvez por medo dos julgamentos e por não desejar se expor.

Entretanto, é preciso ter em mente que uma crise de ansiedade não é menos importante do que uma crise de enxaqueca, por exemplo. Ambos são problemas que indicam algo e que precisam ser tratados com seriedade. Dessa maneira, procure desapegar da vergonha e mantenha o foco em si mesmo e em como pode se ajudar a sair dessa.

Veja, a seguir, algumas ações rápidas e práticas para assumir o controle da situação e se sentir melhor.

Reconheça que é uma crise de ansiedade

Antes de qualquer coisa, é preciso que reconheça que o que está sentindo são sintomas gerados pela crise de ansiedade. Isso é necessário porque muitas pessoas começam a acreditar que o batimento cardíaco acelerado e a falta de ar são sinais de algo grave. Então, se sentem ainda mais ansiosas, piorando o quadro.

Dessa maneira, é preciso que racionalize tudo o que estiver sentindo e reconheça que são frutos da crise. Assim, se sentirá mais no controle da situação e poderá seguir com as demais dicas até que a crise passe por completo.

Faça exercícios de respiração

O exercício mais simples de ser feito e que pode te oferecer uma boa ajuda é o de respiração. Consiste em respirar profundamente e em atenção plena por alguns minutos. Isso irá te ajudar a se conectar com o momento presente e evitará que a respiração ofegante comum da crise de ansiedade faça com que se sinta sem ar.

Dar uma volta

Se estiver em sua mesa de trabalho e começar a experimentar os sintomas da crise de ansiedade, saia e dê uma volta nas dependências da empresa. Caminhar por alguns minutos poderá te fazer bem, mas evite sair para a rua, pois o movimento de carros e pessoas pode te deixar ainda mais sufocado. Se desejar privacidade, vá até o banheiro, estique o corpo e respire profundamente.

Chame alguém da sua confiança

Ao perceber que a crise está se intensificando, chame um colega com o qual tenha mais proximidade ou mesmo o seu chefe. Não tenha vergonha, lembre-se de que não há motivo algum para isso. Ter o suporte de alguém fará com que você se sinta mais confiante. Apenas evite chamar uma pessoa que possa intensificar seu estresse, prefira alguém calmo.

Importante: é preciso deixar claro que essas medidas são apenas emergenciais para te ajudar naquele momento. Depois que tudo passar é fundamental procurar ajuda e adotar hábitos que contribuirão para prevenir novas crises.

Como prevenir uma crise de ansiedade no trabalho?

Depois de falarmos sobre como lidar com a crise enquanto ela está acontecendo, vamos aproveitar para compartilhar medidas que irão ajudar a evitar que se repita. A primeira atitude a se tomar é entender suas causas, já que os efeitos são mais que visíveis. Contudo, independentemente do agente causador, ter um apoio psicológico ou mesmo psiquiátrico pode ser o melhor caminho para tratar e superar o problema.

Somado a isso, algumas mudanças de comportamento podem ajudar nessa batalha para vencer as crises e ter mais qualidade de vida no trabalho. Vamos conhecer algumas delas e entender como podem te ajudar a melhorar?

Tenha uma vida além do trabalho

Se você sai do trabalho, mas o trabalho não sai da sua cabeça, é porque a ansiedade está te rondando o tempo todo. Para evitar isso é importante que seu tempo vago seja preenchido por outras atividades que te ajudem a esvaziar a mente de suas demandas profissionais e ocupá-la com outras coisas que sejam prazerosas e relaxantes.

Hoje em dia, o celular faz com que muitas pessoas levem o trabalho para onde forem, elas estão o tempo todo lendo e respondendo mensagens e e-mails. Assim, o que deveria ser uma facilidade se transforma em problema, simplesmente porque a cabeça não consegue descansar.

Caso tenha se identificado com isso, procure repensar esse comportamento. Por mais que deseje se dedicar ao trabalho e alcançar os seus objetivos profissionais, deve saber quais são os seus limites. Se continuar nesse ritmo em algum momento verá que é insustentável. Cuide da sua saúde física e mental, pois ambas são fundamentais para o sucesso profissional e a felicidade.

Medite e pratique exercícios regularmente

Nada melhor do que se exercitar para colocar para fora todas as energias negativas e pensamentos ruins que povoam sua mente, substituí-las por dopamina (hormônio do prazer) e, de quebra, cuidar da sua saúde mental e do seu corpo.

A atividade física é fundamental para a manutenção da saúde. Nos casos de quem tem histórico de crises de ansiedade, ela se torna ainda mais necessária. Enquanto você se exercita, hormônios ligados ao prazer e bem-estar são liberados, auxiliando no controle de outros que estão relacionados ao estresse.

Organize seu trabalho

Se o excesso de trabalho parece que vai te engolir, pare, respire e se acalme. Busque organizar suas demandas, colocar em dia seu trabalho e evite se comprometer com mais tarefas até que tudo esteja normalizado.

Isso vai te deixar com mais paz de espírito para fazer o que precisa sem feito, sem se pressionar além das pressões externas já existentes. Preze pela qualidade e não pela quantidade, pois não adianta tentar abraçar o mundo e depois culpar-se por não dar conta.

 Encontre as respostas dentro de você

Quanto tempo você pretende permanecer em um emprego que não te faz feliz? Quanto tempo você vai aguentar os maus-tratos do seu chefe? Quanto tempo vai continuar sobrecarregado? Quanto tempo vai viver ansioso com medo de não bater as metas e alcançar os resultados da empresa? Até quando vai suportar viver sabotando suas emoções e qualidade de vida?

Esses questionamentos são importantes, mas é preciso também considerar que a ansiedade pode ser algo pessoal e não ter relação com o trabalho. Por isso, é essencial que cada indivíduo se observe e procure ajuda, assim, seu caso será analisado e o melhor caminho encontrado.

Esperamos que as dicas compartilhadas te ajudem a lidar com a ansiedade e a adotar medidas de prevenção para evitar que as crises se repitam.

Aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais e passar a informação adiante!