A Ansiedade é uma reação que todos costumamos experimentar durante o dia, por que todo Ser Humano é naturalmente ansioso. Essa condição humana a princípio não causa nenhum mal, mas quando um indivíduo passa a viver essa reação mais frequente e intensamente, ela pode vir a comprometer sua saúde emocional.
Pessoas que sofrem com Ansiedade geralmente sentem medos e preocupações extremas diante de situações simples do dia a dia. Além disso, apresentam uma série de sintomas físicos, emocionais e comportamentais que podem atrapalhar sua rotina e desempenho diários.
Podemos afirmar que a Ansiedade se assemelha muito à preocupação, que nada mais é do que um aspecto do medo, é o temor de que as coisas não saiam conforme o imaginado ou programado. Quando esse medo e essa preocupação tornam-se exagerados, a Ansiedade passa a ser patológica. Vale ressaltar que essa patologia pode se manifestar em qualquer pessoa, independentemente de sua idade.
E será que existe algum motivo, ou alguma causa que justifique esse exagero de preocupações que a Ansiedade carrega consigo?
A Ansiedade pode ser provocada por qualquer razão na verdade, pois como falado anteriormente, faz parte da natureza do Ser Humano. Entretanto, ela pode variar sua intensidade de acordo com a importância que damos às situações diárias.
A Ansiedade, assim como o estresse, costuma se manifestar em situações em que o indivíduo se sinta inseguro, como por exemplo o primeiro dia de trabalho, o dia de seu casamento, problemas familiares e financeiros. Por isso é extremamente importante identificar a causa que se esconde por traz de cada sintoma.
Quando conhecemos as causas de um problema, fica mais fácil lidar com ele. Por isso se você percebe algum sintoma como irritabilidade, tontura, náusea, agitação, sentimento de angústia e incômodo, ou qualquer outro que se associe à Ansiedade, pare por alguns instantes e busque dentro de você a resposta para seus questionamentos.
O que tem causado esses sintomas? Tenho alimentado minha mente com pensamentos positivos ou tenho gastado minha energia com pensamentos negativos e limitadores? O que eu posso fazer para amenizar esses sintomas? Tenho me focado na solução de situações que estão dentro do meu controle ou meu foco está em questões externas?
Existem situações que fogem ao nosso controle, e está tudo bem. Nem sempre as coisas acontecem conforme planejamos ou desejamos, e se por um lado existem coisas que não podemos controlar, existem outras que podemos, como por exemplo os nossos sentimentos.
A Ansiedade é uma sensação causada pelo excesso de futuro, mas podemos controlar o futuro? Não! Nós não sabemos o que acontecerá daqui a 5 minutos, 10 minutos, 1 hora ou no dia seguinte. Nós não sabemos o que acontecerá daqui a 1 mês ou um ano, então porque sofrer se as coisas não saírem conforme o planejado?  
Pode ser que você se chateie por ter planejado algo que não saiu conforme o planejado, como por exemplo, uma viagem em família, de carro. E pode estar tudo acontecendo bem, mas de repente a viagem que duraria 4 horas, dura 5, 6, ou até 12, por conta de um pneu que furou ou por conta de um acidente no trajeto que deixou você e sua família presos no congestionamento, e o que você pode fazer?
Diante de uma situação dessas, como você pode reagir? De 2 maneiras: você pode ficar muito irritado e preocupado com o que acontecerá com a reserva do hotel que você fez e não conseguirá chegar a tempo, ou você pode relaxar e tirar o melhor daquela situação.
Você pode agradecer por não ter sido você e sua família a se envolver no acidente, pode cantar músicas com sua família dentro do carro, pode desviar o caminho e conhecer um novo, ou parar em uma outra cidade e buscar coisas novas para fazer. Tudo vai depender da maneira que você decide agir no momento.
A Ansiedade acontece somente quando perdemos o controle sobre nossas emoções, permitindo que elas nos controlem e controlem nossos pensamentos, ações e comportamentos, portanto atente-se aos sinais que ela dá. Você se cobra de mais? É muito autocrítico e ao mesmo tempo critica muito as atitudes das pessoas? Você sente angústia ao perceber alguém tomando uma decisão que, do seu ponto de vista, pode não ser a melhor? Não sofra.  
Na vida só acontece o que tem que acontecer. Talvez a forma como você realiza uma tarefa não seja a forma como outra pessoa realizaria, mas ambas atingem o mesmo resultado. O que pode ser definidor em algumas situações é o tempo que se leva para atingir o resultado. E se a sua forma de execução for mais rápida do que a do outro, tenha paciência, ensine a ele.
Se mesmo depois de conhecer a forma mais rápida de executar determinada tarefa, a pessoa optar por continuar realizando a tarefa como sempre fez, não sofra. Temos livre arbítrio, portanto tempos o poder de decidir o que queremos e o que não queremos para nossa vida. Talvez você possa escolher não sofrer por aquilo que não pode mudar.
As causas da Ansiedade podem ser as mais variadas: traumas, genética, uso de drogas lícitas e ilícitas, relacionamentos, pressão no trabalho entre outras. Seja como for, independentemente do fator que esteja contribuindo para que a Ansiedade se manifeste, não podemos descartar o fato de que ela por si só é essencial para nossa vida. O que nos prejudica é a perda do controle sobre ela.
Com isso, concluímos que a principal causa da Ansiedade patológica na realidade são nossas escolhas. Todos possuímos livre-arbítrio, todos temos esse Poder, essa Capacidade e essa Permissão do Universo.  Todos podemos escolher o que queremos para nossas vidas. Podemos escolher continuar sendo como somos, o que não nos leva a lugar nenhum, ou podemos escolher ser a melhor versão de nós mesmos a cada dia. Use seu Poder de escolha com sabedoria.
Copyright: 1221514963 – https://www.shutterstock.com/pt/g/iqoncept