Se existe um hábito que todos deveriam ter é o da leitura, pois através dela é possível adquirir conhecimento, ampliar o vocabulário e se dedicar a um momento só seu. E é considerando isso que muitos pais buscam saber como incentivar a leitura de seus filhos, afinal, como diz o ditado, é de pequenino que se torce o pepino. Então, se você deseja saber como fazer com que livros se tornem parte da rotina dos seus herdeiros, é só continuar acompanhando.

A Importância da Leitura Para o Desenvolvimento de uma Pessoa

A leitura é importante por diversos fatores, afinal, é uma atividade que faz parte do nosso cotidiano. Em várias situações do nosso dia a dia precisamos ler algo, seja um documento, uma notícia, a bula de um remédio, um e-mail, uma placa, estamos a todo o momento lendo. Então, o primeiro motivo pelo qual é interessante incentivar esse hábito desde cedo inclui o desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação, para que se consiga ter autonomia na vida pessoal e profissional.

Além disso, através da leitura exercitamos o cérebro, o que é fundamental para que ele se mantenha ativo ao longo do tempo, adquirindo mais conhecimento, estimulando a criatividade, nos informando. Quanto mais uma pessoa lê, mais preparada ela se torna para se relacionar, se desenvolver profissionalmente e se comunicar com o mundo ao seu redor. E quanto antes esse hábito for construído, maiores serão os benefícios alcançados.

Antes de acreditar que a geração atual prefere celulares e computadores do que livros, prefira crer que você é capaz de apresentar esse hábito ao seu filho e fazer com que ele se interesse. Afinal, por mais que a tecnologia seja fascinante, ler também pode ser interessante e divertido, basta apresentar isso à criança de modo positivo. Nesse sentido, evite deixar essa responsabilidade apenas sobre a escola, afinal, a família tem uma forte influência sobre um indivíduo. Seja persistente e irá conseguir!

7 Dicas de Como Incentivar a Leitura e Apresentá-la de Modo Interessante Para Crianças e Adolescentes

Como disse anteriormente, os celulares e computadores realmente oferecem opções muito atrativas de entretenimento. Contudo, existem formas de mostrar para as crianças e adolescentes que ler também pode ser muito divertido. Veja, a seguir, sete dicas que irão te ajudar nessa missão tão importante e especial.

1 – Ensine Pelo Exemplo

Antes de mais nada, é importante se conscientizar sobre o poder do exemplo, afinal, as crianças tendem a copiar os seus pais e formar boa parte dos seus valores através dos ensinamentos aprendidos em casa. Desse modo, se deseja que o seu filho adote o hábito da leitura, é necessário que você tenha esse hábito em primeiro lugar. Se ainda não tem, aproveite para adotá-lo juntamente com o pequeno, assim, a família toda estará unida nessa missão.

2 – Ofereça Livros Desde Cedo Para a Criança

PSC

Em muitas casas, os livros são meros adornos de estante, então, a criança cresce com a ideia de que são objetos inatingíveis e pouco divertidos. Para evitar passar essa ideia, é interessante oferecer livros desde as primeiras fases da vida, para que ela vá se familiarizando. Atualmente, é possível encontrar versões de livros específicas para bebês, confeccionados em tecido ou em plástico, com figuras de animais e objetos. Assim, seu filho irá crescer conhecendo os livros e com a ideia de que são interessantes e divertidos.

3 – Sugira Obras Específicas Para a Idade

Querer que uma criança e interesse por clássicos da literatura é realmente complicado, pois se trata de um tipo de obra que não tem tema e nem linguagem atrativos para a idade. Por isso, é necessário que ofereça títulos específicos para o público infantil, que tratem de assuntos do interesse dos pequenos e falem a língua deles. Assim, seu filho irá “se sentir em casa” ao começar a ler, o que é ótimo para criar vínculos e fortalecer o hábito.

4 – Mostre Que é Natural Não Gostar de um Livro Específico

Um problema bastante comum entre pessoas que dizem não gostar de ler é que elas tentam, não gostam de um livro específico e consideram que todos são ruins. Para evitar que isso aconteça com o seu filho, mostre a ele que é natural não gostar de uma obra, assim como acontece quando não nos identificamos com um filme ou qualquer outra coisa. O importante é evitar generalizar e sempre dar novas chances até encontrar um que realmente goste.

5 – Leve Seus Filhos Para Passear em Livrarias

Outra forma de fazer com que os livros se tornem parte da vida do seu filho é levando-o para passear em livrarias. Muitas lojas contam com espaço de leitura para crianças, com cadeiras e mesas coloridas que dão um toque lúdico e divertido, levando os pequenos a se interessarem ainda mais pela leitura. Faça esse tipo de programa com toda a família e mostre que uma livraria pode ser tão interessante quanto um parque de diversões.

6 – Apresente a Opção do Livro Digital

Muitas crianças começam a ter contato com a tecnologia desde cedo, então, se o seu filho já cresceu assim e está em uma idade em que os livros de papel não parecem tão atrativos, experimente apresentar a versão digital a ele. Atualmente, sites de livrarias oferecem opções no modelo e-book, em que você efetua a compra e recebe um arquivo digital, que pode ser lido em aparelhos específicos para isso, celulares ou tablets.

7 – Mostre Vídeos da Internet Que Falem Sobre Livros

Mais uma maneira interessante de criar uma aproximação entre o seu filho e os livros é apresentando conteúdo na internet que fale sobre esse tema. No YouTube, por exemplo, é possível encontrar canais que falam a respeito de obras do interesse das crianças e adolescentes. Nesse sentido, ouvir alguém que fale sua língua e que apresente livros de um modo descontraído e atrativo poderá levar o seu herdeiro a se interessar mais e, possivelmente, fazer com que ele tenha vontade de ler.

Por mais desafiador que pareça levar uma criança ou adolescente a se interessar por livros, é um esforço que valerá muito a pena, pois o seu filho irá ganhar em conhecimento, concentração e desenvolvimento. Afinal, a leitura é uma porta que se abre para um mundo de infinitas descobertas.

 

Copyright:1312116491 – https://www.shutterstock.com/pt/g/aquarius+studio