Já aconteceu de você produzir um conteúdo incrível, muito bem detalhado, com textos informativos, dados relevantes e uma estética bem atrativa, mas, mesmo assim, ele não surtir o efeito esperado? Nesse caso, pode ser que o título da peça não esteja muito convidativo.

O título de um post é o que define o assunto que será abordado, dando ao usuário uma expectativa do que ele poderá encontrar no conteúdo. Por isso, ele precisa ser atraente e persuasivo, além de gerar conexão com quem o segue.

Com o passar do tempo, você conseguirá identificar os tipos de título que funcionam melhor com o seu público, mas isso dependerá da sua capacidade de testar as diversas opções existentes. Neste artigo, reunimos 5 tipos de títulos verdadeiramente vencedores, pois são atrativos e despertam a vontade de curtir, comentar e compartilhar, desde que o conteúdo seja de qualidade, é claro! Preparado para conferi-los? Então, siga em frente e boa leitura!

1. Títulos que solucionam dores

Sabe aqueles clichês da publicidade da televisão do tipo “Cansado de ter dificuldade de tirar manchas das roupas? Seus problemas acabaram!”? Pois bem, eles ainda existem por um motivo: funcionam!

Nas redes sociais, você não precisa ser tão caricato quanto na publicidade televisiva, mas a ideia de mostrar uma “dor” do seu público e logo em seguida mostrar que você tem a solução pode ser uma boa ideia. Ficou na dúvida? Então releia a introdução deste artigo, pois foi exatamente a estratégia que usamos.

Nesses títulos, é comum a estrutura “Como fazer tal coisa?”, como usamos neste artigo, e também as listas, como “5 dicas para fazer XPTO”. Sempre que temos listas de sugestões, dicas e recomendações, é bacana colocar a dor do público no título, pois isso já cria identificação e expectativa para que você mostre a solução.

2. Títulos que compartilham a própria experiência

PSC

O segundo tipo de título da nossa lista é aquele em que o dono da página compartilha a sua própria experiência. É o caso de posts, como: “Como eu fui de 0 a 30 mil reais por mês em um ano” ou “Conheça o treino que fez com que eu perdesse 20 kg”.

Esse tipo de título é muito interessante porque já mostra que os resultados obtidos foram muito bem-sucedidos, de modo que vale a pena ver as dicas do post. Além disso, como são dicas dadas pelo próprio dono da página (ao menos é o que tudo indica), fica mais fácil conquistar a confiança do público. Ninguém faria um título desses, arriscando a própria imagem, se não acreditasse nos ensinamentos que está compartilhando, não é mesmo?

Os títulos desse tipo, portanto, reforçam a autoridade da página, ou seja, demonstram que ela consegue provar que tem bons conhecimentos no segmento. Para obter esse efeito, é uma boa dica quantificar as suas conquistas, como nos exemplos acima (“ganhei 30 mil reais” e “emagreci 20 kg”).

3. Títulos curiosos

Os títulos curiosos são um tipo bastante interessante, pois eles aguçam a curiosidade das pessoas, mas sem necessariamente revelar o assunto. Imagine, por exemplo, que você acesse a página do seu instrutor da academia no Instagram e se depara com um post com o título: “Cansei!”. Imediatamente, você começará a refletir: mas ele cansou do que? De utilizar o Instagram? De ser instrutor de academia? De ajudar as pessoas a terem uma forma física bacana?

Ao se questionar, prontamente você se sentirá influenciado a clicar no post para descobrir do que se trata. Então, você descobre que aquele post nada mais era do que um conjunto de dicas para recuperar as energias diante do esgotamento provocado por um exercício físico intenso.

Esses títulos também incluem posicionamentos fortes ou frases polêmicas, mas que serão explicadas ao longo do conteúdo. Eles convidam a pessoa à leitura e dificilmente passam batido. Contudo, não podemos utilizar essa estratégia com frequência exagerada, pois isso pode fazer com que ela perca o efeito.

4. Títulos que fazem com que você reflita

“É impossível economizar dinheiro em São Paulo. Será mesmo?”. “Você sabe como diferenciar a tristeza da depressão?”. “Você já ouviu falar em obsolescência programada?”. Os títulos acima são perguntas que fazem com que os leitores se questionem acerca de seus conhecimentos antes mesmo de acessar o conteúdo completo.

Não se trata de perguntas diretas, como “Como emagrecer até o verão?”, mas questionamentos mais reflexivos, que de fato fazem com que a pessoa questione a si mesma e tente imaginar o que virá no post. Assim, esse recurso, ao mesmo tempo em que aguça a curiosidade, também faz com que a pessoa se engaje mais na leitura, envolvendo-se na narrativa.

Ao se deparar com o título “Você sabe como diferenciar a tristeza da depressão?”, por exemplo, o indivíduo começará a imaginar as possíveis diferenças e, para isso, certamente revisitará o seu passado e as suas próprias experiências antes de descobrir.

5. Títulos que aproveitam o assunto do momento

“O que podemos aprender sobre disciplina com os atletas das Olimpíadas de 2020?”. “A taxa Selic caiu. Onde devo investir?”. “Como economizar dinheiro para curtir a próxima edição do Rock in Rio?”. Esses três títulos poderiam ser facilmente utilizados em posts para uma página de educação financeira. O que eles têm em comum? Todos exploram assuntos que estejam em alta no momento da publicação, ou seja, as Olimpíadas, o Rock in Rio e uma queda pontual da taxa Selic, por exemplo.

Esse tipo de conteúdo tem timing, ou seja, precisa ser postado na hora, de modo que o assunto não saia “da moda” antes da publicação. Geralmente, eles abordam eventos, acontecimentos, notícias e até mesmo pessoas públicas, permitindo que você una a sua imagem a quem tem mais visibilidade do que você. Quando bem utilizados, esses títulos aumentam o alcance das páginas e dos posts, justamente porque são mais facilmente encontrados quando o assunto abordado estiver de fato em alta.

Como você pode perceber, um bom título pode fazer a diferença na escolha de uma pessoa que está cogitando entre ler ou não um determinado conteúdo. Por isso, seja criativo e identifique de que maneira você pode aguçar a curiosidade do público em conferir a publicação completa.

As 5 dicas acima são boas sugestões, mas lembre-se de que não há limites para a criatividade na hora de criar um título. Experimente os diferentes formatos e identifique o que funciona melhor no seu caso, procurando diversificar sempre que possível.

Agora, responda: qual das 5 sugestões acima mais o agradou? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!