Produzir conteúdos nas redes sociais é uma atividade que pode ser muito divertida e prazerosa. Entretanto, isso não quer dizer que não seja um trabalho. É preciso entender que a produção desse tipo de conteúdo tem o objetivo de engajar as pessoas, de fortalecer as marcas e, acima de tudo, de construir relacionamentos de longa duração.

Por esses motivos, é fundamental que as empresas e os produtores de conteúdo procurem ampliar o seu alcance nas redes, o que não é diferente no Instagram. Neste artigo, você vai entender o que é o alcance e conferir algumas sugestões de conteúdos muito úteis nesse aspecto. Preparado? Então, boa leitura!

A importância do alcance

O alcance é uma métrica do marketing digital que se refere à quantidade de pessoas que a sua página ou que alguma das suas publicações alcançou, ou seja, foi vista. Quanto maior for o alcance de uma página/post, mais pessoas viram esse conteúdo. Isso não quer dizer que elas necessariamente gostaram ou que engajaram com esse conteúdo, mas ser impactado por ele é o primeiro passo.

Por isso, é importante produzir conteúdos voltados para o alcance de novas pessoas, e não apenas para dialogar com quem já segue a sua página. É o alcance que permite que você seja mais visto na rede e, consequentemente, conquiste novos seguidores.

7 sugestões de conteúdo para aumentar o seu alcance na web

A seguir, você conferirá 7 tipos de conteúdo para o Instagram que têm um bom potencial para ampliar o alcance da sua página. Conheça as características de cada um e identifique aqueles que fazem sentido dentro da sua proposta estratégica em redes sociais.

  1. Dublagens

Os usuários mais assíduos do Instagram sabem que, na ferramenta Reels, é possível publicar vídeos fazendo dublagens de músicas ou de cenas de filmes. Esse tipo de vídeo tem feito muito sucesso, sobretudo junto ao público adolescente. Alguns dubladores fazem esses vídeos com um tom humorístico, mas há outros que revelam os seus talentos e levam a proposta a sério.

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A dica é encontrar alguma fala ou música que tenha algo a ver com os temas que você aborda nas suas redes sociais ou que gerem algum tipo de engajamento com o seu público. Aproveite o momento, pois as publicações do tipo estão em alta e podem impactar um número impressionante de pessoas.

  1. Memes

Os memes são um clássico da internet. Eles consistem em imagens, vídeos ou gifs animados com frases engraçadas ou sarcásticas, quase sempre contendo alguma celebridade ou personagem. A essência do meme é a viralização, ou seja, tornar-se conhecido e ser utilizado rapidamente por muitas pessoas pela web.

Até mesmo as marcas mais sólidas do mercado têm se rendido ao meme em sua comunicação nas redes sociais. Quem não se lembra do meme “é verdade esse bilete”? Muitas marcas, como a Netflix e as Casas Bahia usaram esses “biletes” para fazer cupons de descontos especiais. Portanto, fique de olho nos memes do momento e encontre uma maneira natural de incluí-los na sua comunicação.

  1. Posts com legendas mais elaboradas

Por muito tempo, imperou sobre o Instagram a crença de que uma rede social mais visual por natureza não teria uma boa recepção para os textos. Essa crença rapidamente converteu-se em mito. Um tipo de post que tem obtido bons alcances é aquele que tem imagens simples, mas legendas mais elaboradas.

Essas legendas podem ser dicas, explicações sobre a imagem, narrativas ou simplesmente reflexões de teor motivacional. O texto permite que o produtor de conteúdo mostre aquilo que sabe, ou seja, demonstre os seus conhecimentos de forma mais detalhada. Isso ajuda as marcas, por exemplo, a construir a sua autoridade sobre determinado assunto.

  1. Frases que geram identificação

Se, por um lado, os textos mais longos têm ganhado importância no Instagram, também é verdade que as frases continuam em alta em todas as redes sociais. Uma frase é um conjunto reduzido de palavras, que não raro oferecem uma visão mais objetiva e completa do que muitos textos extensos.

Por isso, pesquise as frases de personalidades ou trechos de livros e músicas que tenham a ver com você, com as crenças dos seus seguidores e, sempre que possível, com os temas que você aborda. Se você fala de empreendedorismo, por exemplo, não faltam frases de Bill Gates ou de Peter Drucker (o “pai” da administração moderna) que possam inspirar quem segue a sua página.

  1. Notícias do momento

As pautas quentes, ou seja, as notícias do momento também podem aumentar muito o alcance das suas publicações. Como todo mundo está falando sobre aquele assunto naquela hora, inserir a sua marca nesse tema certamente aumentará a visibilidade das suas publicações.

No entanto, vale a regra de sempre: não force a barra. Não crie publicações com qualquer notícia. Selecione aquelas que de fato sejam relevantes dentro do seu nicho de atuação. Se a polêmica for algo interessante para você, posicione-se ou apresente diferentes argumentos para que o seu público possa formar uma opinião, estimulando um debate de ideias saudável.

  1. Tutoriais de utilidade pública

Os tutoriais são listas de instruções e dicas para ensinar as pessoas a fazerem algo, ou seja, o popular “passo a passo”. No Instagram, é comum encontrarmos conteúdos do tipo: “5 dicas para fazer uma maquiagem para um casamento diurno”, “6 passos para investir o seu dinheiro com sabedoria” ou “Como desenvolver a sua inteligência emocional em 7 passos práticos?”.

Você pode gravar vídeos com esses tutoriais, mas saiba que o carrossel é o formato ideal nesses casos. Por meio dele, você pode colocar numa mesma publicação várias imagens e textos, facilitando a compreensão de quem lê as suas dicas. Assim, identifique as principais dúvidas das pessoas (não apenas de quem já segue você) e crie tutoriais a partir delas. Ser útil é uma forma de aumentar o seu alcance e conquistar seguidores!

  1. Vídeos de bastidores/ erros de gravação

Por fim, é fato que as pessoas se interessam pelos conteúdos que são publicados nas páginas, mas também têm uma curiosidade imensa pelo dia a dia das pessoas que os produzem, sejam elas celebridades ou influenciadores menores.

Sendo assim, publique vídeos com os seus erros de gravação ou acompanhando os bastidores do seu dia a dia. Esse tipo de conteúdo desperta interesse e, muitas vezes, é o que leva uma pessoa a segui-lo. Além disso, essas publicações humanizam o seu perfil na rede, desconstruindo aquela página “perfeitinha” e sem erros e mostrando que, por trás daquele conteúdo, há um ser humano comum, com falhas, o que gera mais identificação.

As 7 dicas acima são muito úteis não apenas para diversificar os tipos de conteúdo que você produz, mas também para ampliar o alcance da sua página e conquistar mais seguidores no Instagram. Coloque-as em prática e alcance resultados extraordinários!

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