Conviver com pessoas arrogantes pode parecer desafiador em um primeiro momento, entretanto, é possível aprender a lidar com elas e, ainda, tirar boas lições desse convívio. Cada indivíduo que passa pelas nossas vidas nos dá a oportunidade de aprendizado, seja através de exemplos positivos ou negativos, a diferença está na forma com a qual absorvemos suas atitudes. Neste artigo, irei compartilhar dicas para que saiba lidar com a arrogância sem se deixar prejudicar por ela.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

O Que é a Arrogância?

Uma pessoa arrogante é aquela que não tem humildade em suas palavras e atitudes, colocando-se sempre como superior aos outros. É um perfil que não se adapta bem ao trabalho em cooperação com outros indivíduos, pois quer sempre levar os créditos por todos os méritos individualmente, além de dar ordens mesmo que isso não faça parte de suas funções.

A arrogância é capaz de comprometer os relacionamentos, sejam eles pessoais, familiares, sociais ou profissionais, pois a humildade é muito importante para construir relações de troca, empatia e compartilhamento. Ter um irmão ou um chefe arrogante, por exemplo, pode ser bastante desgastante, contudo, cabe a você decidir a forma com a qual essa pessoa irá impactar na sua vida e em suas atitudes. Se deixar levar pela raiva fará com que estejam sempre em conflito e em meio ao estresse, o que não faz bem para nenhum dos dois lados.

O Raio – X da Arrogância

A necessidade que alguns indivíduos têm de sempre se colocarem como melhores e superiores aos outros pode ter um fundo emocional bastante diferente do que aparenta; que é a baixa autoestima e a insegurança. Eles se utilizam da arrogância como um mecanismo de defesa contra suas fraquezas, como se o fato de se portarem dessa forma os protegesse e lhes tornasse mais fortes.

Entendo que conviver com seres arrogantes realmente pode ser cansativo, mas se isso estiver te incomodando mais do que o normal é importante parar para refletir. Tente entender o que te leva a se irritar tanto com essa pessoa. Será que o fato de ela se colocar como superior faz você se sentir inferior? Ou existe alguma característica que ela tem que você gostaria de ter?

PSC

Os seres humanos costumam projetar, nos outros, seus próprios sentimentos. Por isso, é muito importante se conhecer e comparar suas emoções com o que sente em relação ao indivíduo arrogante. Faça isso sem se julgar, pois se trata de algo natural, é perfeitamente possível trabalhar essa questão e resolvê-la em seu interior. Ao fazer esse primeiro exercício, estará pronto para partir para o próximo passo, que é encontrar as formas de lidar com a arrogância de forma pacífica e positiva.

Dicas Para Encarar e Lidar Com a Arrogância

Conheça formas positivas de lidar com a arrogância sem permitir que ela impacte de forma negativa na sua vida.

Tenha Empatia

Em primeiro lugar, procure olhar para a pessoa arrogante com outros olhos, tenha empatia por ela e terá a oportunidade de conhecê-la e entendê-la melhor. Pode ser que ela se porte dessa maneira por ter vivido uma situação negativa ou, mesmo, por ter problemas de autoestima que lhe fazem usar esta máscara, como citei anteriormente. Então, guarde os seus julgamentos e tente ver além das aparências. Tenho a certeza de que a sua percepção mudará e se tornará mais expandida em relação aos motivos do outro para agir como tal.

Enxergar o chefe arrogante apenas como um carrasco fará com que sinta cada vez mais raiva dele, o que é altamente prejudicial para você, para sua carreira, permanência na empresa e para suas relações profissionais. Contudo, ao alterar sua perspectiva e entender que, por ser líder, ele sente a necessidade de se autoafirmar perante a equipe, conseguirá lidar com seu perfil de forma mais positiva, o que pode, inclusive, levá-lo a te tratar de uma maneira mais amigável também.

Tenha Consciência Sobre Suas Qualidades

Aqueles que se conhecem verdadeiramente e têm consciência sobre suas qualidades dificilmente se irritam quando alguém tenta se colocar como superior. Nesse sentido, é fundamental que invista constantemente no autoconhecimento, para que desenvolva sua autoestima e se torne uma pessoa mais confiante e segura. Isso irá te proporcionar a base que precisa para manter-se firme ao conviver com um ser arrogante, sem se irritar com seu comportamento com tanta frequência.

O autoconhecimento irá te proporcionar, também, maior controle sobre suas emoções, o que é fundamental para que aja de forma inteligente e evite perder a cabeça. A inteligência emocional é uma característica que tem sido bastante valorizada, principalmente no âmbito empresarial, em que é importante manter-se centrado para conseguir desenvolver todo o potencial que tem e, também, manter uma boa relação com colegas de trabalho.

Manter bons relacionamentos é um fator importante para a felicidade
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

Mostre Que Não Tem a Intenção de Competir

Seja entre amigos, em família ou no trabalho, é importante mostrar para a pessoa arrogante que não tem a mínima intenção de competir com ela sobre quem é o melhor. Ao seguir a dica anterior, de se conhecer na essência, conseguirá dar esse passo com grande facilidade, já que não terá a necessidade de se autoafirmar, pois, quando você sabe quem é, a opinião dos outros deixa de ter tanta importância.

Ao agir assim, estará mostrando que ela não precisa se manter na defensiva contigo e, certamente, isso ajudará a tornar a relação de vocês mais harmônica. Manter um clima amigável com os indivíduos com os quais convive é fundamental para viver de forma plena e tranquila.

Adote uma Visão Positiva

Quanto mais birra você tiver de uma pessoa, mais dificuldade terá para lidar com ela. Por isso, para o seu próprio bem, é necessário que adote uma visão positiva do arrogante e das situações. Todo mundo tem seus pontos de melhoria, e suas qualidades, cabe a você decidir em quais dos dois irá manter o seu foco.

Outro ponto importante é que enxergar alguém arrogante de forma positiva é diferente de fechar os olhos para seus comportamentos inadequados. Isso apenas significa que sabe valorizar o lado bom que cada um tem. Ao agir dessa forma, estará evitando um estresse desnecessário, que apenas irá te prejudicar e causar maiores discussões. Contudo, é necessário se manter atento para não acabar se tornando uma marionete nas mãos de alguém com este poder de autopromoção e capacidade de influência emocional.

Por fim, por mais que encarar a arrogância possa se mostrar desafiante em um primeiro momento, acredito que é perfeitamente possível agir com empatia e ter relações mais positivas e produtivas até mesmo com este perfil de pessoa. Espero que as dicas e reflexões que compartilhei te ajudem a manter o equilíbrio e evitar conflitos desnecessários. Valorize-se sem arrogância e escolha ser feliz!

Copyright: 535328701 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pathdoc