Gratidão

Michaelheim/Shutterstock A Gratidão é uma forma de amor próprio, pelo outro e pela vida. Exercite este sentimento!

Os especialistas afirmam que nosso hábito de dar foco nos episódios negativos, nas mágoas e desapontamentos se deve à quebra de expectativa que ocorre quando esperamos muito dos outros. Mas essa é realmente a chave para compreendermos essa energia curadora e evolutiva gerada pela gratidão: ela é gratuita e despreocupada.

A gratidão jamais pode ser um sentimento de barganha, em que somos gratos esperando a gratidão alheia. Como pode ser isso? A resposta é que a gratidão nos ajuda a perceber o que há de bom no mundo e nos outros, a partir da própria gratidão em si, e não de uma troca. O benefício está em cultivar esse sentimento e transformá-lo em ações do dia a dia. Isso gera felicidade e bem-estar.

Se você está se deparando com uma realidade pessoal um pouco dura, saiba que se todas as conquistas do conhecimento e da experiência de vida resultam do treinamento, do exercício, esse sentimento também pode ser exercitado. Podemos incorporá-lo à nossa pratica diária e às nossas relações.

Criar o estímulo da gratidão faz com que tudo assuma um significado relevante, ensejando melhor entendimento a respeito dos acontecimentos existenciais. É possível ser grato mesmo diante daqueles momentos que se apresentam em forma de sofrimento, isto é, que têm momentâneo caráter afligente ou desagradável, que pode ser superado pelo empenho de ser-se útil, de compreender o esforço dos demais na construção do mundo melhor, entender-lhes os fracassos e os insistentes sacrifícios para corrigir-se.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

Exercite e Espalhe a Gratidão!

Assim como a maior parte das grandes verdades espirituais, a gratidão é surpreendentemente simples. Isso não quer dizer, no entanto, que uma atitude de gratidão seja necessariamente fácil de praticar.

PSC

Para começar podemos fazer um exercício: concentre-se, de forma bem relaxada, no sofá, na cama, ou mesmo na cadeira do escritório, e tente reviver um momento feliz da sua vida. Não importa se já faz mais de dez anos. Não relembre, reviva. Sinta cada cheiro, cada emoção, cada gosto, cada encontro.

  • Quais são os sentimentos?
  • O que causa tanta felicidade?
  • Você é grato por esse momento?
  • Quem lhe proporcionou esse momento?
  • Quem viveu esse momento com você?
  • E o mais importante, como você demonstrou sua gratidão?

Veja que quando se trata de gratidão podemos falar dos benefícios que ela nos traz, de como ela nos cura e ajuda na nossa evolução e na busca pela felicidade, mas nada disso faz sen­tido se pensarmos na prática da gratidão. Eu, de tão grato ao Uni­verso por todo conhecimento que adquiri, escrevo para vocês esse livro, e me sinto ainda mais grato por você se interessar e querer embarcar nessa aventura conosco.

Uma das verdades mais incríveis sobre a gratidão é que ela pode ser exercitada aprendida, cultivada. Dessa forma, o cére­bro naturalmente trabalha para encontrar o caminho que leva ao sucesso e a felicidade. Todo gesto de bondade desencadeia um gesto de gratidão do outro, que se liga a um próximo gesto de bondade, que movimenta poderosamente a energia do Universo.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Agradeça Mais e Peça Menos!

Comece por agradecer mais do que pedir. Antes de pedir alguma coisa a Deus, ou ao Universo, ou mesmo à sua secretária, agradeça, antes, por alguma coisa que Deus, o Universo ou a sua secretária tenha feito. Agradecer mais que pedir significa desen­volver uma atitude positiva que inclui mais aceitação, apreciação e contentamento.

Quando recebe uma demonstração sincera de agradecimento, a pessoa se sente útil, reconhecida, orgulhosa. Essa troca de sentimentos e sensações positivas gera mais senti­mentos e sensações positivas, que exercem cura sobre todos os envolvidos, pois dissolvem as partículas de energia negativa no nosso organismo.

Os reikianos, praticadores de reiki, já mataram a charada quando ensinaram: “só por hoje, seja grato”. Quando você acordar amanhã “só por hoje…” e depois de amanhã “só por hoje…” até que você perceba que nunca será grato o suficiente por ter se formado homem e ter tido a dádiva de ser inserido nesse Universo, fazendo parte de toda a beleza que encerra nossa vida humana e tantas outras vidas que desconhecemos. Por fim ,seja sempre grato!