vida-longa

Princípios Para uma Vida Longa

Por: José Roberto Marques | Blog | 10 de maio de 2018

Sempre que uma pessoa querida faz aniversário é costume desejar a ela muitos anos de vida. Afinal, todos nós queremos ter uma vida longa e próspera, para que possamos aprender, realizar nossos sonhos, evoluir, estar ao lado de quem amamos, enfim, desfrutar ao máximo dessa maravilhosa oportunidade de estarmos vivos. Contudo, para ter longevidade não basta apenas viver, é necessário seguir alguns princípios que contemplam principalmente o bem-estar e a saúde física, mental e emocional.

10 Princípios Essenciais Para Ter Uma Vida Longa e Feliz

Se deseja viver por muitos anos de forma plena e feliz, é importante que adote alguns hábitos que irão te ajudar nessa missão. Cuidar de si é essencial para que desfrute da maturidade com a mesma vivacidade da juventude, afinal ser jovem não é uma questão de idade, mas sim de estado de espírito. Por isso, coloque as informações a seguir em prática e escolha desfrutar ao máximo dessa intensa e extraordinária aventura que é viver.

1 – Seja Fiel à Sua Essência

Cada indivíduo é único, tem as suas ideias, valores e vontades, reconhecer isso dentro de si é fundamental para viver de acordo com a sua própria essência. Quando o eu interior é desconhecido ou não é valorizado como deveria, corre-se o risco de viver para agradar aos outros, desagradando a si mesmo. Por isso, seja o melhor para puder para si em primeiro lugar e, assim, será também melhor para as outras pessoas. O autoconhecimento irá permitir que tome decisões com mais serenidade e sabedoria.

2 – Divirta-se Independente da Idade Que Tiver

Muitos associam diversão à infância e à juventude, ignorando o fato de que todo ser humano precisa de momentos de descontração e alegria. Nesse sentido, independente da idade que tiver, se for 20, 50, 70 ou 80 anos, continue buscando atividades que lhe divirtam e deem prazer. Isso irá te ajudar a encarar a vida com mais leveza e te proporcionará resiliência para lidar com as situações desafiadoras que surgirem pelo caminho.

3 – Escolha Ser Feliz ao Invés de Ter Sempre Razão

Existe uma frase bastante conhecida dita pelo saudoso poeta Ferreira Gullar que diz: “Não quero ter razão, quero ser feliz”. Aplicar isso em seu comportamento certamente irá ajudar na missão de ter uma vida longa e feliz. Afinal, é de conhecimento de todos que o estresse é altamente nocivo, compromete o bem-estar e pode impactar na saúde do corpo e da mente. Por isso, evite entrar em embates desnecessários, escolha sempre a sua felicidade.

4 – Faça Checkups Regulares

Se a intenção é viver por muitos anos, é essencial cuidar da saúde. Nesse sentido, procure sempre um médico e, a qualquer sinal de problema, faça checkups regulares com especialistas. Vale lembrar que isso se aplica, também, aos cuidados emocionais. A depressão e o diabetes, por exemplo, são doenças que precisam igualmente de tratamento. Então, quando o assunto é se cuidar é fundamental ter disciplina e evitar opiniões preconceituosas.

5 – Escolha Bem os Alimentos Que Irá Comer

A alimentação é uma medida fundamental para promover a saúde, por isso é importante fazer boas escolhas nesse quesito. Entretanto, isso não significa que seja necessário viver fazendo dietas altamente restritivas, comendo apenas alimentos completamente naturais e se privando de tudo o que gosta. Opte sempre pelo caminho do meio, o do equilíbrio, dando preferência para itens mais saudáveis na maior parte do tempo, mas sem deixar de saborear o seu prato preferido de vez em quando.

6 – Evite o Apego aos Bens Materiais

Todo mundo quer ter conforto e não há problema algum nisso. Entretanto, é necessário cuidar para que não se apegue demais aos bens materiais e comece a passar o TER na frente do SER. Trabalhe, dê o seu melhor e realize os seus sonhos de consumo, mas se lembre de sempre que ninguém deve depender disso para ser feliz.

Além disso, o acúmulo de objetos desnecessários torna a sua vida sobrecarregada. O segredo está em fazer boas escolhas e valorizar as coisas que realmente importa, que são aquelas que o dinheiro não é capaz de comprar.

7 – Não Utilize a Idade Como Desculpa

É bastante comum vermos pessoas dizendo que estão muito velhas para abrir um negócio, começar um relacionamento, se vestir como gostaria ou realizar qualquer tipo de sonho. Se já fez isso em algum momento, sugiro que reveja os seus conceitos, pois enquanto houver vida, vontade e energia existem possibilidades. Lembre-se de que a juventude é uma questão de estado de espírito, assim como a velhice também é. Então, cabe a você escolher como deseja se sentir e a forma como deseja levar sua vida em qualquer idade.

8 – Mantenha o Corpo em Movimento

A melhor maneira de prevenir dores no corpo e diversos outros tipos de problemas, inclusive os relacionados à mente, é se movimentando. Você não precisa correr maratonas ou ser um grande atleta, basta que escolha uma atividade que goste e pratique-a com frequência. Pode ser uma caminhada pelo bairro, um passeio de bicicleta, aulas de ginástica ou dança, natação, hidroginástica, não importa a modalidade, o fundamental é que se mantenha em movimento.

Vale lembrar que é importante consultar um médico antes de iniciar a prática de qualquer atividade, para que ele dê as orientações necessárias para evitar lesões. Esse é um cuidado a ser tomado em todas as idades.

9 – Saiba Dar e Receber

O universo é formado através de uma grande troca de energias da qual fazemos parte. Por isso, é muito importante que saibamos dar e receber, vivendo essa dualidade universal na mais pura essência. Dessa forma, ofereça ajuda para aqueles que necessitam e esteja disposto a também receber quando precisar de qualquer tipo de auxílio. Esses gestos de generosidade e humildade irão te ajudar a viver de forma colaborativa com as outras pessoas e contribuir com a sua busca pela longevidade.

10 – Sorria!

Por fim, o último dos princípios para uma vida longa que gostaria de compartilhar é que, simplesmente, sorria! Como diz o ditado, rir é o melhor remédio e isso já foi comprovado cientificamente, pois reduz o estresse e a ansiedade, fortalece o sistema imunológico e o circulatório, e, assim, aumenta a longevidade. Então, sempre se lembre de sorrir porque, além de fazer bem para si, estará ajudando a compartilhar a felicidade com as outras pessoas.

Espero que tenha gostado das dicas que compartilhei para ter uma vida mais longa. Existe alguma atitude que não citei e que considera essencial? Deixe o seu comentário e vamos cocriar!

 

Copyright: 688367401 – https://www.shutterstock.com/pt/g/choreograph

Deixe seu Comentário: