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Coaching de Vendas – Técnicas de Coaching para ter sucesso

Por: José Roberto Marques | Blog | 27 de maio de 2019

Você já percebeu que a todo o tempo estamos vendendo ou comprando produtos, serviços e ideias? Por isso, para ser um bom vendedor e fazer carreira nesta profissão, é importante conhecer, por exemplo, técnicas de Coaching, e contar com o apoio de metodologias efetivas, que auxiliem o profissional na perfeita execução de seu trabalho.

Seja qual for o produto ou serviço em oferta, quanto mais preparado é o profissional que o vende, maiores também são os seus resultados, bem como os resultados da empresa para a qual presta serviço.

Diante disso, convido você a me acompanhar nesta leitura e saber mais sobre o que é Coaching de Vendas e de que forma esta metodologia pode ajudar vendedores e empresas a aumentarem, de forma significativa suas performances a faturamento.

O que é Coaching de Vendas?

O Coaching de Vendas se destaca por oferecer, ferramentas e técnicas de vendas extraordinárias, que potencializam as chances do profissional obter êxito no processo de negociação e vendas.

O objetivo da metodologia é o de, através das mais modernas práticas do mercado, capacitar e desenvolver os profissionais de vendas, para que os mesmos tornem-se aptos a negociar e abordar seus clientes, de forma assertiva, aumentando, assim, a sua produtividade, performance, o seu próprio faturamento e o faturamento da organização para a qual presta serviço.

Para isso o processo tem como abordagem principal trabalhar o autoconhecimento dos profissionais de vendas de uma empresa, sejam eles líderes, gestores ou consultores, no sentido de trazer à tona e potencializar suas melhores capacidades, habilidades e competências, bem como compreender os pontos em que precisam melhorar, tanto no âmbito operacional, quanto comportamental, para que assim seja possível ir além e eliminar os pontos de melhoria, que acabam por impedir que a alta performance seja verdadeiramente alcançada.

Trata-se de uma maneira altamente eficiente de preparar equipes comerciais para estabelecerem uma conexão genuína com seus clientes, através de conhecimentos, técnicas e ferramentas diferenciados e comprovadamente eficazes, que tornarão o processo de vendas muito mais otimizado e assertivo.   

Técnicas de Coaching de Vendas – Dicas para ter resultados extraordinários

Com o auxílio do Coaching em Vendas, diversas competências técnicas e comportamentais do vendedor podem ser melhoradas e suas habilidades potencializadas. Conheça algumas dessas ferramentas e ouse superar suas metas!

Ouvir na essência

Desenvolver uma comunicação assertiva é fundamental para o sucesso em vendas, pois quantas vezes chegamos numa loja, pedimos um produto e nos é oferecido outro, não é mesmo?

O vendedor precisa ouvir além das palavras e perceber também os sinais corporais do cliente: sua postura, olhar, expressões faciais, humor, entre outros fatores, para que deste modo, ele possa definir as melhores estratégias e fazer uma abordagem e atendimento mais eficientes, ou seja, que resultem na venda que ele espera.

Você é feliz?

Tríade do tempo

Tempo é dinheiro. Neste sentido, é essencial ao vendedor saber administrar bem o seu tempo de trabalho, intervalos e focar na concretização das suas metas. Além da gestão do tempo, a Tríade, que divide as demandas em: Urgentes, Circunstanciais e Importantes, estimula o profissional a ser mais organizado e focado. Com isso, ele tem a oportunidade de melhorar a qualidade de seu trabalho, bem como a sua produtividade.

Autoconhecimento

O autoconhecimento, proporcionado pelo Coaching de Vendas oferece a oportunidade do profissional conhecer seus pontos fortes e desenvolvê-los, bem como identificar os comportamentos, atitudes, crenças limitantes que precisam ser melhorados ou mesmo eliminados, visando assim seu crescimento profissional.

Com isso, é possível manter uma boa autoestima, o que confere maior autoconfiança, para que este possa fazer o seu trabalho bem e obter os resultados que almeja.

Liderança Coaching

Quanto mais preparado para gerir equipes e pessoas, melhores serão os resultados da liderança. Neste sentido, um vendedor Líder Coach, munido das ferramentas e técnicas do Coaching, consegue motivar sua equipe, ouvir na essência seus anseios, inspirar e instruir sobre as melhores maneiras de fazer as vendas, seja qual for o produto ou serviço.

Perguntas poderosas

As perguntas poderosas são uma excelente maneira de conduzir o cliente, para que ele mesmo chegue à conclusão de que precisa adquirir o produto ou serviço oferecido pelo vendedor.

Quando falo de perguntas poderosas, estou falando da técnica utilizada no processo de Coaching, em que o vendedor coach começa a fazer questionamentos a seus clientes, sobre o que ele almeja, suas reais necessidades, seus anseios, entre outros pontos, que o farão perceber, em algum momento, durante a conversa, que o produto/serviço oferecido irão, verdadeiramente, atender ao que ele necessita e trazer ainda mais satisfação e realização ao seu dia a dia.

Rapport

Outra importante técnica de Coaching, que contribui para que o profissional de vendas potencialize a sua performance e atinja suas metas, mês a mês, é o Rapport. Trata-se basicamente da criação de um campo relacional, em que é estabelecida uma conexão genuína com o cliente, através da escuta ativa, bem como do acolhimento de suas necessidades, que faz com que ele se sinta à vontade na presença do vendedor e, assim, seja conduzido, com maior facilidade, à finalização da compra.

A utilização do Rapport é feita por meio do espelhamento do comportamento do consumidor, ou seja, de suas expressões, gestos, tom de voz, entre outros pontos, que deve ser realizado de forma sutil, para que o cliente não se sinta invadido, pelo contrário, sinta-se confortável e ainda mais receptivo ao que o vendedor tem a lhe dizer, tornando o processo de persuasão muito mais efetivo.

Faça Coaching de Vendas, potencialize a sua performance e aumente o seu faturamento

Como podemos ver, num universo tão competitivo, como no mundo das vendas, incluir ferramentas diferenciadas, como as do Coaching, somam, e muito, ao desenvolvimento dos profissionais e ao alcance efetivo de suas metas e objetivos.

Neste sentido, antes de finalizar, quero deixar aqui, como a minha dica para que você conheça o curso do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, voltado para a área de vendas, que o Coaching em Vendas Training – CVT.

Trata-se de um programa inovador, que prepara profissionais de vendas, embasando a sua atuação com os melhores conhecimentos, técnicas e ferramentas de Coaching, para que estes atendam seus clientes, com ainda mais efetividade, e consigam aproveitar todas as oportunidades de negócios que surgirem em seu dia a dia.

Através deste curso o vendedor otimiza ainda mais a sua capacidade de persuasão, de automotivação, entre diversas outras competências, que facilitarão ainda mais o alcance de metas e objetivos, assim como aumentaram a sua produtividade e também o seu faturamento.

Seja você profissional ou empresário, te convido a conhecer esta poderosa formação do IBC e invista em Coaching em Vendas, para uma performance ainda melhor da sua área comercial!

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