Vender é uma arte que pode ser desenvolvida por meio da busca por novos conhecimentos, treinamentos e, claro, da experiência de lidar com os clientes no dia a dia. Um bom profissional é aquele que sabe como fazer a abordagem correta de acordo com o perfil do consumidor e conduzi-lo até que a venda seja efetivada. Neste sentido, existem algumas habilidades de um vendedor que são fundamentais para que o especialista tenha resultados acima da média em sua carreira e possa crescer continuamente. Continue acompanhando e saiba quais são elas.

8 Habilidades de um Vendedor Para Ter Resultados Extraordinários

Vender é muito mais do que apenas apresentar produtos e serviços para os clientes, é necessário lançar mão de algumas habilidades que fazem toda a diferença no momento de decisão de compra. O processo de comercialização, que se inicia com a abordagem, deve continuar até o pós-venda, contribuindo com a fidelização da clientela. Veja quais são as competências mais importantes para atingir resultados extraordinários e bater todas as metas.

1 – Saber Ouvir na Essência

Muitos vendedores pecam porque falam mais do que ouvem e, quando ouvem, não o fazem na essência, ou seja, não se atentam a todos os detalhes e sinais dados pelo interlocutor. É necessário saber ouvir além das palavras para captar exatamente o que o cliente quer, deseja e precisa e, assim, oferecer a solução certa para cada caso. Além disso, é através dessa comunicação que será possível definir como se dará todas as etapas do atendimento.

2 – Oferecer o Que o Cliente Quer e Precisa

Existe uma ideia equivocada de que um vendedor deve empurrar o máximo de produtos possível no cliente. Por mais que, em um primeiro momento, isso ajude a alavancar os resultados, em longo prazo não se torna sustentável, pois o consumidor dificilmente voltará a fazer negócio se sentir-se invadido e coagido a comprar a todo custo. O bom profissional é aquele que, ao entender as necessidades do seu consumidor, oferece a ele exatamente o que precisa, atendendo assim suas especificidades e criando um laço de confiança que é fundamental para a fidelização.

3 – Criar uma Relação de Confiança

Um consumidor apenas volta a um estabelecimento quando gosta do produto adquirido e, principalmente, do atendimento que recebeu. Se a empresa não inspirar confiança na primeira experiência, dificilmente ele irá retornar. Para conseguir isso, além de oferecer qualidade e bom atendimento, os vendedores podem utilizar uma técnica de Coaching bastante eficaz chamada rapport, que em português significa “criar uma relação”, ou seja, se conectar e demonstrar empatia.

Para lançar mão do rapport na hora da venda, é importante mostrar ao cliente que deseja verdadeiramente oferecer uma solução para ele e não apenas fechar mais um pedido. Os principais elementos que devem ser considerados para conseguir essa conexão são: contato visual, expressão facial, linguagem corporal, equilíbrio das emoções, tom de voz, além da sintonia entre a comunicação verbal e não verbal.

4 – Conhecer os Produtos a Fundo

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As pessoas estão cada vez mais curiosas, por isso, é fundamental que os vendedores estejam preparados para responder qualquer pergunta a respeito dos produtos ou serviços ofertados. É necessário fazer a lição de casa e pesquisar o máximo de dados possível, o que inclui desde os materiais, até forma como é fabricado, usos, tendências, além de dicas extras. Quanto mais informações tiver, mais preparado estará para lidar com consumidores dos mais diferentes perfis.

Mesmo fazendo uma extensa pesquisa, pode acontecer de surgir alguma dúvida que não saiba a resposta. Nesse caso, o melhor caminho é ser honesto e dizer ao cliente que irá buscar tal informação. Se possível, faça isso imediatamente, mas, caso não seja, pegue o contato do consumidor e envie a resposta a ele o quanto antes. A sua sinceridade será mais um elemento para construir uma relação positiva e de confiança com a clientela.

5 – Vender Soluções

Para oferecer os produtos da maneira certa para cada cliente, é necessário pensar fora da caixa e fazê-los enxergar além do que os olhos podem ver. Ao ouvir o consumidor na essência e entender o que ele deseja será possível oferecer a solução certa, para que ele tenha a certeza de que está fazendo um bom negócio.

Uma pessoa que vai até uma loja procurando um tênis de corrida, por exemplo, quer muito mais do que apenas um calçado. O bom vendedor saberá oferecer um produto que irá permitir que ela tenha uma melhor performance e com muito mais conforto. Vale lembrar que é fundamental que as soluções oferecidas sejam reais, pois a confiança é algo construído em etapas e deve ser sempre cultivada.

6 – Surpreender os Clientes

Durante o processo de compra, é interessante oferecer benefícios que surpreendam os clientes. Pode ser um desconto, uma facilidade a mais no pagamento, entrega mais rápida, condições que façam com que ele sinta que terá grandes vantagens ao fechar negócio. Para isso, é importante contar com uma margem para que possa melhorá-la de acordo com cada negociação.

7 – Orientar o Cliente Quanto ao Funcionamento do Produto

Cada produto tem a sua forma de uso e é fundamental segui-la para que o resultado esteja de acordo com o que foi anunciado. Mesmo que a mercadoria seja entregue com manual de instruções, é interessante que o vendedor oriente o consumidor em relação a forma correta de usar, conservação e outras informações que considerar necessárias. Essa atitude irá evitar que o cliente se decepcione em relação à marca caso faça uso indevido e o produto venha a apresentar defeitos.

8 – Oferecer Suporte ao Cliente no Pós-venda

Um bom vendedor sabe que uma venda não encerra quando o cliente vai embora com o produto, pois é importante manter aquele laço que foi construído para que ele volte. Dependendo do seu segmento de atuação, é interessante oferecer uma forma de contato para que o consumidor possa utilizar caso tenha alguma dúvida. Além disso, você poderá avisá-lo a respeito de promoções e lançamentos.

A tecnologia oferece opções bastante práticas de comunicação, como e-mail, redes sociais, aplicativos de mensagens e, para os mais tradicionais, as ligações telefônicas. Verifique com cada cliente qual opção ele considera mais prática para o seu dia a dia. Vale dizer que é necessário saber dosar a frequência dos contatos, para que não se torne uma chateação na vida do consumidor, por isso, mantenha sempre o equilíbrio.

Essas são as habilidades que considero mais importantes para que um profissional tenha sucesso na área de vendas e se supere cada vez mais. Você já faz uso de alguma delas? Deixe seu comentário! Por fim, espero que as dicas compartilhadas tenham feito sentido para você e que te ajudem a superar todas as metas. Sucesso!

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