Os olhos são os espelhos da alma e, quando há algo de errado, eles costumam “se expressar” por meio de lágrimas. Entretanto, existem situações em que uma pessoa pode vir a chorar sem motivo aparente e ficar sem conseguir entender o que está motivando aquela ação. Nesses casos, por mais que pareça que não há uma razão, pode ser que exista sim, e é importante estar atento para entender por que isso está ocorrendo e como lidar com a situação.

Neste artigo, você vai entender por que as pessoas choram, o que pode estar por trás de um choro sem motivo, a importância de procurar ajuda, o que podemos fazer para “administrar” o choro e até mesmo quais são os benefícios que o ato de chorar proporciona. Ficou curioso? Então, é só continuar a leitura a seguir para saber tudo sobre o tema!

Por que as pessoas choram?

As pessoas choram por várias razões, incluindo emoções fortes como tristeza, dor física ou emocional, felicidade extrema, alívio, estresse, frustração, entre outras. O choro é uma resposta natural do corpo humano a essas emoções intensas e pode ajudar a liberar tensões acumuladas.

Quando as pessoas choram, as suas glândulas lacrimais produzem lágrimas, que são liberadas pelos olhos. Essas lágrimas contêm hormônios e outras substâncias químicas que podem ajudar a aliviar o estresse e a dor, física ou emocional. Além disso, o ato de chorar pode ajudar as pessoas a expressar as suas emoções e a se conectar com os outros, especialmente em momentos de luto ou tristeza.

Em resumo, o choro é uma resposta natural e importante às emoções intensas e pode ter efeitos positivos no bem-estar emocional e físico das pessoas. No entanto, há situações da vida em que as razões para o choro não são tão claras. Nesses casos, é importante investigar as causas desse sintoma para restabelecer o bem-estar.

Chorar sem motivo: o que pode estar por trás disso?

Em situações normais, os motivos mais comuns que levam uma pessoa a chorar envolvem sofrer emoções fortes, tanto de alegria quanto de tristeza. Todavia, nessas situações, as causas são facilmente identificadas, o que não ocorre no caso que estamos tratando neste artigo. Quando se trata do choro sem motivo aparente, existem algumas hipóteses mais comuns, que quase sempre consistem em um somatório de fatores. Veja a seguir quais são elas.

  • Depressão

PSC

Quando o choro vem sem motivo, a hipótese mais comumente levantada pelas pessoas é a depressão. Apesar de ela ser, sim, um transtorno que pode gerar esse tipo de reação em uma pessoa, não é a única causa, e, além disso, é importante analisar a situação como um todo, principalmente para identificar outros sinais, como: falta de ânimo e energia, desinteresse por atividades que antes eram prazerosas, problemas para se concentrar, entre outros.

Desse modo, um choro sem motivo pode ser sinal de depressão se o indivíduo começar a chorar mais vezes do que de costume, ter dificuldade para cessar essas lágrimas e não conseguir explicar o real motivo para estar chorando. Vale lembrar que esse costuma ser um sinal de quadros mais leves de depressão, já que, quando em estágios mais severos, o indivíduo pode ter problemas para expressar as suas emoções.

  • Transtornos ansiosos

Sentir-se ansioso é natural em situações em que se espera algo que deseja muito ou que gerem insegurança. Entretanto, existem pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade, o que faz com que tudo seja motivo para que elas se sintam constantemente estressadas e preocupadas. Assim, esse desconforto e essa confusão de sentimentos podem acabar se transformando em choro, uma reação que, aparentemente, parece sem motivo, mas que na realidade não é.

Os transtornos ansiosos incluem o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), o transtorno do pânico, o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), as fobias, entre outros. Somente um médico pode fazer o correto diagnóstico de cada quadro.

  • Labilidade emocional

O choro, o riso e a raiva incontroláveis e repentinos podem ser sintomas de uma condição chamada labilidade emocional. Trata-se de um estado neurológico involuntário relacionado a uma lesão ou distúrbio na parte do cérebro responsável por controlar as emoções. O indivíduo começa a apresentar uma “incontinência emocional”, pois não consegue relacionar as suas reações emocionais com o que está realmente vivenciando.

Por terem sintomas semelhantes, a labilidade emocional pode ser confundida com a depressão, entretanto, antes de tirar qualquer conclusão, é fundamental que o histórico da pessoa seja considerado. Geralmente, esse transtorno ocorre com pessoas que já passaram ou apresentam problemas, como: AVC (acidente vascular cerebral), Parkinson, Alzheimer, ELA (esclerose lateral amiotrófica) ou EM (esclerose múltipla).

  • Causas fisiológicas

É sempre importante lembrar que o corpo e a mente estão completamente conectados. Por isso, nem sempre o choro está ligado a causas emocionais e pode ter origens fisiológicas. 

A deficiência de vitamina B12, a hipoglicemia (baixos níveis de açúcar no sangue) e o hipotireoidismo são exemplos de problemas que podem repercutir no lado emocional de uma pessoa. Essas alterações físicas são capazes de causar alterações bruscas de humor e gerar o choro sem motivo.

  • Gênero e personalidade

Aquela velha crença de que homens não devem chorar é uma grande bobagem, já que o choro é uma reação de qualquer ser humano. Todavia, existem fatos fisiológicos e sociais que de fato mostram que as mulheres têm uma tendência maior de se emocionar. O principal fato que explica isso está relacionado à testosterona, hormônio masculino que pode inibir o choro.

Além disso, existem também as questões culturais de que os homens devem se manter fortes, algo que precisa ser desconstruído, já que todos os seres humanos apresentam emoções e devem se sentir livres para expressá-las, o que não é, de forma alguma, sinal de fraqueza.

Além da diferença entre os sexos, aquelas pessoas que são empáticas e mais preocupadas com o bem-estar dos outros tendem a chorar mais do que as que não têm esse tipo de preocupação. Contudo, é sempre importante manter a atenção para identificar quando esse sofrimento pela dor alheia estiver se tornando mais intenso do que o normal.

Por que procurar ajuda?

Como podemos perceber, chorar sem motivo pode ter muitas causas, e a maioria delas requer um acompanhamento médico. Portanto, ao perceber que está chorando mais do que de costume, evite tentar resolver isso sozinho e procure ajuda. Além disso, poder contar com o apoio de uma pessoa próxima também é muito importante e certamente o ajudará no tratamento que o profissional indicar.

Jamais ignore o choro excessivo ou qualquer outro sinal diferente no seu comportamento e na sua emocionalidade. Os transtornos de humor geralmente começam leves e podem impactar negativamente todas as áreas da vida de uma pessoa, o que inclui os relacionamentos pessoais, o trabalho, os estudos etc. Isso sem contar que esses problemas fazem com que o indivíduo se torne mais vulnerável a doenças físicas.

Como “administrar” o choro?

Caso já tenha procurado ajuda ou o seu choro não esteja ligado a nenhum tipo de transtorno emocional, saiba que existem maneiras de aprender a administrá-lo. Não é saudável reprimir o choro, de acordo com os especialistas, mas sabemos que nem sempre as lágrimas surgem em momentos de privacidade, e é natural que você queira evitar chamar a atenção das pessoas ao seu redor. Nesse sentido, algumas medidas que podem ajudá-lo incluem:

  • Respirar de maneira lenta e profunda e se concentrar totalmente no ar entrando e saindo dos seus pulmões;
  • Movimentar os músculos do rosto com o objetivo de relaxá-los e melhorar a sua expressão facial;
  • Pensar em uma canção ou poema de que goste e que transmita paz. Repetir essas palavras em sua mente vai ajudar a mudar o foco;
  • Dar um passeio ou encontrar outra forma de se afastar da situação que está lhe causando estresse;
  • Encontrar formas de se distrair, como assistir a um vídeo engraçado ou ouvir uma música animada.
  • Piscar os olhos rapidamente repetidas vezes para conter as lágrimas;
  • A vontade de chorar pode dar uma sensação de nó na garganta, e, para fazê-la desaparecer, você pode bocejar ou beber água.

Essas dicas devem ser usadas para ajudar a controlar o choro, e nunca para mascará-lo e abafar o que está sentindo. Nunca ignore os sinais enviados pelo seu corpo, mantenha-se sempre atento e, a qualquer sinal de problema, busque ajuda. O seu bem-estar é uma condição fundamental para a sua felicidade.

Existe um lado bom no choro?

Aproveitando o tema, vamos falar sobre o lado bom de chorar, será que ele existe? Quando vemos uma pessoa chorando, logo imaginamos que ela esteja triste, passando por uma situação delicada, entretanto, nem sempre isso é verdade. Embora essa seja uma expressão comum de dor física ou emocional, chorar tem, sim, os seus benefícios e propósitos evolutivos. Nem sempre está ligado ao sofrimento.

Você pode chorar por ter visto algo que achou bonito, por ter se lembrado de alguém de quem sente saudade, por sentir gratidão, por estar cansado ou com raiva, enfim, são muitos os motivos capazes de gerar o choro, sem estar, necessariamente, ligado à tristeza. Em muitos casos, trata-se de uma expressão de um sentimento bonito, como a saudade, a gratidão, ou mesmo de uma forma de liberar o estresse, o que também é positivo porque ajuda a aliviar as tensões.

10 benefícios do choro

O choro é uma resposta fisiológica a diversos tipos de emoções, como tristeza, raiva, alegria, medo, frustração etc. O que nem todos sabem é que deixar as lágrimas rolarem pelo rosto pode trazer benefícios para a saúde. Saiba quais são eles a seguir.

  • Tem efeito calmante

Depois de chorar, uma pessoa se sente muito mais calma, pois colocou para fora aquilo que a estava angustiando. A ciência explica o motivo de isso acontecer: essa sensação de tranquilidade ocorre porque o choro ativa o sistema nervoso parassimpático, que é o responsável por fazer o organismo responder às situações com calma.

  • Atrai afeto por parte das outras pessoas

Quando uma pessoa começa a chorar, é natural que outras que estejam no mesmo local se aproximem para oferecer apoio. Um estudo realizado em 2016 por universidades do Reino Unido constatou que o choro é um dos principais comportamentos geradores de apego. Assim, quando você está triste, mas permanece calado, acaba não obtendo ajuda por não compartilhar o que está sentindo com ninguém. Se chorar, porém, as chances de obter aproximação e ajuda são maiores.

  • Promove a liberação de hormônios ligados ao bem-estar

O ato de chorar gera respostas no organismo, como a liberação de ocitocina e endorfinas, que são hormônios ligados ao bem-estar. É por isso que, depois de chorar, é natural se sentir melhor, como se tivesse colocado para fora todo o “peso” que estava guardando.

  • Induz o sono

Um estudo realizado com bebês pela Sociedade Americana de Pediatria concluiu que o choro pode ajudá-los a dormir melhor. Não há comprovação de que o mesmo aconteça com adultos, contudo, podemos deduzir que os efeitos calmantes associados ao choro podem, sim, facilitar a indução ao sono.

  • Beneficia a saúde dos olhos

As lágrimas contêm um líquido chamado lisozima, que ajuda a combater bactérias e manter os olhos limpos. Assim, quando você chora, está também limpando os seus olhos. Além disso, esse processo ajuda a evitar doenças, como a síndrome do olho seco.

  • Indica que você está liberando emoções reprimidas

Sempre que você chora, está expressando as suas emoções, o que é muito positivo, já que reprimi-las não é nada bom. Se estiver passando por uma fase delicada, permita-se deixar as lágrimas rolarem, pois isso o ajudará a entender melhor o que está sentindo, acolher esses sentimentos e se fortalecer. Negar sentimentos não faz com que se sinta mais forte, pelo contrário.

  • Estimula você a seguir em frente

Sofrer um trauma, como a perda de um ente querido, por exemplo, é bastante doloroso. Existem pessoas que lidam com isso ficando tristes, já outras se revoltam e sentem raiva. As que se permitem sofrer e chorar tendem a se recuperar mais rapidamente do que as outras, se sentindo estimuladas a seguirem em frente.

  • Ajuda a melhorar a saúde mental

Emoções reprimidas podem causar depressão, pois os sentimentos que não são colocados para fora se acumulam e, em algum momento, se transformam em um transtorno. Quem varre os problemas para debaixo do tapete está, na verdade, aumentando-os. Conforme mencionado anteriormente, chorar ajuda a aliviar as tensões e, consequentemente, a prevenir transtornos da mente.

  • Reduz a pressão sanguínea

Estudos descobriram que, depois de uma sessão de choro, as pessoas tendem a apresentar uma pressão arterial mais baixa e pulsação mais estável. Possivelmente, isso acontece por conta da já citada sensação de tranquilidade e alívio que o ato de chorar proporciona.

  • É uma parte fundamental do processo de cura

Deixar as lágrimas fluírem muitas vezes significa deixar os sentimentos saírem e libertar-se da tristeza, da culpa, da raiva. Por isso, quando sentir vontade, permita-se chorar. Mesmo que o choro venha sem motivo aparente, não o rejeite. Acolha essa expressão máxima da emoção para entender o que está se passando no seu coração, pois, quanto mais você se conhece, mais se cura e se potencializa!

Uma boa e longa sessão de choro pode fazer você se sentir melhor, mesmo que as circunstâncias não tenham mudado. O que mais importa está dentro de você e em como você escolhe lidar com as coisas que acontecem. Se o seu choro tem ou não motivo, deixe-o fluir, olhe para dentro e entenda o que está se passando. Caso não consiga encontrar respostas, procure ajuda especializada.

E você, querida pessoa, como lida com os momentos de choro? O que pensa a respeito? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!