O termo CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude foi desenvolvido por Scott B. Parry em seu livro “The Quest For Competencies” (a busca por competências, em português), publicado em 1996. Esses três elementos representam o tripé das competências de uma pessoa, algo que se manifesta através da sua forma de pensar, sentir e agir, e tem um grande impacto sobre o seu desempenho profissional. Continue acompanhando para saber mais como desenvolver essas competências para construir uma carreira de sucesso.

Entenda Melhor o Conceito de CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude e de Cada um dos Seus Elementos

Para que a aprendizagem ocorra de modo verdadeiramente eficaz, é necessário que os três elementos do CHA sejam envolvidos, observe!

Conhecimento: representam as habilidades cognitivas utilizadas para processar e reter informações. Fatos e conceitos aprendidos entram dentro desta categoria;

Habilidade: neste tópico, o que conta são as habilidades que permitem colocar em prática o que foi aprendido. A ação que representa bem esta categoria é aprender a fazer algo;

Atitude: aqui estão contidos os sentimentos que levam uma pessoa a desejar colocar em prática o conhecimento e as habilidades adquiridas. Desenvolver um ponto de vista com base em informações obtidas faz parte da atitude.

Quer uma dica incrível para promover seu autodesenvolvimento?
Conheça a si mesmo na essência com ajuda da ferramenta “Shazam”!

Conhecimento é Saber

PSC

O conhecimento é a condição de estar ciente a respeito de alguma coisa, representa o processamento cognitivo de uma informação. Envolve a recordação, a compreensão, aplicação e avaliação de fatos, padrões e conceitos. Pode ser medido através de exames escritos ou orais, nos quais o indivíduo registra ou expressa através de palavras o que sabe.

É através do contato com fatos e conceitos que uma pessoa tem a oportunidade de formar uma base para desenvolver determinada habilidade. Se formos comparar esta etapa com a preparação de uma receita de bolo, o conhecimento representaria a ação inicial, em que se lê a receita e identifica os ingredientes a serem utilizados e o passo a passo de sua execução.

Habilidade é Saber Fazer

A habilidade está relacionada à capacidade de realizar uma atividade ou tarefa, o que pode incluir movimentos físicos, coordenação e a aplicação do conhecimento teórico. É importante lembrar que, para se desenvolver uma habilidade, é preciso de treinamento e prática. Para se medir o quanto uma pessoa é habilidosa ao realizar determinada tarefa, observa-se a velocidade, precisão e técnica empregados na ação.

As habilidades geralmente são aprendidas através da observação de outros indivíduos realizando a tarefa ou por meio da informação teórica, que, em seguida, é colocada em prática. Voltando ao exemplo do bolo, aqui se encaixa a etapa em que as instruções lidas são seguidas e o doce começa a ser, de fato, preparado.

Atitude é Querer Fazer

A atitude é uma maneira de pensar ou sentir sobre alguém ou alguma coisa. Isso inclui o modo com o qual uma pessoa lida emocionalmente com as situações, o que acaba se refletindo em seu comportamento. Trata-se de um aspecto que afeta significativamente os sentimentos, os valores e as motivações para realizar algo.

O desenvolvimento ou aperfeiçoamento da atitude de uma pessoa costuma levar certo tempo. Afinal, é um tanto quanto desafiador mudar de atitude depois de ela estar acostumada a agir de determinada maneira por muitos anos. Além disso, não existe um método claro para medir o quanto alguém teve suas atitudes modificadas, já que isso é percebido aos poucos.

Exemplos de CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude

Para que entenda na prática o que conhecimento, habilidade e atitude representam, confira alguns exemplos bastante simples.

Conhecimento:

  • Reconhecer as peças de um automóvel;
  • Ler a lista de ingredientes de um bolo;
  • Saber os nomes das capitais dos países do mundo.

Habilidade:

  • Saber como consertar um automóvel;
  • Saber como preparar um bolo;
  • Saber enviar um e-mail.

Atitude:

  • Apreciar o trabalho de outras pessoas;
  • Estar motivado para se dedicar ao trabalho;
  • Valorizar o bom relacionamento com clientes.

Quer uma dica incrível para promover seu autodesenvolvimento?
Saiba mais sobre o “Shazam” e conheça a si mesmo na essência!

Como Usar o Conceito de CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude Para Se Desenvolver e Construir uma Carreira de Sucesso

Agora que conheceu melhor o conceito de CHA e a importância do conhecimento, da habilidade e da atitude, confira dicas que irão te ajudar a utilizar isso para se desenvolver.

1 – Adquira Conhecimento

O primeiro passo para se desenvolver na carreira é adquirir conhecimento, o que pode ser feito através de cursos, pesquisas, palestra e mais uma série de maneiras. É importante que tenha o real desejo de saber mais, porque é isso que irá te motivar a seguir adiante.

2 – Coloque o Que Aprender em Prática

Ter conhecimento teórico é importante, porém, é através da prática que conseguirá entender o real sentido das informações absorvidas. Por essa razão, é essencial que coloque a mão na massa sempre que desejar fixar o que aprendeu. Inclusive, é necessário que tenha em mente que é a ação que te levará até os seus objetivos.

3 – Tenha Objetivos e Métodos Definidos

Por falar em objetivos, eles são indispensáveis para que se mantenha motivado e possa se tornar consciente em relação ao seu poder de ação e realização. E, para entender o que deseja realizar, é necessário que se conheça, se descubra e saiba onde quer chegar. Como sempre digo em meus treinamentos, quanto mais se conhecer, mais poderá se potencializar, então, vá em frente.

4 – Permita-se Experimentar

Para adquirir conhecimento e competências é preciso que tenha atitude e se permita experimentar. Durante o processo para desenvolver uma habilidade, por exemplo, é totalmente natural que cometa erros, inclusive, eles serão até positivos, pois te ajudarão a identificar pontos que pode mudar e melhorar.

5 – Observe o Seu Desenvolvimento

Outro ponto importante a ser considerado para manter a sua motivação é observar e reconhecer o seu desenvolvimento. Portanto, olhe para trás, veja o quanto evoluiu e está evoluindo a cada novo conhecimento e habilidade adquiridos. Assim, estará formando uma atitude positiva, de alguém que sabe que é capaz e que continuará dando o seu melhor em tudo o que fizer.

Você já conhecia o conceito de CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude? Espero que tenha gostado do artigo e que as informações aqui compartilhadas te ajudem a trilhar um caminho de aprendizado e evolução. Aproveite para compartilhar o link com os seus amigos e passar o conhecimento adiante!

 

Copyright: 1161966886 – https://www.shutterstock.com/pt/g/kosecki