Do nascimento até a velhice, o ser humano aprende uma infinidade de coisas. Identificar sons e imagens, memorizar, se comunicar, solucionar problemas, ter atenção, tudo isso são exemplos de habilidades que possibilitam que se adquira conhecimento sobre o mundo. Esses fatores acompanham os indivíduos em todas as fase da vida e o  nome dado a esse conjunto de capacidades humanas é desenvolvimento cognitivo.

Você compreende como isso pode afetar sua vida? Não? Não tem problema, vou expor aqui os principais pontos que você precisa saber sobre o desenvolvimento cognitivo, para que, dessa maneira, você consiga melhorar a sua vida. 

O Que é o Desenvolvimento Cognitivo?

O desenvolvimento cognitivo é uma área da neurociência que estuda as formas como os indivíduos desenvolvem a capacidade de compreender o mundo, interagir com ele e a pensar a respeito de tudo o que acontece ao seu redor. É na infância que todo esse processo se inicia e é mais intenso, pois é quando se aprende a falar, se movimentar, pensar, entre outros aspectos. Contudo, os seres humanos estão sempre se desenvolvendo cognitivamente, mesmo na fase adulta.

Muitas pesquisas foram e são realizadas a respeito do desenvolvimento cognitivo, pois se trata de uma área bastante rica e com muito a ser explorado. Nas primeiras descobertas, os especialistas acreditavam que a maioria das habilidades de um indivíduo era aprendida com o passar do tempo, conforme cresciam. Porém, recentemente, foi descoberto que os seres humanos nascem com mais habilidades inatas do que se acreditava.

Independentemente de as competências serem ou não inatas, a verdade é que é possível estimular a capacidade de aprendizado das crianças e, também, de adultos e idosos. Para isso, existem diversos tipos de atividades que auxiliam no desenvolvimento e aprimoramento cognitivo dos indivíduos, levando-os a raciocinar, recordar, adaptar e planejar de forma cada vez melhor.

O Desenvolvimento Cognitivo em Crianças

É importante que os pais comecem a estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças logo quando elas nascem. Essa base é fundamental para que elas tenham um bom desempenho ao ingressarem na escola e, consequentemente, na vida adulta. De acordo com especialistas, crianças que conseguem distinguir sons aos seis meses de vida terão maior facilidade para aprender a ler e a escrever quando tiverem entre quatro e cinco anos de idade.

PSC

Estimular o desenvolvimento cognitivo em crianças as ajuda na construção da noção do seu respectivo “ser estar social”, ou seja, é como a criança vai se enxergar enquanto indivíduo na sociedade. 

Além disso, o desenvolvimento cognitivo estimula outras habilidades nas crianças. O amadurecimento de sua cognição representa a evolução dessas habilidades. Os aspectos que estão relacionados à evolução do desenvolvimento cognitivo da criança são: coordenação motora, linguagem, psicomotricidade e adaptação.

Dessa forma, é importante que os pais fiquem atentos à evolução desses aspectos em seus filhos, pois se houver algum atraso de desenvolvimento de alguma dessas habilidades pode representar possível falha do desenvolvimento da autonomia da criança. 

Caso você identifique alguma espécie de atraso em seu filho, não é sinal de tamanho alarde, pois é possível buscar ajuda profissional, a fim de resolver essas questões. Por exemplo, se houver e você perceber algum atraso no desenvolvimento da fala, é recomendável que você procure um profissional de fonoaudiologia, que possa auxiliar no correto desenvolvimento dessa habilidade.

Para a evolução cognitiva de seus filhos é importante talvez realizar algumas das dicas que vamos deixar a seguir, uma vez que existem atitudes simples que os pais podem ter para estimular o desenvolvimento de seus pequeninos. Veja quais são elas:

1 – Converse com o bebê, falando o nome dos objetos que estão sendo utilizados. Mesmo que tenha a impressão de que ele não está entendendo nada do que diz, apresentar as palavras e seus significados a ele desde cedo fará com que ele vá se familiarizando com a fala e ampliando seu vocabulário;

2 – Ofereça brinquedos educativos para que o pequeno explore. Procure por opções indicadas para a idade dele, de preferência com peças que façam movimentos, sons e que sejam coloridas;

3 – Leia histórias e cante para o neném desde os primeiros meses de vida. Não espere até que a criança comece a entender o que diz para poder fazer isso. O quanto antes começar, mais cedo ele irá se desenvolver cognitivamente;

4 – Ofereça livros sensoriais e jogos de montar para a criança. Estimular a habilidade de raciocínio dos pequenos desde cedo é fundamental. Além de levá-los a pensar para resolver problemas, essas atividades os tornarão mais criativos;

5 – Por mais cansativo que pareça, é necessário responder a todas as perguntas que o seu filho fizer. Pedir para ele ficar quieto e não responder é o mesmo que podar sua curiosidade e interesse em aprender;

6 – Ofereça opções para que ele escolha, como, por exemplo, o calçado que irá usar, a cor da roupa que irá vestir, o alimento que irá comer. Isso faz com que a criança tenha que pensar para fazer escolhas e dá a ela independência e confiança;

7 – Atente-se aos interesses da criança e incentive-os. Nesse sentido, se ela demonstrar que gosta de animais, por exemplo, mostre a ela livros e documentários que aprofundem sobre o assunto. Se possível, leve-a, também, até uma exposição ou zoológico. Quanto mais incentivar a sua curiosidade e interesse, mais motivado ele ficará para buscar conhecimento e aprender.

É importante que os pais comecem a dar oportunidades para que os filhos pensem sobre as coisas ao invés de oferecer tudo pronto a eles. Isso exigirá um pouco mais de tempo e paciência, mas garanto que valerá a pena. Uma criança que é estimulada desde cedo a pensar e a explorar o mundo ao seu redor, certamente se tornará um indivíduo muito mais preparado para os desafios da vida adulta.

Qual a importância da cognição na vida das pessoas?

Já vimos aqui que a cognição diz respeito à habilidade que os indivíduos possuem de processar informações, a fim de que eles sejam capazes de perceber, compreender, se integrar com o meio e responder aos estímulos aos quais são submetidos. 

Dessa forma, o desenvolvimento cognitivo é essencial para que o indivíduo consiga se portar enquanto ser inserido em uma sociedade, bem como perceber o que envolve o seu meio ambiente físico e social.

Como você sabe, o ser humano é essencialmente social. Vive em cidades, frequenta grupos sociais, constitui família, cria grupos de amigos, trabalha com outras pessoas. Ou seja, se você parar para pensar todas as atividades por nós realizadas envolvem se relacionar com outras pessoas.

Ter a habilidade de se conectar e se entender enquanto indivíduo em uma sociedade é decorrente do desenvolvimento cognitivo. Esse é um dos motivos de ser tão importante se preocupar com a evolução da nossa cognição. 

Ainda, as respostas que apresentamos ao ambiente externo são fruto de uma integração realizada por diversas áreas do nosso cérebro. Essa integração das áreas que devem ser ativadas quando recorremos ao uso de alguma habilidade é resultado do aprendizado que o cérebro guardou durante o nosso desenvolvimento. 

Dessa forma, ter um desenvolvimento cognitivo saudável e consistente é importante para que consigamos desenvolver a capacidade de aprender e se adaptar. 

Dicas Para Manter o Preparo Cognitivo

Apesar de os estímulos na infância serem importantes para o desenvolvimento cognitivo de um indivíduo, as experiências na vida adulta também são essenciais e influenciam o bom preparo mental. Realmente, é no início da vida em que as habilidades de cognição são mais bem desenvolvidas, entretanto, é possível conservar ou, até mesmo, melhorá-las no decorrer da fase adulta. 

Confira, a seguir, algumas dicas para manter e potencializar o seu preparo cognitivo.

1 – Experimente o Novo

Evite o pensamento de que não tem capacidade para aprender a lidar com coisas novas, especialmente aquelas relacionadas à tecnologia. Abra-se para o novo e permita que o seu cérebro explore coisas diferentes das que você conhece.

Nesse sentido, é importante que você busque não se manter em uma situação confortável, ou seja, busque constantemente sair da sua zona de conforto! 

Eu sei que experimentar algo novo pode trazer à superfície um medo de tentar, mas ao superar esse medo inicial você vai perceber que na verdade é capaz de realizar coisas que não imaginava que conseguiria. 

Ao ter novas experiências, você pode descobrir alguma habilidade que tinha e não sabia, ou mesmo descobrir e desenvolver novas habilidades e competências. Dessa maneira você consegue fazer com que sua cognição continue evoluindo.

2 – Anote Ideias

Mantenha um bloco de papel ou um aplicativo de registro de notas e escreva sobre ideias ou pensamentos que teve no decorrer do dia. Assim, poderá ler cada uma dessas anotações antes de dormir e exercitar a memória.

Além disso, buscar tirar essas ideias do papel pode te ajudar a superar algumas limitações que você possui. Só escrever suas ideias não vai representar nada para sua evolução se você apenas as deixar lá escritas. 

Ter essa atitude de executar coisas que estão no seu plano de ideias faz com que você continue estimulando suas habilidades, via de consequência, seu desenvolvimento cognitivo também.

3 – Aprenda Coisas Novas

Há quanto tempo não faz um curso? Independentemente de ser algo relacionado à sua área profissional ou um lazer, aprender coisas novas sempre é muito estimulante para a mente. Aprender um novo idioma, tocar um instrumento musical ou mesmo fazer uma especialização, são formas de manter o cérebro ativo.

Buscar conhecimento, em qualquer área, é com certeza algo que não podemos deixar de lado na vida. Essa sede por aprendizado deve permear toda a nossa vida. Além disso, faz com que mantenhamos nossa mente jovem e trabalhando.

4 – Realize Atividades Prazerosas

É possível se divertir e manter o preparo cognitivo ao mesmo tempo. Para isso, procure realizar atividades que lhe deem prazer, como praticar algum esporte ou mesmo algo que possa ser realizado em casa, como jogar xadrez ou fazer palavras-cruzadas, o importante é que seja prazeroso.

Esses exemplos, apesar de serem apresentados como atividades de lazer, são atividades que exigem também o raciocínio lógico. Isso é ótimo de ser incorporado no seu dia a dia, já que pode ser uma forma de aliviar o estresse, e de estimular o seu raciocínio lógico e aprendizagem.

5 – Movimente-se

Manter o corpo em movimento também é uma forma de estimular o cérebro. Se você trabalha o dia todo sentado, encontre formas de se movimentar algumas vezes durante o expediente. Além disso, procure realizar exercícios físicos regularmente.

Exercitar a mente como sugeri acima é extremamente importante, mas não podemos também negligenciar nosso corpo. Ele é a nossa morada e é preciso fazer dela o melhor lugar possível para se estar. Por isso, ter uma rotina de prática de exercícios físicos é muito importante. Já é conhecimento que isso influencia bastante a melhoria da nossa saúde. 

6 – Tenha hábitos saudáveis

Além do exercício físico pensando em nossa saúde corporal, há outro aspecto que precisamos priorizar em nosso dia a dia. E isso é também traduzido em uma alimentação saudável. 

Mas por que isso é tão importante para mantermos a evolução da nossa cognição? É simples, uma alimentação saudável gera e mantém o funcionamento do nosso corpo equilibrado. Se não tivermos as fontes necessárias de energia, como nosso cérebro vai trabalhar? 

Dessa forma, busque uma alimentação que contemple todas as fontes de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras e vitaminas que são essenciais para o funcionamento ideal do seu corpo.

O desenvolvimento cognitivo é importante e deve ser contínuo, pois é através dele que se aprende a tomar decisões, lidar com situações desafiadoras e ser flexível em relação às mudanças. Lembre-se que cuidar da mente é tão necessário quanto cuidar do corpo. Quanto mais desenvolvido o seu cérebro estiver, mais preparado estará para conquistar grandes coisas em todos os âmbitos de sua vida. Experimente e permita-se!

 

Fontes:

https://neurosaber.com.br/desenvolvimento-cognitivo-percepcoes-reacoes-e-competencias/    https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-desenvolvimento-cognitivo.htm 

Copyright: 501330955 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ismagilov