Olá querida pessoa,

Espero encontra-lo em paz, harmonia e com saúde.

Ser de luz, você se considera uma pessoa intensa?

De acordo com o dicionário, a palavra intensidade remete a força e veemência. Quando você lê essas palavras, sabe que elas trazem consigo uma potência que demonstra profundidade. Então, uma pessoa intensa irá viver a maior parte das situações da vida com uma energia calorosa. Isso vale tanto para situações profissionais quanto pessoais.

Não é difícil encontrar pessoas intensas ao longo da vida, porém, pode ser mais complicado conviver com elas. Esse grau de intensidade tem suas vantagens e desvantagens, cabendo ao indivíduo extrair o que há de melhor nos traços dominantes de sua personalidade.

Você é uma pessoa intensa? Conhece alguém assim? Saiba que esta é uma das principais características dos indivíduos com personalidade forte que são intensos e não têm meio termo, os chamados oito ou oitenta. Eu conheço muitas pessoas assim e também posso dizer que a intensidade é uma de minhas marcas pessoais. Sempre me entrego a tudo que faço e dou o meu melhor para conquistar as minhas metas e sonhos.

Mas claro, existem muitas outras qualidades e particularidades que a pessoa intensa apresenta em seu dia a dia e que marcam sua presença onde quer que ela esteja. Vamos conhecer algumas delas e, caso perceba que elas também fazem parte de você, deixe seu comentário ao final do texto e compartilhe conosco as vantagens e desvantagens, no seu ponto de vista, de ser assim, tão intenso.

PSC

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Características de uma Pessoa Intensa

Conhecer as principais características que fazem parte da personalidade de uma pessoa intensa, vai te ajudar a identificá-las em você mesmo e naqueles que te cercam, para que, dessa maneira, você aprenda a lidar com tudo de positivo e também de negativo que toda esta intensidade traz. Confira:

Sinceridade

O indivíduo intenso dificilmente vai mentir para te agradar ou amenizar os efeitos do que diz. Assim como ele é sincero em relação a tudo, espera o mesmo de quem convive com ele. Lembre-se de que nem sempre a verdade é o caminho mais fácil, porém é o correto.

Relacionamentos apaixonantes

Quem mantém algum tipo de relacionamento com uma pessoa intensa sabe bem como todos os dias são profundos. Sejam as discussões banais ou as mais sérias, todas merecem uma conversa e todas devem ter uma solução. Caso mal resolvido? Saí pra lá! A pessoa intensa segue em profundidade até resolver os conflitos.

Preocupação excessiva

O sentimento de que tudo o que acontece ao mesmo tempo merece 100% da atenção é bem comum em uma pessoa intensa. Dependendo do caso, esse tipo de gerenciamento pode até ser considerado como centralizador. A pessoa intensa pode ter dificuldade em pedir para outras pessoas fazerem algo, pois pode sentir-se dominada pela ansiedade até resolver as coisas sozinha.

Discursos profundos

Repare bem no discurso de quem é intenso. Ele é sempre profundo, cheio de referências e com muita sentimentalidade. A pessoa que é intensa procura colocar essa intensidade em cada palavra que diz ou que escreve.

Procura por significados

Uma pessoa intensa não gosta muito de conversas superficiais, filmes “água com açúcar” e momentos de tédio. Ela procura dar um significado a cada momento que vive e, por isso, prefere a companhia das pessoas com as quais surgem as conversas mais profundas e experiências mais memoráveis.

Faz tudo intensamente

Uma pessoa intensa não faz nada mais ou menos, ou seja, ela sempre se entrega a tudo que realiza de forma profunda, colocando toda a sua energia na execução de seu trabalho, de um projeto importante ou mesmo de um sonho pessoal. Esta intensidade é um dos atributos de indivíduos de sucesso e faz toda a diferença.

A pessoa intensa vai dizer que não há ninguém mais sentimental do que ela mesma. Os momentos de alegria serão de alegria extrema. Os momentos de tristeza serão de tristeza extrema. São pessoas que sentem com profundidade e não têm medo ou vergonha de expressar suas emoções.

Seus sentimentos são seus guias

A emoção é uma marca forte de quem é intenso e também é guiado por seus sentimentos. Quando estes são bons, eles levam a pessoa a agir de modo positivo, o que ajuda em suas relações pessoais, sociais, afetivas e na carreira também. Por outro lado, quando esta intensidade excede os limites, pode acabar transformando-a em alguém difícil de lidar, um tanto quanto sem controle e que faz às coisas sem pensar ou medir suas consequências. 

Neste ponto, é importante ter cuidado e saber medir a influência das emoções e dos sentimentos, caso o contrário, a médio e longos prazos, isso pode acabar se tornando algo prejudicial, não só na vida pessoal, como na profissional também. 

A dedicação é o seu forte

A dedicação é um dos pontos que mais chamam a atenção nas pessoas intensas, seja em seu trabalho ou na vida pessoal. Quando têm uma meta elas são incansáveis e se dedicam ao máximo a conquistar seus objetivos. Para isso, não medem esforços para tornarem realidade seus desejos ou mesmo para ajudar as pessoas que amam a alcançá-los.

São pessoas impulsivas

O excesso de intensidade pode ser um inimigo também, pois esta vivacidade pode acabar levando a comportamentos negativos, a um exagero nas atitudes e até mesmo ao sofrimento quando a pessoa precisa lidar com determinados sentimentos e não sabe como controlá-los de forma assertiva. Isso pode ser um elemento de autossabotagem, bastante limitador em sua vida. 

Vivem de forma acelerada

Muitas vezes as pessoas consideradas intensas, são também vistas pelos demais como bastante impacientes. Isso acontece, porque são indivíduos, que levam a vida de forma mais acelerada, ou seja, querem tudo para ontem. 

Quando colocam uma coisa na cabeça, por mais que a racionalidade lhes diga que é necessário um tempo de amadurecimento para que tudo aconteça, elas simplesmente não conseguem esperar e fazem de tudo para encurtar este processo. 

Geralmente, este é um fator que gera bastante ansiedade e precisa ser visto com um olhar mais cuidadoso, para que não gere prejuízos, principalmente no âmbito emocional.

Ousam ir além constantemente

As pessoas intensas têm também como uma de suas principais características a ousadia. Elas não têm medo de agir e por isso estão sempre sendo vistas indo além do senso comum, fazendo coisas inimagináveis e que geralmente nunca foram feitas antes. 

É por isso que, por mais que, em certa medida, toda esta inquietação seja vista com receio pelos demais, é justamente ela que faz com que os indivíduos intensos estejam sempre um passo à frente dos que lhes cercam, realizando coisas que os transformam em seres bem-sucedidos em suas áreas de atuação. 

O ônus e o bônus de ser intenso demais

Conforme você acompanhou até aqui, as principais características que compõem a personalidade de uma pessoa intensa trazem para a sua vida, tanto coisas boas, quanto coisas não tão positivas assim. Vimos, que tratam-se de indivíduos, fortes, persistentes, ousados, que não têm medo de ir além, mas que ao mesmo tempo contam com certo descontrole emocional, impaciência e ansiedade

Isso nos faz perceber que, na mesma medida em que existe um grande bônus em ser intenso, pois o que colocam em sua cabeça estas pessoas verdadeiramente realizam, existe também o ônus, que lhes traz sofrimento, dor e angústia, já que são pessoas que não sabem esperar, ou seja, querem que tudo aconteça da forma mais rápida possível. 

O que posso dizer, enquanto uma pessoa que também é intensa, é que é ótimo dar vazão aos sentimentos, estar sempre à frente do nosso tempo, entre outras características. Mas é preciso, ao longo da jornada, aprender a dosar tudo isso, para o nosso próprio bem, caso contrário, estaremos sempre com o nosso emocional e psicológico abalados, algo que pode vir a causar diversos tipos de prejuízos à nossa vida pessoal e também profissional. 

Se ao ler este texto você se identificou de alguma forma, a minha dica é que você passe a viver um momento de cada vez, que entenda que tudo precisa passar por um processo de amadurecimento, para que realmente se concretize. Caso se veja ansioso, querendo que seus sonhos se tornem realidade num piscar de olhos, pare por um instante, olhe ao seu redor, depois feche os olhos e respire bem fundo algumas vezes. Com o tempo, você observará que, aos poucos, já vai se sentir mais calmo e pronto para caminhar até a sua própria realização. 

Passe a se observar mais e empenhe-se no dia a dia para praticar este exercício. Fazendo isso, você terá chances ainda maiores de chegar cada vez mais longe em sua jornada. Basta respirar e confiar!

Como pudemos perceber, são intensas mesmo as características das pessoas com esta marca pessoal, e estas fazem uma grande diferença em sua vida e resultados. A grande questão aqui é encontrar o que chamo de equilíbrio, para nem ser intenso demais ou de menos e acabar limitando seu sucesso profissional e pessoal e a sua felicidade também.

E você, se reconheceu com algum destes atributos? Conhece alguém assim? Deixe seu comentário abaixo, para que possamos trocar experiências sobre este assunto e lembre-se de continuar me acompanhando, pois todos os dias tem artigo novo, que vai contribuir, efetivamente e na prática, para o seu crescimento pessoal e também profissional. 

Copyright: https://www.shutterstock.com/