Imagine estar em um ambiente seguro, longe da confusão do dia a dia, podendo reconectar-se consigo mesmo e ouvir a sua voz interior por meio de um processo intenso, profundo e dinâmico chamado coaching vivencial! Seria maravilhoso, não é mesmo? Pois bem, esta é exatamente a proposta desta abordagem: levar a pessoa a experimentar um processo de autoconhecimento e empoderamento nos sentidos físico, mental e espiritual.

O método é chamado coaching vivencial porque segue uma linha diferente dos outros modelos, uma vez que proporciona ao coachee (cliente) a oportunidade de experimentar um ambiente diferente, cercado pela abundância da natureza, onde pode conectar-se com o seu eu interior. Ao vivenciar um contato maior consigo mesmo, o indivíduo consegue descarregar energias ruins, captar novas sensações e inspirar-se a estar em constante evolução sempre.

Coaching vivencial: como o autoconhecimento age em favor da sua evolução?

Os espaços naturais servem como telas de fundo para a nova história que a pessoa vai construir. Isso ocorre a partir do momento em que deixar para trás as suas crenças limitantes, os seus comportamentos sabotadores, os seus excessos, as suas faltas etc.

Nesse sentido, a ideia é abandonar os pensamentos que o impedem de avançar, de encontrar o seu equilíbrio emocional e de administrar as emoções que interferem no seu desenvolvimento como pessoa e como profissional. Mas por que o Coaching Vivencial é feito em meio à natureza, com práticas ao ar livre?

Quando saímos do ambiente em que estamos inseridos, do nosso trabalho, ou mesmo da nossa casa ou cidade, nós temos a oportunidade de nos enxergarmos de fora, de ver a nossa vida sob uma ótica diferente, bem como de observar o outro sob diferentes perspectivas.

Isso amplia a nossa visão, pois, quando estamos no “olho do furacão”, enxergamos apenas uma parte de nós e do outro, o que limita muito as nossas interpretações e, na maioria das vezes, nos faz ter muitos julgamentos errôneos, que produzem decisões equivocadas.

Quais são os benefícios que o coaching vivencial oferece?

PSC

O coaching vivencial, assim como o coaching emocional, proporciona a autodescoberta, o autoconhecimento, a autoconsciência, a autorresponsabilidade e o empoderamento que a pessoa precisa desenvolver para libertar-se do que limita a sua vida. Assim, ela conseguirá encontrar o melhor de si mesma, aprender a pensar e agir de formas diferentes e lidar com seus sentimentos e emoções de forma mais eficaz e positiva.

Ele também atua no sentido de ajudar o indivíduo a fazer novos planos e a ter a energia, o comprometimento, a motivação e a força de vontade para alcançá-los verdadeiramente.

Isso representa conquistar a força, desenvolver as suas capacidades e habilidades, ser o melhor que pode ser, ter autoconfiança e autoestima em alta, fortalecer o foco, conhecer e viver a sua missão de vida e propósito e estar verdadeiramente comprometido com conquistar os seus sonhos de forma constante e extraordinária.

Por que o coaching vivencial tem esse nome?

O coaching vivencial recebe esse nome porque ele promove uma reflexão geral sobre as vivências do indivíduo em diferentes áreas: pessoal, profissional, intelectual, emocional, amizades, família, relacionamentos, finanças, espiritualidade, enfim, uma visão de 360º no universo particular da pessoa.

O objetivo do coaching vivencial não é trabalhar um aspecto isolado do ser, mas sim compreendê-lo de forma integrada, promovendo uma melhoria geral na sua maneira de enxergar a si mesmo e de conduzir a própria vida.

Como em todo processo de coaching, são oferecidas conversas e ferramentas que permitem que o indivíduo conheça a si mesmo, reconhecendo os traços dominantes da sua personalidade, as suas emoções mais frequentes, os seus padrões de pensamento, os seus comportamentos mais característicos, enfim, a sua essência. A partir desse processo, o indivíduo começa a separar o que é funcional na sua vida do que não é, ou seja, os pontos positivos e os pontos que precisam de desenvolvimento.

Nesse caso, pode não haver um objetivo específico a ser alcançado em alguma área da vida, mas o coachee reconhece que há determinadas questões na sua vida que ele precisa modificar. Esse processo ocorre neutralizando as falhas e potencializando as forças, sempre com a supervisão contínua do coach.

Quais são os diferenciais do IBC — Instituto Brasileiro de Coaching?

Em todas as modalidades existentes de coaching, inclusive no coaching vivencial, o IBC — Instituto Brasileiro de Coaching é a grande referência nacional. Aqui, contamos com importantes diferenciais, que só atestam a competência dos nossos métodos e dos nossos profissionais. Conheça os nossos principais reconhecimentos.

  • Única instituição do ramo certificada pela ISO 9001, com qualidade atestada e comprovada, e também com o selo do Inmetro;
  • 97% de satisfação e encantamento, de acordo com dados coletados pelo IBC nas pesquisas aplicadas em todas as turmas, após a conclusão das formações;
  • Instituição de coaching mais premiada do Brasil, com diversos prêmios Top of Mind e Fornecedores de Confiança;
  • Eventos e formações realizados em todo o Brasil, conferindo à empresa a maior abrangência nacional, indiscutivelmente;
  • Validação científica dos nossos métodos exclusivos, comprovada pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro);
  • 5 credenciais internacionais em coaching, reconhecendo a nossa competência junto das maiores autoridades do mundo no assunto;
  • Mais de 5 milhões de pessoas treinadas, tendo as suas vidas positivamente transformadas no Brasil e em diversos países do mundo;
  • Metodologia patenteada, conferindo exclusividade aos nossos conhecimentos, método e ferramentas;
  • Considerado líder de mercado pela Ohio University, nos Estados Unidos, atestando a posição do IBC como referência em coaching;
  • Reconhecimento pelo MEC, assegurando a qualidade do ensino e a competência do nosso corpo acadêmico ao proporcionar capacitações de excelência.

Como você pode perceber, não faltam motivos para que você participe de sessões de coaching vivencial, promovendo melhorias nas diferentes áreas da sua vida, de forma integrada. Se optar pelo IBC, você ainda conferirá na prática todos os diferenciais citados acima.

Ficou interessado, ser de luz? Então, não hesite em entrar em contato conosco! Também deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!