Com a competitividade cada vez mais intensa e um mercado em constate mudança, torna-se cada vez mais importante que as empresas repensem as suas estratégias e criem maneiras diferenciadas e criativas de oferecer os seus serviços para se destacar diante da concorrência. Isso é primordial para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

Nesse sentido, o empreendedorismo corporativo pode ser um excelente apoio para as organizações que buscam o crescimento do seu negócio por meio do aprimoramento das suas atividades e do seu time de profissionais. Mas em que consiste esse tipo de empreendedorismo? Como ele ocorre? O que se espera desse empreendedor? Como podemos desenvolver essa atitude dentro das empresas? As respostas para essas e outras perguntas, você vai conferir no artigo a seguir. Boa leitura!

O que é o empreendedorismo corporativo?

O empreendedorismo corporativo nada mais é do que a ação de empreender dentro da empresa em que o profissional está inserido. Nesse contexto, o empreendedor pode ser qualquer colaborador, desde o dono da organização aos líderes, gestores ou mesmo os funcionários que não possuem um cargo de chefia.

Sendo assim, as empresas que oferecem mais liberdade de criação e de ação aos seus colaboradores estimulam o desenvolvimento do empreendedorismo corporativo. Assim, até mesmo um estagiário pode criar projetos e propor mudanças ao departamento do qual faz parte ou à empresa como um todo. Desde que a ideia seja positiva e que tenha bons argumentos, ela pode ser muito bem-vinda — seja para criar novos negócios, seja para renovar as estratégias atuais.

O empreendedorismo corporativo também é conhecido como empreendedorismo interno. Trata-se de uma metodologia que permite que os líderes, gestores, sócios, acionistas, funcionários e até estagiários da corporação tenham mais liberdade para criar, como se de fato fossem “donos” da empresa. É claro que essa postura e essa liberdade dependem da cultura da organização. Algumas empresas oferecem essa liberdade, mas há outras que a veem como uma ameaça à estrutura existente.

O que é necessário para colocar em prática o empreendedorismo corporativo?

Para empreender, é necessário ter uma visão ampla e estratégica do negócio de modo que, assim, o profissional possa sugerir mudanças nos processos e no dia a dia de trabalho, além de obter avanços que aumentem a produtividade dos profissionais e os lucros, entre outros bons resultados.

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O empreendedorismo corporativo permite enxergar, de forma eficaz, os pontos fortes e aqueles a serem melhorados, bem como as atividades que precisam ser aprimoradas e as possíveis soluções para resolver os problemas, de modo a minimizar erros e acelerar o alcance de resultados positivos. Isso é possível porque qualquer colaborador pode identificar essas questões e dar as suas sugestões, sem a necessidade de esperar que um dos donos da empresa o faça.

Concursos internos, bonificações por desempenho, programas de intraempreendedorismo e até mesmo a criação de startups são algumas das iniciativas que favorecem esse tipo de empreendedorismo.

Qual é o perfil do empreendedor corporativo?

São os colaboradores empreendedores que colocam em prática o empreendedorismo nas empresas. Eles ajudam a organização a alcançar o sucesso e a ampliar os seus negócios, pois sabem identificar as oportunidades de crescimento, independentemente da situação. Além disso, eles investem em inovações, incentivam o lançamento de mais produtos no mercado, utilizam a tecnologia a seu favor e exploram novas possibilidades de consumo.

Esses profissionais se destacam por serem criativos e ousados, além de não terem medo de errar, pois sabem aprender com as próprias falhas. Mesmo que sejam apenas funcionários, eles agem como se fossem os próprios donos da empresa, contribuindo para que ela seja bem-sucedida nos seus negócios.

Eles são também responsáveis por desenvolver uma gestão organizacional que permite às organizações se renovar e se recuperar mais rapidamente após quedas e desvios, garantindo a sua sobrevivência em um mercado competitivo.

Confira as principais características do empreendedor corporativo:

  • Foco e inteligência emocional;
  • Visão sistêmica e estratégica;
  • Curiosidade e ousadia;
  • Determinação e comprometimento;
  • Criatividade e organização;
  • Comunicação e liderança;
  • Motivação e autodesenvolvimento contínuo;
  • Ausência de receio em propor novos negócios, mudanças e melhorias.

Quais são os principais desafios que esse tipo de empreendedor enfrenta?

O empreendedor corporativo é um profissional raro no mercado e precisa ser valorizado pelas empresas. No entanto, muitas delas ainda não estão abertas para esse tipo de perfil, já que ficam muito apegadas às tradições.

Como esses colaboradores, na maioria das vezes, têm um comportamento diferente das regras definidas pelo ambiente corporativo mais tradicional e conservador, eles fogem de processos rígidos e se incomodam com o excesso de burocracias. Diante disso, pode ser mais difícil, dependendo do segmento, encontrar as organizações que estão preparadas para ouvir os seus questionamentos, ideias e opiniões. As maiores dificuldades encontradas nesses ambientes muito conservadores são:

  • Inflexibilidade, com processos que demandam autorizações e decisões;
  • Burocracia;
  • Líderes centralizadores (que têm medo de delegar);
  • Formalidade excessiva;
  • Ambiente individualista e com pouco estímulo à cooperação (cada um faz exclusivamente o que estiver na descrição da vaga que ocupa);
  • Disciplina muito rígida em relação a padrões de hierarquia, processos e costumes internos;
  • Pouca tolerância com erros e inovações experimentais;
  • Baixo orçamento e pouca disposição para correr riscos com inovações.

Como incentivar o empreendedorismo corporativo?

Para usufruir do empreendedorismo corporativo na sua empresa, é necessário incentivar a exploração de novos negócios e investir em renovação estratégica. Os processos e sistemas organizacionais devem ajudar a construir um ambiente corporativo em que os profissionais sintam-se motivados e à vontade para propor melhorias e novas ideias.

Além disso, também é sempre importante investir na construção e/ou aquisição de novas competências, capacitando frequentemente os seus colaboradores, de modo que eles fiquem constantemente alinhados ao que está acontecendo no mercado.

Manter vivo o espírito empreendedor na sua empresa é uma forma de conquistar o seu espaço, mesmo diante das mais bruscas mudanças do mercado. Assim, não tenha medo do empreendedor que existe no seu funcionário. Ele pode ser o melhor amigo da organização!

E você, querida pessoa, se considera um empreendedor corporativo? Quais das características desse perfil você tem? Quais delas você ainda precisa desenvolver? Caso seja um líder, você permite que esse espírito floresça nos seus colaboradores? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!