Seja à frente de um negócio, como colaborador de uma empresa ou cidadão, é muito importante ter atitudes empreendedoras. Ressalto isso porque não é só como empreendedor que devemos ser ativos; em todas as áreas de nossa vida é essencial ser proativo, ter ideias inovadoras e soluções efetivas, para crescer e conquistar resultados extraordinários.
Portanto, é preciso que todos nós desenvolvamos atitudes empreendedoras, metas e objetivos que nos levem a agir, avançar e realizar nossos sonhos. Então, fica o questionamento: Como ter esta habilidade? Observe bem, tudo é uma questão de ação.
É claro que, para as pessoas que são mais proativas; focadas; criativas e determinadas, espírito empreendedor é, praticamente, uma habilidade natural. Enquanto para outras, se trata de uma habilidade que é preciso desenvolver e encontrar mecanismos específicos, pois somente desta maneira será possível expandir ou, até mesmo, aprimorar tais competências.
Pensando nisso, hoje vou compartilhar com você algumas dicas, que considero essenciais, para quem deseja desenvolver atitudes empreendedoras em sua vida. Continue me acompanhando nesta leitura e confira!

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Dicas Para Desenvolver Atitudes Empreendedoras

Para vencer os desafios e adversidades da crise que se instalou em nosso país, é preciso encontrar mecanismos eficientes, como as atitudes empreendedoras. Veja, a seguir, como você pode desenvolvê-las de forma prática e efetiva.

1 – Observe o ambiente no qual você está inserido

Observe ao seu redor os problemas que precisam ser solucionados, bem como aquelas situações que podem ser melhoradas para, com isso, evitar dificuldades provenientes destas no futuro.
Fazendo isso, você será capaz de identificar e entender melhor as situações. Tanto aquelas que acredita estarem foram do seu controle quanto as que você pode mudar. Dessa forma, encontrar as soluções mais assertivas ficará mais fácil.

2 – Seja uma pessoa proativa e antenada

Estar por dentro do que acontece na sua vida e no mundo, vai te proporcionar melhores maneiras de encarar os problemas de frente. Isso porque você irá conseguir pensar melhor e encontrar respostas onde menos espera.
Não fique parado achando que as oportunidades irão cair do céu. É muito importante que você crie, busque reconhecer e aproveite todas as possibilidades à sua volta. Aumentando suas chances de ter sucesso na vida pessoal e profissional.

3 – Seja criativo, inove!

Mesmo que acredite que não é uma pessoa criativa, acredite, você é! Só precisa de um pequeno “empurrãozinho”. Veja só, você é um ser pensante, logo, capaz de elaborar e desenvolver planos mil!
O importante aqui é encontrar a sua “fonte de criatividade”. Se for lendo um livro/jornal/revista, leia mais! Se for assistindo filmes e séries, dedique um pouco mais de tempo para essas atividades.
Seja inovador, criativo e busque desenvolver uma visão futura mais apurada sobre tudo. Isso vai te ajudar a ter atitudes diferenciadas, ser uma pessoa mais conectada com o mundo, participativa e a ter ideias mais assertivas e aplicáveis.

4 – Acredite em você!

PSC

Ter autoconfiança é o primeiro passo para fazer qualquer coisa na vida. Acredite em você! Quando você se apresenta para as pessoas – seja no âmbito pessoal ou profissional – elas tenderão a acreditar mais em você! Consequentemente, irão apoiar suas ideias.
A partir daí você será capaz de desenvolver cada vez mais o seu espírito empreendedor. E sabe o que acontece quando faz isso? Alavanca seu sucesso a níveis que nem você mesmo imaginava!
Mas lembre-se de, sempre, focar e priorizar aquilo que realmente possui potencial. Saiba separar o que é tangível do que é apenas vontade momentânea.

5 – Tenha Foco e Organização

Guarde bem essas palavras. Se possível, anote em um lugar que sempre se lembrará delas. Assim, toda vez que você se sentir perdido, ao olhar – se lembrar – dessas palavras, será capaz de parar para reorganizar suas ideias e focar naquilo que realmente precisa da sua atenção no momento.
Quando trabalhamos com um negócio, ou em determinada área, a tendência é que mais e mais pessoas venham buscar nossa ajuda, para solucionarmos um problema, para termos uma ideia, enfim, para contribuir de alguma forma.
E não são raras as vezes que nos distanciamos daquilo que precisa, de verdade, da nossa atenção. Por isso, lembre-se sempre das palavras-chave: foco e organização.

6 – Estude, sempre!

Não importa a área em que você trabalhe, é preciso estar sempre renovando seus conhecimentos. O mundo está em constante mutação, nós mudamos, as pessoas mudam, mas, principalmente, as coisas mudam.
Aquele método que você usava há alguns meses já não é mais o mesmo que você usa hoje. E não será o de amanhã. Pelo menos, não deve ser. Encontrar maneiras mais eficazes de realizar uma tarefa, por exemplo, otimiza o seu tempo, a sua vida.
Quem busca conhecimento está sempre à frente. Proatividade, em todos os sentidos! Por isso, sempre que possível, faça cursos, treinamentos, palestras, workshops, leia matérias na internet, webinars, converse com pessoas que trabalham na mesma área ou em áreas que tem interesse. Agregue novas e úteis experiências ao seu trabalho e à sua vida.

7 – Seja otimista  

Ninguém gosta de ter por perto pessoas que só enxergam o lado ruim da vida, que só veem e pensam em problemas. Quando se trata de ser empreendedor, um dos maiores segredos, é sempre encontrar soluções.
Foque nas oportunidades. Encare cada problema como um desafio a ser solucionado. Conquiste seu espaço. E mostre para si e para os outros do que você é capaz. Porque sim, você é incrível!
Muitos empreendedores de sucesso começaram do zero e tiveram que batalhar muito para superar seus desafios. Por isso, olhe tudo de modo diferente e aproveite cada chance.

8 – Tenha autonomia

Quando falo em proatividade, a ideia é que ela seja aplicada em todos os sentidos. Não fique esperando que as pessoas te peçam algo. Não espere que outros resolvam um problema.
Geralmente as pessoas tendem a ignorar um problema. Especialmente quando não as afeta diretamente. Se você quer ser um empreendedor de verdade, saiba identificar os problemas. Mas, mais que isso, aprenda a resolvê-los por si mesmo.
Visualize, enxergue os limites. Saiba até onde você pode chegar. Até onde você tem autonomia. Muitas vezes, ultrapassar esses limites, de forma consciente e concisa, pode fazer com que você se destaque.

9 – Seja persistente

Grande parte dos empreendedores de sucesso que conhecemos hoje, algum dia, fracassaram. Não importa como, não importa onde, não importa quando. O que importa mesmo é que agora eles atingiram e conquistam cada vez mais sucesso.
Quando se trata de nós – eu, você e tantos outros –  a ideia é saber identificar onde erramos. O que fizemos ou deixamos de fazer que resultou em fracasso? É preciso fazer uma análise geral e, a partir daí, começar de novo, mesmo que do zero.
E saiba, começar do zero sempre nos dá a chance de enxergar o mundo com outros olhos. Mais frescos, cheios de vigor e ideias novas. Persista!

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho de um empreendedor!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra
como anda sua felicidade!

10 – Busque inspiração nos exemplos de pessoas de sucesso

Quantos nomes de sucesso conhece e sabe que vieram “do nada”? Pois aqui vai alguns: Alberto Saraiva (Habib’s); Bill Hewlett e Dave Packard (HP); Henry Ford (Ford); Howard Schultz (Starbucks); Jan Koum (WhatsApp); J.K.Rowling (Harry Potter); José Janguiê Bezerra Diniz (SER Educacional); Ralph Lauren (daquela marca famosa com o mesmo nome); Steve Jobs (Apple).
Esses são apenas alguns dos nomes de empreendedores que, basicamente, ninguém acreditava que construiriam os impérios que construíram. Mesmo assim, apesar de todas as adversidades e fracassos encontrados no meio do caminho, não desistiram.
O que eles têm de diferente de você? Praticamente, nada. Procure saber um pouco mais sobre a história de vida de empreendedores de sucesso. Inspire-se em suas conquistas. Elas te darão motivação tanto para seguir em frente quanto para ter atitudes mais empreendedoras, em todas as áreas de sua vida.
Agora que você conhece um pouco mais de alguns bons exemplos de atitudes empreendedoras, inspire-se neles e leve estas ações para o seu cotidiano.
Tenho certeza que suas possibilidades vão aumentar consideravelmente como também suas chances de conquistar resultados extraordinários em sua carreira, negócio e vida como um todo. Seja um bom empreendedor!
 
Copyright: Artos/Shutterstock