Durante entrevistas de emprego, quando pedem que o candidato aponte uma qualidade sua que não é boa, o perfeccionismo é a resposta campeã. Essa tendência surgiu porque alguém achou que é uma maneira de se colocar acima dos concorrentes, pois muitos acreditam que ser perfeccionista seja, na realidade, uma qualidade. Então, em vez de assumir frente ao recrutador que é procrastinador, tem problemas com prazo ou que não gosta muito de trabalhar em equipe, o indivíduo lança a carta da busca pela perfeição.

Será que o perfeccionismo é uma característica tão boa assim? Continue a leitura e venha fazer comigo essa reflexão a respeito do assunto.

O que é o perfeccionismo e como ele se manifesta?

Uma pessoa perfeccionista é aquela que se esmera ao máximo para que tudo o que realize saia perfeito. Apenas com essa descrição, é provável que esteja se perguntando qual seria o problema nisso, já que parece uma característica muito boa. A verdade é que, se bem dosado, o perfeccionismo pode sim ser positivo, porém, o que acontece na maioria dos casos é que ele se torna tão intenso que acaba paralisando o indivíduo e impedindo que ele evolua.

Geralmente, aqueles que prezam pela perfeição não aceitam nada menos do que resultados perfeitos. Com isso, muitas vezes esperam também pelas condições perfeitas para começarem a agir, e sabemos que nem sempre elas aparecem. Sem contar quando se dedicam tempo demais a uma tarefa sem necessidade, atrasando sua conclusão. Por esse motivo, gosto muito de uma frase que diz que feito é melhor do que perfeito.

Uma atividade que foi concluída com dedicação, mesmo que tenha um ponto ou outro para ser acertado, vale muito mais do que aquela que não tem nenhum defeito, mas que foi realizada apenas até a metade ou que nem ao menos saiu do papel. É preciso ter bom senso para que se saiba exatamente o que precisa de mais ou menos dedicação, afinal, o tempo é um recurso que, quando perdido, não tem como ser recuperado e, portanto, precisa ser usado com sabedoria.

A origem do perfeccionismo

Enquanto muitos utilizam o perfeccionismo como um “defeito” para se mostrarem a melhor opção em um processo seletivo para um emprego, a psicologia vê aqueles que possuem essa característica de outra maneira. Essa necessidade de perfeição é, na realidade, um retrato de uma insegurança, do medo de parecer imperfeito. Em muitos casos, o indivíduo cobra tanto de si mesmo que acredita não ter o direito de errar, principalmente porque teme ser repreendido.

PSC

Um comportamento motivado por uma cobrança interna e um pensamento disfuncional como esse, não tem como ser positivo. Por mais que, às vezes, os resultados pareçam excelentes para aqueles que estão de fora, apenas a própria pessoa sabe qual foi o preço pago para chegar até eles. Se dedicar e buscar fazer tudo da melhor maneira possível é maravilhoso, desde que motivado por sentimentos positivos e não pelo medo.

7 Atitudes para dosar o perfeccionismo e usá-lo de modo positivo

Depois de saber mais a respeito do perfeccionismo e entender como ele pode influenciar na vida de uma pessoa, veja quais são as atitudes necessárias para dosá-lo e, assim, usá-lo de modo positivo.

1 – Reconheça a existência do perfeccionismo

O primeiro passo para iniciar qualquer processo de mudança envolve reconhecer o estado atual e entender como ele impacta em sua vida. No caso do perfeccionismo, procure fazer uma autorreflexão, entenda como esse comportamento te afeta e os pontos em que ele é prejudicial. Assim, saberá exatamente o que precisa trabalhar dentro de si para se libertar do medo de ser imperfeito.

2 – Aprenda a identificar a diferença entre dedicação saudável e perfeccionismo

Existe uma linha tênue entre perfeccionismo e desejar realizar algo da melhor maneira possível. Conseguir identificar a diferença entre essas duas posturas é fundamental, afinal de contas, a ideia não é de que pare de se preocupar com qualidade e sim que evite se exceder em relação a detalhes que não são tão importantes, para focar no que realmente importa.

3 – Defina metas realistas

Ter metas é extremamente positivo, pois permite que se organize de modo estratégico para alcançá-las e consiga manter a motivação ao longo do processo. Porém, é essencial que sejam metas realistas e que estejam dentro das suas possibilidades, qualquer coisa que fuja disso não faz sentido.

4 – Experimente fazer coisas novas

Os perfeccionistas costumam se manter na zona de conforto porque sentem que lá têm controle sobre as coisas. Por isso, uma maneira muito interessante de equilibrar esse comportamento é experimentando fazer coisas novas, se permitindo tentar, errar, aprender, acertar. Isso serve tanto para atividades pessoais quanto profissionais.

5 – Afaste-se de pessoas que reforcem seu perfeccionismo

As pessoas com as quais convivemos também influenciam nossa forma de pensar e agir. Assim, se alguém do seu convívio coloca defeitos em tudo o que faz, sem ter a real intenção de contribuir com o seu crescimento, está reforçando o seu perfeccionismo. Reflita sobre isso e se afaste de quem te critica usando o argumento de ser um comentário construtivo, quando na realidade nunca te incentivou a construir nada.

6 – Veja os erros como oportunidades

Um dos grandes problemas dos perfeccionistas é o grande medo que têm de errar. E é claro que é natural que ninguém goste de cometer erros, porém, não se deve temê-los, porque isso pode se tornar paralisante. É necessário olhar para as falhas como oportunidades de aprendizado e evolução, porque realmente ensinam muito mais do que qualquer acerto.

7 – Valorize a sua essência

Os perfeccionistas costumam se ver através de suas realizações, então, consideram como características mais importantes o cargo que possuem na empresa, a casa em que moram e assim por diante. Com isso, se esquecem que são muito mais do que isso, porque é a essência que carregam dentro de si que realmente importa.

Superar o perfeccionismo significa escolher se aceitar e aproveitar a vida apesar das imperfeições. Você escolhe deixar de lado as comparações e a necessidade de provar a si mesmo que é bom. Isso é algo que irá transformar dentro de si pouco a pouco, sendo mais gentil consigo mesmo, mantendo o foco no presente e lembrando-se de que a perfeição não é seu objetivo e sim a excelência.

Espero que as dicas aqui compartilhadas te ajudem no seu processo de transformação e evolução. Para mais informações e insights, acompanhe nossas redes sociais!

Copyright:  491772874 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ismagilov