A definição de fracasso consiste basicamente em não alcançar aquilo que você deseja. Fazer planos e não alcança-los e, consequentemente, não obter o estilo de vida que você tanto sonhou.

As pessoas que fracassam apresentam alguns comportamentos em comum, 7, mais especificamente. Será que você tem demonstrado algum deles?

  1. Não planejam em longo prazo

Pessoas mais propensas ao fracasso têm uma dificuldade enorme em planejar seus futuros. Elas estão tão preocupadas com o presente que se esquecem completamente de fazer planos. No máximo decidem qual será o passeio do próximo sábado, mas não estão muito afim de despertarem as melhores versões de si mesmas, seja na vida pessoal ou na vida profissional.

  1. Não terminam o que começam

Tão ruim quanto não fazer planos é começar um milhão de coisas e não concluir nenhuma delas. Isso vale, por exemplo, para dietas, rotinas de exercícios físicos, hábitos de leitura, projetos de trabalho, tentativas de economizar dinheiro, e por aí vai. Pessoas são mais sujeitas ao fracasso quando não selecionam os projetos em que se envolvem, assumem responsabilidades sem analisar suas capacidades e não mantêm disciplina para chegar ao fim.

  1. Assumem o papel de vítimas

As circunstâncias da vida realmente podem nos prejudicar. Mas, como se diz, a vida não é o que nos acontece, mas o que fazemos com o que nos acontece. Pessoas de sucesso enfrentam problemas, mas assumem suas falhas e canalizam suas energias em como resolver as questões.

Pessoas fadadas ao fracasso, em contrapartida, demonstram uma necessidade de atenção infantil, lamentando sobre como a vida é injusta e procurando terceiros para culpar. Não encaram as adversidades como oportunidades para exercitar suas melhores habilidades e para fortalecerem-se.

  1. Não são flexíveis

É parte essencial da experiência humana compreender que as pessoas são diferentes umas das outras. Algumas pessoas fracassam simplesmente porque não compreendem isso. Elas sempre esperam que outros ajam exatamente como elas, criam expectativas, não se adaptam às situações e, por isso, acumulam decepções consigo mesmas e com os outros. Sem relacionamentos saudáveis, fica mais difícil alcançar a felicidade.

  1. Não descansam

PSC

O descanso e o lazer são tão importantes quanto o trabalho. Há pessoas que são muito bem-sucedidas em suas vidas profissionais, mas se esquecem de ser felizes nas outras áreas de sua vida, como relacionamentos, família, amigos, hobbies. Fracasso não existe apenas na carreira, mas nos desequilíbrios do tempo que dedicamos a todas as esferas da vida. Em alguns momentos, é preciso dedicar-se mais ao trabalho, como em alguns projetos mais complexos. No entanto, isso não pode virar uma rotina.

  1. São egocêntricas

Um dos principais pilares do fracasso é a comparação com outras pessoas. A partir dela, surge um perfil egocêntrico, que está sempre querendo ter razão, estar certo e ser melhor do que os outros. Pessoas assim colecionam desafetos e, por conta da falta de humildade, deixam de aprender valiosas lições que a vida tem a ensinar. Pessoas de sucesso, porém, não querem ser melhores do que os outros, mas melhores do que elas mesmas no dia anterior.

  1. Não se cercam de pessoas de sucesso

Você já deve ter ouvido falar que semelhante atrai semelhante, certo? Seguindo essa lógica, se você deseja ser uma pessoa de sucesso, o ideal seria se relacionar com pessoas que têm as características que você deseja desenvolver. No entanto, as pessoas que fracassam fazem exatamente o oposto: convivem exclusivamente com pessoas iguais, que em nada acrescentam a suas vidas.

Em resumo, se você realmente quer ser alguém de sucesso: planeje seu futuro, termine o que começar, assuma a responsabilidade por seus atos, seja flexível, aproveite os momentos de lazer com amigos e familiares, deixe de comparar-se com os outros e conviva com pessoas que despertem o que há de melhor em você.

Seguindo essas atitudes, você com certeza estará entre as pessoas que alcançam o que as faz felizes, e não entre as que fracassam.