Ter um propósito de vida pode parecer apenas uma proposta distante para muitas pessoas. Mas, no artigo de hoje, eu quero te mostrar que ter uma meta e ser focado para cumpri-la não precisa ser apenas mais um item da sua lista de “to do”, que você nunca vai resolver por falta de tempo ou dinheiro. Para encontrar o que te move para acordar todos os dias, basta ter esforço. Continue lendo para saber mais!

Quer descobrir quem você realmente é na essência? Clique aqui!
Conheça o “Shazam”, uma poderosa ferramenta de autodesenvolvimento!

Afinal, o que é propósito de vida?

O conceito do propósito de vida é o que orienta toda a nossa trajetória existencial, pois está intimamente associado à nossa identidade e se baseia nas nossas crenças e valores. É justamente isso que justifica levantarmos da cama todos os dias! Nosso propósito de vida é a lembrança de quem somos e do impacto que causamos no universo, conectando-se diretamente aos nossos talentos, ações, objetivos, sonhos e aspirações mais profundas. 

Para te ajudar a entender melhor, selecionei duas frases que podem exemplificar o que significa ter um propósito de vida para qualquer pessoa. Confira:

  • Desenvolver pessoas de maneira contínua promovendo bem-estar e relações humanas saudáveis e duradouras, permitindo que elas conheçam e desfrute de seu potencial infinito. 
  • Ser um exemplo de integridade e humanidade contribuindo para um mundo mais sustentável.

Minhas experiências e minhas reflexões

Sendo um dos pioneiros no método coaching no Brasil, fiz diversos treinamentos comportamentais que contribuíram para formar um quadro de experiências profissionais complexo e super frutífero. Afinal, eu compartilho conhecimento, mas também recebo conhecimento. São ensinamentos, energias e sentimentos trocados com pacientes, coachees, treinandos, clientes por meio de milhares de horas em treinamentos, palestras, formações workshop e processos de coaching. A troca existe e é essencial para que eu continue trabalhando na área.

A partir dos mais de 30 anos de experiência, fui motivado por centenas de feedbacks que diziam frases como: “você mudou completamente minha forma de ver o mundo”, “você me convidou a viver uma filosofia e estilo de vida com foco no que é  positivo”, “você conseguiu provocar uma autorreflexão e me ajudar a permissão a viver o coaching evolutivo”. São declarações inspiradoras que me fizeram continuar ajudando cada vez mais pessoas com o método!

PSC

Assim, a consciência de sabedoria universal me proporcionou o tempo e me ajudou a manter o foco para desenvolver o Professional & Self Coaching (PSC). A formação em coaching é uma reflexão da minha história compartilhada, vivida, sofrida, transcendida e curada! Durante os exercícios busco, honradamente, dividir a essência do meu propósito de vida com vocês. O que considero como o meu propósito de vida é essa definição: “contribuir para um mundo melhor através da filosofia do coaching disseminada em meus treinamentos, palestras, livros, processos de Coaching e a cada oportunidade de me conectar com um ser de luz, auxiliando cada pessoa a reconhecer, acessar e desfrutar de seu potencial infinito.”.

Se você se sentiu inspirado pelas minhas palavras, chegou a hora de escrever o seu próprio propósito de vida. Vamos lá? Pode ficar tranquilo, que logo mais eu te passo algumas dicas que podem ajudar muita nessa etapa.

Escrevendo o seu próprio foco

Encontrar o seu propósito de vida parece ser uma tarefa complexa, mas, a partir do momento em que você se conhece plenamente, essa descoberta se transforma em algo muito natural. Abaixo separei um passo a passo de um exercício para te auxiliar nessa fase:

  1. Tire alguns minutos de seu tempo para refletir. Dê preferência em um local onde não possa ser interrompido, que lhe proporcione um momento de total tranquilidade.
  2. Pegue papel, caneta e responda as perguntas abaixo de maneira totalmente honesta com você mesmo:
    • Quem eu realmente sou? 
    • Qual a minha essência?
    • Quais são minhas qualidades e como posso utilizá-las para contribuir positivamente com o mundo?
    • Quais são meus 5 maiores talentos?
    • Como fortalecer cada um dos meus talentos no ambiente profissional?
    • Quando penso em mim, quais são as principais características que me vem à mente?
    • O que realmente me dá prazer e que eu gostaria de fazer com mais frequência?
    • O que me faz sentir vivo e acordar todos os dias? 
    • O que me faz vibrar e mudar de temperamento?
    • Qual lembrança pessoal ou profissional me traz felicidade mesmo em situações negativas? 
    • O que me faz sorrir mesmo em momentos de pressão?
    • O que faz meu coração se aquecer e bater mais forte?
    • Qual é a atividade que me leva a esquecer que o tempo está passando?
    • O que ou quem eu defenderia com unhas e dentes?
    • Como eu quero que os outros se lembrem de mim dentro e fora do trabalho?
    • Qual o legado eu quero deixar em âmbito pessoal e profissional?
  3. Depois de responder a cada uma dessas perguntas, junte todas as respostas construindo um texto menor, quase como um resumo. 
  4. Use a redação como um norte esclarecedor para identificar e construir seu propósito de vida. Essa será a sua marca no mundo!
  5. Para finalizar, mostre a uma pessoa de confiança e que admira. Ela deve te dizer a opinião dela sobre a sua conclusão. Mas, lembre-se de que isso não deve mudar o seu propósito de vida. Essa crítica construtiva deve funcionar como uma forma de acrescentar algo que pode ter faltado ou apenas deixar como uma nota para o futuro.
  6. Vale lembrar também que somos seres humanos, portanto, vamos evoluindo e mudando ao longo da vida. Portanto, deixe agendado na sua mente ou no celular, para conferir o seu propósito de vida regularmente. Pode ser a cada 2 ou 6 meses, por exemplo. Além de conferir se você está se esforçando para seguir, você também verifica se ainda tem a mesma ideia.

Quer descobrir quem você realmente é na essência? Clique aqui!
Conheça o “Shazam”, uma poderosa ferramenta de autodesenvolvimento!

Agora que você já tem um passo a passo pronto é só começar. Não deixe isso de lado, pois com certeza, ajuda você a ter mais foco no dia a dia. E, se precisar de ajuda, pode contar com op coaching para ser um guia especializado durante esse processo.

Gostou deste artigo? Comente o que achou abaixo. Aproveite para compartilhar o conhecimento que adquiriu por aqui com seus amigos nas suas redes sociais.

Copyright: Depositphotos.com