amar-ser-livre

Amar e Ser Livre: Dicas Para um Relacionamento Leve e Feliz

Por: José Roberto Marques | Blog | 11 de junho de 2019

Amar e ser livre, duas ações que se completam e que formam um relacionamento saudável, em que o casal se mantém unido por escolha e não por pressão. Considerando isso, responda: de 0 a 10, acha que o seu namoro ou casamento é livre? Refletir a respeito disso é importante para que busque sempre manter uma relação positiva, em que ambos se sentem livres para serem quem são, claro, sempre respeitando o compromisso, mas sem se esquecer das suas individualidades.

Amar e Ser Livre é Possível e Saudável

Já percebeu como tudo aquilo que é visto como uma obrigação carrega um peso maior? Isso pode acontecer tanto em relação a um trabalho quanto um relacionamento, fazendo com que o prazer de realizar determinada tarefa ou estar ao lado de uma pessoa se tornem pequenos perto da obrigatoriedade. E ser obrigado é sinônimo de ser forçado, de fazer algo que não se tem o poder de escolha, o que foge completamente da ideia central do amor, que envolve escolher estar ao lado de alguém.

Por tudo isso, prezar pela liberdade dentro de uma relação é essencial, pois é através dela que o casal poderá escolher estar ali todos os dias, porque o outro o faz feliz e por desejar retribuir isso a ele. E não apenas para honrar com o compromisso firmado, como se fosse um contrato empresarial. É preciso ter a escolha de poder ir embora para que se possa decidir ficar de forma genuína, inteira, sem dúvidas.

Quando falo em ser livre, me refiro à postura do casal, de não exigir que o outro seja uma pessoa que não é, que obedeça ordens, deixe de fazer atividades que gosta, estar com amigos. Assim, sem imposições, o amor pode fluir de forma leve, natural, tornando-se cada vez mais forte e fazendo bem para aqueles que o sentem. E, ao contrário do que alguns acreditam, é exatamente a leveza e a liberdade que tornam o sentimento sólido e duradouro.

7 Dicas Para Amar e Ser Livre em um Relacionamento

Se você se inspirou com a ideia de amar e ser livre para manter um relacionamento leve e feliz, tenho a certeza que irá gostar das dicas a seguir. Ao praticá-las, verá o quanto é fantástico escolher verdadeiramente estar ao lado de outra pessoa e respeitá-la por livre e espontânea vontade, sem imposições.

1 – Mantenha o Diálogo Aberto

O diálogo é um elemento essencial dentro de um relacionamento, pois é através dele que duas pessoas têm a oportunidade de se conhecerem, se aproximarem e se entenderem durante todo o tempo em que permanecerem juntos. Afinal, amar e ser livre também envolve ter abertura para conversar com o outro, dizer o que está sentindo e resolver alguma questão que esteja incomodando. Onde há diálogo, há entendimento, e, assim, é possível resolver tudo de forma descomplicada.

2 – Preze Pela Sua Individualidade e Respeite a do Seu Par

Estar ao lado de quem se ama é maravilhoso, porém, é importante se manter a consciência de que, mesmo o considerando tão importante, a sua vida não deve se resumir ao relacionamento. Portanto, lembre-se de zelar pelas suas amizades, passar momentos com a sua família e fazer coisas sozinho também, tudo isso irá contribuir com o seu bem-estar, o que certamente irá impactar positivamente na relação.

3 – Confie Mais e Controle o Ciúme

Aceitar estar em um relacionamento envolve confiar na outra pessoa e acreditar em suas boas intenções. Nesse sentido, desconfiar de cada passo que o seu par der não é nem um pouco saudável, nem para você e nem para ele. É claro que sentir um pouquinho de ciúme é natural e demonstra cuidado, porém, é fundamental que se policie para evitar que esse sentimento extrapole os limites e te leve a vigiar a vida do outro, como se ele estivesse em uma prisão.

4 – Esteja Verdadeiramente Presente Quando Estiverem Juntos

Para que a liberdade não afaste um casal, é importante que o amor seja alimentado com carinho e não seja deixado de lado. Para isso, tenha sempre em mente que o equilíbrio é essencial em tudo na vida. Desse modo, quando estiverem juntos, procure estar verdadeiramente presente, de corpo e alma, ouvindo o que a pessoa amada diz e desfrutando daquele momento em plenitude. Assim, estarão fortalecendo o sentimento e dando um ao outro motivos para permanecerem unidos.

5 – Tenham Planos em Conjunto e Individuais

Fazer planos demonstra um desejo de realizar sonhos e construir um futuro, o que pode acontecer de modo individual ou com uma pessoa especial. Em se tratando de amar e ser livre, é aconselhado que você faça as duas coisas, para que tenha planos como casal e pessoais também, pois ambos são importantes. Assim, poderá se dedicar aos objetivos ao lado do seu par sem se esquecer da sua realização pessoal, que pode incluir sua carreira, por exemplo.

6 – Admire o Seu Par e Se Interesse Pelas Coisas Dele

Outro elemento bastante importante em um relacionamento é a admiração, porque é ela que mantém aceso o interesse de um pelo outro. Por isso, procure admirar o seu par e se interessar pelos talentos dele. Pergunte sobre seu trabalho, suas conquistas, vá assisti-lo em uma competição esportiva ou qualquer outro evento que ele venha a participar. Afinal, prezar pela liberdade não te impede de visitar o universo do outro e mostrar que o admira em diversos aspectos.

7 – Seja Fiel aos Seus Sentimentos

Por último, é importante deixar claro que amar e ser livre envolve respeitar os seus sentimentos, ficar enquanto o seu coração estiver feliz e, também, identificar quando é hora de dizer adeus. É claro que ninguém inicia uma relação pensando em terminar, porém, é necessário ter a consciência de que tem a liberdade de ir embora caso um não esteja mais fazendo bem para o outro. Lembrando que a ideia central desse tópico não é colocar os relacionamentos como descartáveis e sim dizer o quanto é importante ser fiel ao seu coração, para o seu bem e da outra pessoa também.

Amar não é apoderar-se do outro para completar-se, mas doar-se ao outro para completá-lo, por livre e espontânea vontade. Gostou do artigo? Então aproveite e compartilhe-o com a pessoa amada e mostre a ela o quanto amar e ser livre é poderoso!

 

Copyright: 1021844047 – https://www.shutterstock.com/pt/g/g-stockstudio

Deixe seu Comentário: