As crenças fortalecedoras, também chamadas de self-empowerment, representam um conjunto de ideias positivas que nos empoderam. Elas nos fazem pensar positivo e crer que, verdadeiramente, somos capazes de conquistas coisas extraordinárias quando reconhecemos e colocamos em prática o nosso potencial.

Como tal, essas crenças fortalecem a nossa autoestima e autoconfiança, nos motivam a agir na direção dos nossos sonhos e metas, nos encorajam a sermos fortes e, especialmente, a superar e vencer nossas limitações e bloqueios. Isso é maravilhoso, pois, de modo geral, todos nós passamos por situações desafiadoras em nossas vidas e precisamos ter uma base forte para nos manter.

Por isso, quando temos o suporte de crenças fortalecedoras, nós conseguimos ter mais resiliência, para nos mantermos de pé diante das dificuldades para enfrentá-las. Outro benefício que o pensamento positivo nos oferece é a maior inteligência emocional e social para saber como agir em cada situação e não deixar que sentimentos nocivos nos sabotem.

Na prática, isso significa que devemos buscar ter uma mentalidade positiva, acreditar em nós mesmos, em nossas capacidades, dons e talentos. Isso faz com que tenhamos mais chances de sermos bem-sucedidos, do que aqueles que duvidam do próprio potencial.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

O papel das crenças fortalecedoras

Muitas pessoas alimentam crenças negativas sem nem mesmo perceber, pois muitas delas foram introjetadas em sua mente ainda na infância e estão tão presentes em sua forma de ser, pensar e agir, que passam realmente despercebidas. Porém, nem tudo que lhe foi dito é verdade, ou seja, as suas crenças limitantes podem ser modificadas e substituídas por crenças fortalecedoras e positivas.

PSC

Para que essa mudança realmente ocorra é preciso fazer uma autoavaliação do seu mindset e buscar entender quais são as origens de sua forma de pensar. Para isso, algumas reflexões são importantes.

Responda sinceramente:

  • As crenças que você alimenta são suas ou dos seus pais?
  • Faz sentido para você mudar alguns pontos de sua mentalidade atual?
  • Faz sentido incorporar crenças fortalecedoras e deixar para trás o que sabota você?
  • Quais são as ideias e atitudes que mais minam os seus resultados pessoais e profissionais?

Todos esses questionamentos são essenciais para entender qual é o seu estado atual. Também para compreender o que é autossabotagem, ressignificar ideias limitadoras e para trazer para sua vida novos insights em relação às suas relações: sociais, interpessoais, afetivas, financeiras, familiares, profissionais e tudo mais que seja importante para você. Pense em tudo isso e busque reforçar suas crenças positivas.

Dicas para fortalecer suas crenças positivas

Se chegou até aqui é porque deseja construir crenças fortalecedoras que te impulsionem a ir além. Para isso, comece lendo atentamente as dicas a seguir a se preparando para colocá-las em prática.

1 – Mantenha sempre o foco no positivo

Ao longo da vida, coisas boas e ruins acontecem conosco, e nisso se incluem tanto pequenos desprazeres do dia a dia quanto perdas mais significativas. Quando algo ruim acontece, é totalmente natural sentir tristeza, desânimo e pensar que a dor nunca irá passar. Contudo, a verdade é que as dores passam e se transformam em saudade, aprendizado, força.

Mesmo com essas experiências delicadas, podemos escolher qual será o saldo da nossa trajetória, se será positivo e negativo. Ao optar pelo positivo, a sua mente irá manter uma postura de mais coragem, ânimo e vontade de viver, se desenvolver e aproveitar ao máximo a jornada. E então, qual a sua escolha?

2 – Desenvolva e semeie o seu amor-próprio

O amor-próprio representa o relacionamento que temos conosco mesmos, a forma como nos tratamos e enxergamos. Uma pessoa que se ama, se trata com carinho, respeito, se perdoa e busca o melhor para si. Já aquela que se sente indigna de amor está o tempo todo se julgando e se apoiando em crenças sabotadoras para justificar sua infelicidade. Portanto, se ame, se admire, se respeite, você é um ser único e especial.

3 – Acredite em si mesmo

Todo ser humano possui seus próprios talentos, competências, habilidades e tem um grande potencial. Entretanto, para acessar esse tesouro interior é preciso, em primeiro lugar, acreditar que ele existe. Afinal de contas, se você não acredita que é capaz de realizar algo, são grandes as possibilidades de que nem ao menos tente. Então, se quer despertar o seu poder precisa acreditar em si mesmo.

4 – Reconheça seus bons resultados e aprenda com seus erros

Todas as nossas ações podem trazer resultados positivos ou negativos. No primeiro caso, precisamos reconhecer quando fazemos algo de bom e nos orgulharmos disso. Já no segundo, devemos entender que não há motivo para vergonha ou desânimo, já que todo mundo erra. O melhor que podemos fazer quando falhamos é entender o que trouxe aquele resultado para aprender uma lição e seguir em frente.

5 – Acredite em seu merecimento e aprenda a receber

Existem pessoas que não se sentem merecedoras de coisas boas, por algum motivo particular elas têm medo da felicidade. Se esse é o seu caso, comece a acreditar no seu merecimento, aprenda a receber tudo de bom que o universo te mandar. Não tenha medo de se apegar a algo e, em seguida, sofrer uma perda. A vida é impermanência, mas isso não deve ser motivo para que deixemos de aproveitar as coisas boas.

6 – Aprenda a perdoar outro, a se perdoar e siga em frente

Uma ação que precisamos aprender na vida é perdoar, e isso vale tanto em relação aos outros quanto a nós mesmos. Quando guardamos mágoas, elas se transformam em crenças que nos limitam. Uma mágoa em relação a uma decepção amorosa, por exemplo, se guardada, pode comprometer outros relacionamentos. E o fato de uma pessoa ter agido de forma ruim não significa que todas as outras farão igual. Portanto, perdoe, se perdoe e siga em frente, sempre.

7 – Tenha sempre foco e determinação

Ter foco significa almejar um objetivo e seguir em direção a ele com determinação. É assim que pensamentos se transformam em acontecimentos. Busque se conhecer, reconheça sua capacidade, saiba o que deseja para a sua vida e continue caminhando. É a sua postura determinada que irá te impulsionar para alçar novos e extraordinários voos.

8 – Seja uma pessoa forte e resiliente

Quando as crenças limitantes são ressignificadas e transformadas em crenças fortalecedoras, você se torna uma pessoa resiliente, que é aquela que, mesmo após passar um grande sofrimento, volta ao seu estado anterior. É importante dizer que os resilientes não são super heróis e sim indivíduos comuns como todos nós que acreditam em si, no bem e buscam sempre fazer o que é certo.

9 – Desenvolva sua inteligência emocional

A inteligência emocional é um capítulo fundamental para qualquer pessoa que deseje ser feliz e ter uma vida equilibrada. Ser inteligente emocionalmente significa reconhecer as próprias emoções e gerenciá-las, em vez de se tornar refém delas. Isso não significa que não verá mais seus sentimentos se tornarem ações e sim que saberá responder aos acontecimentos em vez de reagir de forma impensada.

10 – Aprenda a ressignificar e contar uma nova história da sua história

Qual é a história que você conta da sua história? Se estivesse conhecendo alguém, como seria um resumo da sua trajetória? Contaria de forma positiva ou negativa? Se nunca fez esse exercício, experimente e, ao identificar alguma passagem com viés negativo, busque ressignificá-la. Acredite, essa mudança na sua mentalidade irá fazer uma grande diferença no seu modo de ver a vida.

Aproveite essas dicas e coloque suas crenças fortalecedoras em um lugar de destaque em sua vida! Assim, terá uma autoestima mais elevada, mais qualidade de vida nos aspectos pessoal, emocional e profissional, e, também, a motivação que precisa para conquistar seus resultados extraordinários!