Você pode ter grandes ideias, metas poderosas e sonhos ousados, entretanto, se não acreditar em si mesmo, você não irá a lugar algum. Ter autoconfiança é muito importante para transformar a realidade, o estado atual, pois, mesmo que ninguém acredite em nós, quando nós acreditamos, não há quem possa nos impedir de alcançar os nossos objetivos pessoais e profissionais!

Os que não têm a mesma coragem que você serão as mesmas pessoas que ficarão à beira do seu caminho, dizendo que você não é capaz, que não é inteligente o suficiente, que não pode avançar e que não vai conseguir chegar aonde deseja, tentando fazer você desistir, assim como eles fizeram.

E sabe por que elas fazem isso? Porque não acreditam em si mesmas e, quando veem o outro indo em outra direção, são confrontadas com a realidade que diz que só não alcança o que deseja quem desiste de lutar pelo que sonha. Cada um tem os seus motivos, mas de maneira geral são as crenças limitantes que impedem qualquer indivíduo de ir além. Continue a leitura a seguir e acompanhe-nos nesta reflexão!

A importância da autoconfiança

Quando queremos algo, mas a nossa mente joga contra, não seremos bem-sucedidos, por mais que nos esforcemos. Nos só vamos avançar quando realmente nos libertarmos daquilo que escraviza a nossa mente. Esses são os chamados bloqueios mentais, elementos que fazem você ter mais medo do que coragem, pensar apenas nos problemas (e não nas soluções) e enxergar apenas o lado negativo das coisas em vez da luz no final do túnel.

Por isso, queremos aproveitar e perguntar a você: de 0 a 10, o quanto as suas crenças limitantes estão bloqueando o seu sucesso? Aliás, você já parou para pensar nisso? Quando falamos em crenças, nos referimos tanto àquelas em relação a si mesmo quanto às que se direcionam ao outro.

Repense sobre quais são os tipos de pensamentos que você tem, quais são os comportamentos de autossabotagem que eventualmente surgem, quais são as ideias e ações que o impedem de seguir em frente. Pequenos ajustes o levam a mudar a direção da sua vida e começar verdadeiramente a agir, buscar, vencer, triunfar.

5 dicas para acreditar mais em si mesmo

PSC

Não há uma fórmula ou receita para desenvolver a autoconfiança, mas, certamente, há 5 dicas primordiais para progredir nesse aspecto. Confira-as na sequência!

1. Desenvolva o autoconhecimento

Seja uma pessoa consciente de quem você é, considerando as suas qualidades e os seus pontos de desenvolvimento. Quanto mais você souber quem é, menos vulnerável estará às críticas alheias e aos próprios resultados negativos que eventualmente surgirem. Se estiver em um momento particularmente difícil, lembre-se das dificuldades do passado que também pareciam intermináveis, mas que você foi capaz de superar. Muitas vezes nos esquecemos do quão fortes e inteligentes de fato somos!

2. Desconfie da sua mente

A mente humana evoluiu para nos proteger, a fim de perpetuar a existência da nossa espécie no planeta. Por isso, ela é composta por diversos mecanismos, sendo que, entre eles, estão o medo e a ansiedade. É por isso que temos pensamentos negativos, pois eles nos levam a evitar os riscos. Contudo, quando esse mecanismo surge em exagero, nos leva a imaginar cenários catastróficos, que na verdade têm chances quase nulas de ocorrer. Por isso, desconfie da sua mente e seja mais otimista!

3. Relativize as opiniões alheias

Todo mundo sempre tem algum palpite para dar acerca da vida do outro. Se fazem isso com você, saiba que você não está sozinho. Apenas aprenda a diferenciar as críticas construtivas, que partem de pessoas que querem o seu bem, das críticas destrutivas, que partem de quem não está interessado no seu sucesso. No mais, faça o que tiver vontade. As críticas virão de qualquer jeito, então, se for para ser criticado, que seja fazendo aquilo que lhe desperta a felicidade, não é mesmo?

4. Pare de se comparar

Muitas vezes, as pessoas deixam de construir a confiança em si mesmas porque tomam os outros como referência. Isso pode ser inspirador, mas a comparação tem os seus limites. Cada indivíduo é único e tem os seus traços de personalidade, conhecimentos e habilidades. Algumas crianças, por exemplo, começam a falar com 1 ano, enquanto outras só o fazem com quase 2. O que importa, portanto, é que você procure melhorar um pouco a cada dia, superando a si mesmo, e não aos outros.

5. Comece a agir

Por fim, estude, planeje, reúna as suas motivações e comece a agir. Enquanto você fugir dos desafios, continuará sem saber das suas reais capacidades. Só há um jeito de saber se os nossos planos vão dar certo: trabalhando para colocá-los em prática. Isso dá trabalho, exige coragem e demanda bastante esforço. No entanto, ver as suas próprias evoluções e superações certamente dará ânimo para continuar. Por isso, siga em frente com convicção!

Acreditar em si mesmo é ousar ir além!

Acreditar em si mesmo é o seu combustível no caminho da vida. Acreditar em si mesmo é ter o verdadeiro apoio de que precisa para dar o primeiro, o segundo, o terceiro passo e continuar caminhando em direção aos resultados que deseja alcançar. Acreditar em si mesmo é tão poderoso e necessário, pois é o que o motiva e encoraja a ir além, contra tudo e contra todos.

Confiar em si mesmo é o que o faz estar pendurado em uma corda no meio de uma montanha alta e continuar subindo e subindo e chegar até o topo. Acreditar em si mesmo é o que o faz começar a perder peso na segunda-feira e não parar na sexta. É o que o faz lutar até o fim pelo que faz você ser mais feliz, mais realizado e mais pleno em sua vida!

Acreditar em si mesmo é também o que o faz ter coragem, foco e determinação para correr atrás do que você deseja. É o que o leva a ser um excelente profissional, um empreendedor de sucesso e um ser humano maravilhoso, que sabe ousar, vencer qualquer tipo de barreira física ou emocional e acreditar no seu potencial. É o que o leva a acreditar nas suas ideias, habilidades, capacidades e sonhos, dando o seu melhor para alcançar novas conquistas. Pense nisso, acredite em você e ouse ir além!

E você, querida pessoa, como avalia a sua autoconfiança? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!