adaptabilidade

Adaptabilidade – Como Você Encara as Mudanças em Sua Vida?

Por: José Roberto Marques | Alta Performance

Olá ser de luz,

Espero encontra-lo em paz, harmonia e com saúde.

Querida pessoa, você sabe o impacto que as mudanças têm sobre você?

Todas as mudanças, mesmo as pequenas geram um impacto em nós, na forma como nos portamos perante o mundo e como nos sentimos no mais profundo do nosso ser. Para sabermos lidar com essas mudanças nós, seres humanos, desenvolvemos um incrível poder da adaptação. Desde os primórdios da humanidade nós somos submetidos a mudanças, consequentemente, desde sempre nós nos adaptamos aos novos ambientes e realidades para que possamos sobreviver.

Esse poder da adaptação em sua maioria é utilizado por nós de forma inconsciente, por rigor das circunstâncias ou pela necessidade de alcançar algum objetivo. Existe uma citação que diz que a única coisa que não muda é que tudo muda. Ciclos se fecham e outros se iniciam, pois as transformações fazem parte da vida e é importante saber lidar com elas de forma positiva, a fim de extrair o melhor de cada situação.

Existe uma citação que diz que a única coisa que não muda é que tudo muda. Ciclos se fecham e outros se iniciam, pois as transformações fazem parte da vida e é importante saber lidar com elas de forma positiva, a fim de extrair o melhor de cada situação. O conceito de adaptabilidade se refere exatamente a isso, à habilidade de se adaptar conforme as exigências externas e internas. Reclamar ou fugir do novo não irá levar ninguém a lugar algum, já a adaptação traz a oportunidade de vivermos novas experiências e muitos aprendizados.

Em uma escala de 0 a 10, o quanto se considera uma pessoa adaptável? Saiba que é natural que algumas pessoas tenham maior facilidade de lidar com transformações do que outras. Porém, isso não significa que você deva apenas se conformar e não buscar mudar. É perfeitamente possível adquirir essa habilidade e aprender a extrair o melhor das situações de mudança, a fim de sair da sua zona de conforto sem sofrimentos e experimentar coisas novas.

Torne a melhor versão de si mesmo com ajuda do Coaching!
Clique e acesse um presente maravilhoso que preparei para você!

Conceito de Adaptabilidade

O conceito de adaptabilidade se refere exatamente a isso, à habilidade de se adaptar conforme as exigências externas e internas. Reclamar ou fugir do novo não irá levar ninguém a lugar algum, já a adaptação traz a oportunidade de vivermos novas experiências e muitos aprendizados. A capacidade de adaptar-se às diversas circunstancias da vida está diretamente associada ao adulto maduro, pois crianças são seres indefesos e não apresentam capacidade de adaptação.

Ao contrário do que muitos pensam, no caso das crianças, o ambiente e as circunstancias é quem devem ser adaptados. Já o adolescente, apresenta uma extraordinária capacidade de se adaptar às diversas circunstancias e pessoas, mas muda inesperadamente de opinião e comportamento, o que dificulta a compreensão de suas reais motivações. Os jovens são mais maduros e possuem facilidade em se adaptar às circunstâncias.

Por estarem entre a fase de adolescência e a fase adulta, até mesmo pela preocupação e a responsabilidade que já buscam para adentrar a próxima fase de suas vidas, os jovens tendem a ser mais flexíveis, mais compreensivos e mais adaptáveis. Pessoas maduras estão dispostas a aceitar valores tradicionais da sociedade, e ao mesmo tempo renovar-se a partir de novas ideias, ou seja, elas têm grande capacidade de adaptação.

Quando falamos em capacidade de adaptação, não podemos deixar de ressaltar que, antes de aprendermos a nos adaptar ao meio ambiente, devemos aprender a conviver, consciente e serenamente com nós mesmos. A vida é cheia de inícios e fins e, mesmo que inicialmente não enxerguemos isso com clareza, todos eles trazem consigo grandes oportunidades de evolução e amadurecimento em algum aspecto.

fim de um relacionamento, um novo emprego, uma mudança de cidade, tudo isso são exemplos de transformações que podem ocorrer com qualquer indivíduo, em qualquer fase da vida. Enquanto algumas portas se fecham outras se abrem e conseguir extrair o melhor dessas novidades irá te proporcionar um grande crescimento. Entendo que a zona de conforto, como o próprio nome diz, parece bastante confortável e cômoda, mas lá nada se desenvolve.

Uma mudança, por mais assustadora que possa parecer no início, é capaz de lhe proporcionar grandes conquistas e te levar a lugares extraordinários. Acreditar na sua capacidade é o passo primordial para desenvolver a adaptabilidade, pois é fundamental que tenha a consciência de que é forte o suficiente para lidar com qualquer tipo de transformação e fazer disso uma chance para ir além.

 

A Importância da Adaptabilidade Para Evoluir

A vida é cheia de inícios e fins e, mesmo que inicialmente não enxerguemos isso com clareza, todos eles trazem consigo grandes oportunidades de evolução e amadurecimento em algum aspecto. O fim de um relacionamento, um novo emprego, uma mudança de cidade, tudo isso são exemplos de transformações que podem ocorrer com qualquer indivíduo, em qualquer fase da vida. Enquanto algumas portas se fecham outras se abrem e conseguir extrair o melhor dessas novidades irá te proporcionar um grande crescimento.

Você é feliz?

Entendo que a zona de conforto, como o próprio nome diz, parece bastante confortável e cômoda, mas lá nada se desenvolve. Uma mudança, por mais assustadora que possa parecer no início, é capaz de lhe proporcionar grandes conquistas e te levar a lugares extraordinários. Acreditar na sua capacidade é o primeiro passo para desenvolver a adaptabilidade, pois é fundamental que tenha a consciência de que é forte o suficiente para lidar com qualquer tipo de transformação e fazer disso uma chance para ir além.

Habilidades Necessárias Para Desenvolver a Adaptabilidade

Reflita durante alguns minutos a respeito de si e da sua vida e pense por quantas transformações já passou ao longo dos anos. Além das circunstâncias, certamente as suas necessidades mudaram no decorrer do tempo. É natural que algo que considerava indispensável em algum momento, hoje tenha deixado de ser tão importante. Então, mesmo sem perceber, já conseguiu se adaptar a uma série de mudanças, agora só falta fazer isso de forma consciente.

Confira, a seguir, as habilidades necessárias para desenvolver a adaptabilidade e descubra os pontos que precisa melhorar.

1 – Conhecer os Seus Sentimentos

As emoções têm um grande impacto no comportamento de um indivíduo em relação às mudanças, por isso é necessário assumir o controle sobre elas. Porém, apenas conseguimos controlar aquilo que conhecemos, nesse sentido, o autoconhecimento se torna fundamental para se tornar uma pessoa adaptável. Através desse primeiro passo conseguirá dar todos os outros que são essenciais para se sentir confortável frente às transformações.

Quando uma pessoa se conhece verdadeiramente ela passa a ter consciência a respeito dos seus pontos fortes e daqueles que precisam ser desenvolvidos. Isso faz com que, além de autocontrole, ela adquira também a autoconfiança e a certeza de que é capaz de lidar com mudanças, adaptando-se a elas conforme houver necessidade. Por isso, busque entender seus sentimentos e as emoções que eles geram, pois isso irá te tornar preparado e mais forte.

2 – Capacidade de Decisão

A todo o momento precisamos tomar decisões, seja na vida pessoal ou profissional, algumas são mais simples, enquanto outras se mostram mais desafiadoras. Ter a capacidade de decisão desenvolvida, te levará a fazer escolhas mais acertadas e de forma mais segura, sem se deixar dominar pelo medo das consequências. Vale lembrar que o receio é um sentimento importante, porque faz com que tenhamos cautela, mas é necessário se atentar para que não se transforme em algo que domina e impede a ação.

A capacidade de decisão inclui reunir e analisar as informações envolvidas, encontrar possíveis soluções e escolher qual considera ser a melhor para a situação. Em muitos casos, tudo isso precisa ser feito em pouco tempo, por isso, ter essa habilidade bem desenvolvida irá permitir que faça boas escolhas sem se sentir pressionado ou perder a cabeça.

3 – Tranquilidade Frente aos Desafios

Uma habilidade de grande importância quando o assunto é adaptabilidade é saber manter a calma. As mudanças irão acontecer de qualquer maneira e isso está além da sua vontade, entretanto, é possível escolher como irá se sentir em relação a elas. Manter a serenidade irá permitir que enxergue a situação com maior clareza e possa reagir de forma positiva, bloqueando a ação negativa do medo sobre si.

Vale dizer que uma mudança de comportamento é algo que requer tempo e muito empenho, por isso, tenha paciência. Não é do dia para a noite que deixará de perder a calma quando um desafio aparecer na sua frente. Contudo, através do autoconhecimento, pouco a pouco aprenderá a manter a tranquilidade, tornando-se cada vez mais forte.

4 – Pensamento Positivo

Muitos confundem pensamento positivo com ser um lunático que não consegue enxergar a realidade. Mas a verdade é que aqueles que pensam positivo possuem uma visão que vai além e, assim, conseguem ver oportunidade onde muitos acreditam ser o fim. Uma demissão, por exemplo, pode ser a chance para se reinventar na carreira, fazer novos cursos, de repente abrir um negócio ou mudar de área.

Aqueles que mantêm o pensamento positivo são capazes de enxergar uma situação nova e as mudanças que ela trás de uma forma mais forma produtiva, mesmo que, aparentemente, pareçam ruins. O otimismo e o pensamento positivo são habilidades de adaptação que são cruciais para se alcançar o sucesso. Lembre-se disso e também que pessoas negativas dificilmente conquistam sucesso na vida, pois seus bloqueios lhes impedem de ir além.

5 – Abertura Para o Novo

Por fim, para adquirir a habilidade de ser adaptável é importante que se mantenha aberto ao novo e tudo o que ele pode oferecer. Obviamente, é natural sofrer com o fim de algo que gostava muito, entretanto, esse sofrimento não deve ser definitivo, pois a vida continua. Além disso, o fim de algo pode ser o início de outras coisas que podem ser tão incríveis quanto aquilo que acabou. Essa é a beleza da vida e o que irá te proporcionar novas experiências, conhecimento, evolução e felicidade.

Espero que este artigo tenha te inspirado a desenvolver a habilidade de adaptação, que sempre foi necessária, mas que se torna cada vez mais importante, principalmente em cenários de mudança e incertezas como os atuais. Você é capaz de aprender a lidar com o novo com serenidade, basta que se dedique a isso e permita-se transformar e se tornar cada ver melhor. Permita-se!

Copyright: 649071097 – https://www.shutterstock.com/pt/g/cartonking

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: