A ansiedade faz parte da natureza do ser humano. O futuro ainda é uma página em branco e esta incerteza, que para muitos pode ser encarada como algo entusiasmante, para aquele que é ansioso pode ser visto como algo angustiante. Essa falta de controle faz com que este sujeito só consiga imaginar os piores cenários. E quando a ansiedade foge do controle, pode prejudicar verdadeiramente a qualidade de vida de uma pessoa.
O estilo de vida moderno em que somos cobrados o tempo todo por resultados, por eficiência e rapidez, pode fazer com que a ansiedade se instale. O estresse, cada vez mais, faz parte de nosso cotidiano. São muitos lugares a estar, afazeres e prazos, obrigações que não podem ser deixadas para depois. Essas acelerações constantes, entre outros fatores como predisposições genéticas, podem contribuir para a manifestação de distúrbios psicológicos como o transtorno de ansiedade.
Preocupação excessiva, às vezes sem causa aparente, irritação, tensão, falta de concentração são alguns dos sinais da ansiedade. Sintomas físicos também podem aparecer, como distúrbios gástricos, cansaço, tremores e tensão nos músculos.
A ansiedade pode se transformar em uma doença crônica, que leva o sujeito a ficar preocupado constantemente. E mesmo que tenhamos boas intenções, dizer para alguém que verdadeiramente sofre de ansiedade para que ela se acalme e relaxe não é muito eficaz.
Quando esta preocupação é excessiva a ponto de atrapalhar a vida desse indivíduo, é preciso procurar ajuda de um psicólogo e possivelmente também de um psiquiatra. O uso de terapias alternativas também pode contribuir para a melhora do quadro ansioso debilitante. A acupuntura pode ser um destes auxiliares.
Ela é uma técnica milenar chinesa, que é amplamente utilizada em outros países orientais, mas que ainda não é tão comumente empregada em países do Ocidente. Essa terapia envolve a utilização de agulhas em alguns pontos próprios do corpo da pessoa, o que ajuda no melhoramento e na administração de doenças. O uso dessas agulhas ativa certas terminações nervosas, causando um efeito de melhora da dor em outras partes do corpo, equilibrando as energias. Na medicina tradicional chinesa, acredita-se que a saúde depende exatamente disso: do equilíbrio entre corpo e mente e de suas energias.
De acordo com os ensinamentos dessa prática, há uma rede de energia que percorre todo o nosso corpo e todas as partes dele; portanto, os possíveis distúrbios que nos acometem são devido à falta de balanceamento energético. Por exemplo, se há um acúmulo no fluxo, os estímulos das agulhas ajudam a estabilizar o que não está certo.
Essa terapia pode ser utilizada como complementar ao tratamento da ansiedade, juntamente com outras técnicas e profissionais da saúde. Por meio de uma estimulação física, com as agulhas, é possível melhorar os sintomas da ansiedade, com o estímulo de substâncias como endorfina e dopamina, que são liberadas em nosso cérebro e ajudam em nosso humor.
Estes estímulos contribuem para o alívio dos sintomas da ansiedade com relaxamento muscular, aperfeiçoamento e atenção com a respiração, melhora nos problemas do estômago, do intestino e de dores de cabeça. Ela pode causar efeitos tranquilizantes e calmantes, diminuindo dores, estimulando o bem-estar, e o melhor é que não há efeitos colaterais consideráveis.
Procure um profissional especializado e experiente. A acupuntura deve ser realizada por um médico especializado neste método. Assim, juntamente com tratamento psicológico e o possível uso de outros medicamentos, a acupuntura é uma técnica que pode auxiliar muito na melhora dos sintomas e no emocional do sujeito que sofre de ansiedade.
 
Copyright: 338969444 – https://www.shutterstock.com/pt/g/apops